| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Geraldes, Elen Cristina | - |
| dc.contributor.author | Pires, Karoline Marques | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-01T22:52:11Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-01T22:52:11Z | - |
| dc.date.issued | 2025-12-01 | - |
| dc.date.submitted | 2025-08-29 | - |
| dc.identifier.citation | PIRES, Karoline Marques. Direito de acesso à informação em universidades federais brasileiras: dinâmicas de funcionamento da transparência passiva daLei de Acesso à Informação. 2025. 279 f., il. Tese (Doutorado em Direitos Humanos e Cidadania) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.issn | Lei de Acesso à Informação | - |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/53312 | - |
| dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) é uma realidade no país há mais de uma
década e compreender seus avanços e desafios nos diversos espaços da Administração Pública
é fundamental para refletirmos sobre o desenvolvimento do direito de acesso à informação no
Brasil. A presente pesquisa caminha neste sentido e teve como questão central entender como
se estruturam as dinâmicas de recebimento, tratamento, encaminhamento e resposta aos pedidos
de acesso à informação via Lei de Acesso à Informação (LAI) em instituições públicas que
possuem características muito específicas: as universidades federais. Procurou-se observar o
que estas dinâmicas revelam sobre as relações organizacionais, culturais e sociais que permeiam
o direito de acesso à informação nessas universidades. O objetivo geral do estudo foi verificar
como se estruturam as dinâmicas da transparência passiva da LAI em 27 universidades,
escolhidas entre as instituições com maior desempenho por Unidade Federativa na edição de
2022 do Índice Geral de Cursos – IGC, do Ministério da Educação, de modo que se possa ter
um panorama nacional sobre o tema. Os objetivos específicos foram: a) construir diagnóstico
sobre a transparência passiva da Lei de Acesso à Informação em universidades federais; b)
verificar fatores que prejudicam e fatores que otimizam o processo de tramitação de pedidos de
acesso à informação nessas instituições; e c) sugerir melhorias nos procedimentos que
envolvem a LAI em universidades federais. Para que os objetivos elencados fossem alcançados,
realizou-se pesquisa de campo qualitativa, conduzida sob o método da Hermenêutica de
Profundidade (HP), com utilização das seguintes técnicas: realização de pedido de acesso à
informação; análise documental; e aplicação de questionários. Por meio da análise dos dados
coletados à luz da HP foi possível observar características do Serviço de Informação ao Cidadão
(SIC) das universidades investigadas, incluindo as dificuldades, os desafios e as possibilidades
para o funcionamento da LAI nessas instituições, perpassando o perfil dos agentes da
informação, o quadro de capacitação e treinamento da equipe, as rotinas organizacionais da
unidade, sua cultura organizacional e o cenário de gestão documental e memória institucional;
além disso, observou-se a constante pressão que a universidade pública enfrenta, atravessando
questões como sobrecarga de trabalho, acúmulo de funções e desvalorização de seu quadro
profissional. Conclui-se, portanto, que a norma caiu na rotina da burocracia universitária, sendo
necessário um grande esforço não somente do SIC, mas de toda a hierarquia que compõe a
universidade para a que a LAI saia desse lugar-comum. A situação da norma é reflexo das
relações organizacionais, sociais e culturais que compreendem o ambiente universitário,
destacando-se o pouco entrosamento entre os setores, a alta demanda de trabalho e a percepção
dos próprios servidores que trabalham no SIC sobre a lei. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Direito de acesso à informação em universidades federais brasileiras : dinâmicas de funcionamento da transparência passiva da Lei de Acesso à Informação | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Lei de Acesso à Informação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Informação - direito de acesso | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Universidades públicas federais | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Transparência passiva | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | The Lei de Acesso à Informação (Law nº. 12.527/2011) has been a reality in the country for
more than a decade, and understanding its advances and challenges across different areas of
Public Administration is essential for reflecting on the development of the right of access to
information in Brazil. This research moves in that direction, with the central question of
understanding how the dynamics of receiving, processing, forwarding, and responding to access
to information requests under the Lei de Acesso à Informação (LAI) are structured within public
institutions with very specific characteristics: federal universities. The study sought to observe
what these dynamics reveal about the organizational, cultural, and social relations that shape
the right of access to information in these universities. The general objective of the study was
to examine how the dynamics of passive transparency under the LAI are structured in 27
universities, selected among the institutions with the highest performance by Federative Unit
in the 2022 edition of the Índice Geral de Cursos (IGC), issued by the Ministério da Educação,
in order to provide a national overview of the subject. The specific objectives were: (a) to
develop a diagnosis of passive transparency under the Lei de Acesso à Informação in federal
universities; (b) to identify factors that hinder and factors that optimize the processing of
information access requests in these institutions; and (c) to suggest improvements in the
procedures involving the LAI in federal universities. To achieve these objectives, a qualitative
field study was conducted using the methodology of Depth Hermeneutics (DH), with the
application of the following techniques: submitting access to information requests, document
analysis, and questionnaires. Through the analysis of the collected data under the lens of DH,
it was possible to observe the characteristics of the Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) in
the investigated universities, highlighting difficulties, challenges, and opportunities for the
implementation of the LAI in these institutions. These included aspects such as the profile of
information officers, the team’s training and capacity-building, the organizational routines of
the unit, its organizational culture, and the state of document management and institutional
memory. In addition, the study noted the constant pressure faced by public universities, which
involves issues such as work overload, accumulation of duties, and the undervaluation of their
workforce. It is therefore concluded that the law has become embedded in the routine of
university bureaucracy, requiring a significant effort not only from the SIC but also from the
entire hierarchy that makes up the university for the LAI to move beyond this commonplace.
The situation of the law reflects the organizational, social, and cultural relations that define the
university environment, especially the lack of coordination among departments, the high
workload, and the perceptions of the SIC staff themselves regarding the law. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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