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Título: A apresentação de si nos aplicativos de relacionamentos : um estudo de perfis do Tinder no Brasil
Autor(es): Araújo, Maria Jacyana Nunes de
Orientador(es): Coelho, Maria Francisca Pinheiro
Assunto: Tinder
Performance
Comportamento - usuário
Capitalismo
Data de publicação: 11-dez-2025
Referência: ARAÚJO, Maria Jacyana Nunes de. A apresentação de si nos aplicativos de relacionamentos: um estudo de perfis do Tinder no Brasil. 2025. 110 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo discutir a performance do eu no aplicativo de relacionamentos Tinder, buscando identificar possíveis padrões de comportamento na autoapresentação de seus usuários. Em especifico, visa investigar se há diferenças entre os gêneros na escolha dos atributos valorados, como estratégia para conquista de parceiros afetivos, amorosos e/ou sexuais. A partir da concepção teórica de Erving Goffman sobre a dramaturgia da vida cotidiana e o gerenciamento de impressões, considera-se que a autoapresentação no Tinder envolve uma manipulação estratégica da construção de si, orientada pela crença em uma imagem considerada atraente. A pesquisa parte da hipótese de que, diante do avanço nas pautas feministas e do impacto sobre a igualdade de gênero nas últimas décadas, inclusive no campo amoroso e sexual, os perfis femininos e masculinos apresentariam características aproximadas na busca por validação e reconhecimento social. Nesse contexto, à luz de reflexões teóricas sobre o impacto do capitalismo avançado na subjetividade, supõe-se que a descrição da autoidentidade, tanto feminina quanto masculina, seria pautada por estratégias mercadológicas, competitivas e individualistas. Para a investigação, foram examinadas as preferências de aproximadamente 500 mil perfis de usuários do Tinder de diversos estados do Brasil. A coleta dos dados foi realizada com o auxílio da Tecnologia de Informação. Foram avaliadas também 500 fotografias como complementação às discussões sobre as preferências. Os resultados da pesquisa empírica revelam que ambos os gêneros projetam, na autodescrição, narrativas simbólicas de uma subjetividade pautada pelo “empreendedorismo de si”, destacando aspectos positivos do eu, interesses individualistas e padrões estéticos associados a corpos fitness. Apesar dessas semelhanças entre perfis femininos e masculinos, os dados também evidenciam a persistência de estereótipos tradicionais de papéis atribuídos a cada gênero, os quais ainda continuam desempenhando um papel central na construção da autoimagem considerada atraente por mulheres e homens.
Abstract: This dissertation aims to examine the performance of the self on the dating application Tinder, seeking to identify possible behavioral patterns in users’ self-presentation. Specifically, it investigates whether there are gender-based differences in the selection of valued attributes used as strategies to attract affective, romantic, and/or sexual partners. Drawing on Erving Goffman's theoretical framework of the dramaturgy of everyday life and impression management, it is assumed that self-presentation on Tinder involves a strategic manipulation of identity construction, guided by the belief in an image deemed attractive. The research is based on the hypothesis that, given the progress of feminist agendas and the impact on gender equality in recent decades — including in the romantic and sexual spheres — male and female profiles would display converging characteristics in their pursuit of validation and social recognition. In this context, and in light of theoretical reflections on the impact of advanced capitalism on subjectivity, it is presumed that both male and female self-descriptions are shaped by marketing-oriented, competitive, and individualistic strategies. To carry out the investigation, the preferences of approximately 500,000 Tinder user profiles from various Brazilian states were analyzed. Data collection was supported by information technology tools. Additionally, 500 photographs were assessed to complement the discussion on user preferences. The findings of the empirical research reveal that both genders construct symbolic narratives of a selfhood guided by "entrepreneurialism of the self," emphasizing positive self-aspects, individualistic interests, and aesthetic standards associated with fitness-oriented bodies. Despite these similarities between male and female profiles, the data also highlight the persistence of traditional gender role stereotypes, which continue to play a central role in shaping the self-image perceived as attractive by both women and men.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Sociologia (ICS SOL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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