Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/53303
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_WilliamFaragoDaMaia_DISSERT.pdf3,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMantovani, Juliana Estanislau de Ataíde-
dc.contributor.authorMaia, William Farago da-
dc.date.accessioned2025-12-01T14:55:42Z-
dc.date.available2025-12-01T14:55:42Z-
dc.date.issued2025-12-01-
dc.date.submitted2025-03-27-
dc.identifier.citationMAIA, William Farago da. A trilogia da memória bélica: diálogos entre fotografia e história em quadrinhos nas obras de Paco Roca. 2025. 171 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/53303-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2025.pt_BR
dc.description.abstractO intuito deste trabalho é conduzido pela proposta de análise da obra do quadrinista Paco Roca acerca dos efeitos de sentidos gerados pelos cruzamentos fotográficos presentes nas obras Regresso ao Éden (2022), Acasos do Destino (2022) e O abismo do Esquecimento (2024), apoiando-se na tríplice relação entre Memória, Fotografia e História em Quadrinhos. Dessa forma, questiona-se sobre como a representação da memória histórica e visual da Guerra Civil Espanhola é construída a partir das fotografias presentes nas obras. Para justificar o fio condutor do percurso investigativo, fundamentamo-nos nas funções da fotografia (Dubois, 2015; Rouillé, 2009) na representação do real e no valor da memória como prova documental partindo dos estudos de Ricœur (2023), Nora (1993) e Halbwachs (1990). Após verificada a potencialidade da Fotografia e da História em Quadrinhos para a historiografia, refletimos sobre as especificidades do contato da memória nas fotos e na Hq. Nas fronteiras entre as linguagens, procuramos analisar as funções das fotos na História em Quadrinhos por um viés neo-semiótico a partir de Postema (2018), Barbieri (2017) e Groensteen (2015). Destarte, nossas investigações nos levam a crer que essas narrativas de Roca são compostas por uma exegese mnemônica que se respalda no entremeio da apresentação histórica e da criação artística. À vista disso, a dissertação busca contribuir com o aprofundamento dos diálogos entre Fotografia e História em Quadrinhos, assim como uma leitura crítica e criativa das obras de Roca.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA trilogia da memória bélica : diálogos entre fotografia e história em quadrinhos nas obras de Paco Rocapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordHistória em quadrinhopt_BR
dc.subject.keywordEspanha - Guerra Civil, 1936-1939pt_BR
dc.subject.keywordFotografiapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this work is driven by the analysis of the work of comic artist Paco Roca about the effects of meanings generated by intersections present his work Regresso ao Éden (2022), Acasos do Destino (2022), and O abismo do Esquecimento (2024), supporting oneself in the triple relation between Memory, Photography and Comics.In this way, the question of how the representations of the historical and visual memory of the Spanish Civil War are elaborated from the photographs present in Roca’s works. To justify the guiding thread of the investigative path, we researched the functions of photography in the works of (Dubois, 2015; Roullé, 2009), in the representation of reality and the value of memory as documentary evidence, we based our studies on Ricœur (2023), Nora (1993) and Halbwachs (1990). Thus, by verifying the potential of photographs and comics in historiography, we reflect on the specificities of the memory in photos and comics. At the borders between languages, we seek to analyse the functions of photos in comics from a neo-semiotic perspective based on Postema (2018), Barbieri (2017) and Groensteen (2015). Therefore, our investigations lead us to believe that these narratives by Roca are composed of a mnemonic exegesis that is supported by the intertwining of historical presentation and artistic creation. As a result, the dissertation seeks to contribute to the deepening of the dialogues between Photography and Comics, as well as a critical and creative reading of Roca’s works.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.