| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Mantovani, Juliana Estanislau de Ataíde | - |
| dc.contributor.author | Maia, William Farago da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-01T14:55:42Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-01T14:55:42Z | - |
| dc.date.issued | 2025-12-01 | - |
| dc.date.submitted | 2025-03-27 | - |
| dc.identifier.citation | MAIA, William Farago da. A trilogia da memória bélica: diálogos entre fotografia e história em quadrinhos nas obras de Paco Roca. 2025. 171 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/53303 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O intuito deste trabalho é conduzido pela proposta de análise da obra do quadrinista
Paco Roca acerca dos efeitos de sentidos gerados pelos cruzamentos fotográficos presentes nas
obras Regresso ao Éden (2022), Acasos do Destino (2022) e O abismo do Esquecimento (2024),
apoiando-se na tríplice relação entre Memória, Fotografia e História em Quadrinhos. Dessa
forma, questiona-se sobre como a representação da memória histórica e visual da Guerra Civil
Espanhola é construída a partir das fotografias presentes nas obras. Para justificar o fio condutor
do percurso investigativo, fundamentamo-nos nas funções da fotografia (Dubois, 2015; Rouillé,
2009) na representação do real e no valor da memória como prova documental partindo dos
estudos de Ricœur (2023), Nora (1993) e Halbwachs (1990). Após verificada a potencialidade da
Fotografia e da História em Quadrinhos para a historiografia, refletimos sobre as especificidades
do contato da memória nas fotos e na Hq. Nas fronteiras entre as linguagens, procuramos analisar
as funções das fotos na História em Quadrinhos por um viés neo-semiótico a partir de Postema
(2018), Barbieri (2017) e Groensteen (2015). Destarte, nossas investigações nos levam a crer que
essas narrativas de Roca são compostas por uma exegese mnemônica que se respalda no
entremeio da apresentação histórica e da criação artística. À vista disso, a dissertação busca
contribuir com o aprofundamento dos diálogos entre Fotografia e História em Quadrinhos, assim
como uma leitura crítica e criativa das obras de Roca. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | A trilogia da memória bélica : diálogos entre fotografia e história em quadrinhos nas obras de Paco Roca | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | História em quadrinho | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Espanha - Guerra Civil, 1936-1939 | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Fotografia | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | The purpose of this work is driven by the analysis of the work of comic artist Paco
Roca about the effects of meanings generated by intersections present his work Regresso ao Éden
(2022), Acasos do Destino (2022), and O abismo do Esquecimento (2024), supporting oneself in
the triple relation between Memory, Photography and Comics.In this way, the question of how
the representations of the historical and visual memory of the Spanish Civil War are elaborated
from the photographs present in Roca’s works. To justify the guiding thread of the investigative
path, we researched the functions of photography in the works of (Dubois, 2015; Roullé, 2009),
in the representation of reality and the value of memory as documentary evidence, we based our
studies on Ricœur (2023), Nora (1993) and Halbwachs (1990). Thus, by verifying the potential of
photographs and comics in historiography, we reflect on the specificities of the memory in photos
and comics. At the borders between languages, we seek to analyse the functions of photos in
comics from a neo-semiotic perspective based on Postema (2018), Barbieri (2017) and
Groensteen (2015). Therefore, our investigations lead us to believe that these narratives by Roca
are composed of a mnemonic exegesis that is supported by the intertwining of historical
presentation and artistic creation. As a result, the dissertation seeks to contribute to the deepening
of the dialogues between Photography and Comics, as well as a critical and creative reading of
Roca’s works. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|