Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/53301
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_JuliaOliveiraPereiraPazzetto_DISSERT.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Danglei de Castro-
dc.contributor.authorPazzetto, Julia Oliveira Pereira-
dc.date.accessioned2025-12-01T14:01:54Z-
dc.date.available2025-12-01T14:01:54Z-
dc.date.issued2025-12-01-
dc.date.submitted2025-02-19-
dc.identifier.citationPAZETTO, Julia Oliveira Pereira. Ensino de literatura e leitura literária na escola no século XXI: novos horizontes, velhos obstáculos. 2025. 113 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/53301-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEm um país como o Brasil, onde mais da metade da população não possui o hábito da leitura, os desafios em torno do ensino da literatura constituem as inquietações para o levantamento das discussões presentes neste trabalho. As transformações sociais variam a forma como o ensino de literatura é compreendido e oferecido no ambiente escolar, o que contribui ainda mais para a perda do espaço da literatura. Assim, a delimitação do tema consiste na literatura como componente essencial na educação básica para a formação dos jovens estudantes, de modo a garantir lugar dos textos literários no meio escolar. Por vezes, a escola se mostra como um ambiente pouco valorizado e motivado para a prática de leitura literária. O que necessita ser feito para alcançar leitores críticos e estéticos se os números de leitores na sociedade brasileira diminuem em vez de aumentar? O objetivo geral desta pesquisa busca investigar como se dá a relação entre texto literário, leitor, ensino e as suas influências também para além da escola. Além disso, intencionase perceber como as relações imersas na contemporaneidade interferem no desenvolvimento da leitura na sociedade brasileira. O principal aporte teórico é composto por autores como Leyla Perrone-Moisés (2016), Regina Zilberman (2001), Marisa Lajolo (2018), Antoine Compagnon (2010), Rildo Cosson (2022), Antonio Candido (2012), Tzvetan Todorov (2009), Márcia Abreu (2006), Jacob Guinsburg (2008) e Bordini e Aguiar (1983); os quais discutem questões sobre o ensino de literatura no século XXI, práticas de leitura na sociedade brasileira e seleção de obras literárias para fins educacionais. Como abordagem metodológica inclui-se uma pesquisa bibliográfica respaldada no documento normativo Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em uma pesquisa qualiquantitativa a partir de entrevistas realizadas online ou presencial e envio de questionário para os participantes selecionados, estes de realidades variadas: professores de Letras, atuantes ou ainda em formação, estudantes da rede básica e de sujeitos que não mais estudam. Com isso, verificou-se que ainda que na contemporaneidade tenham surgido tendências inovadoras para colaborar com o ensino de literatura, contextos diversos enfrentam dificuldades no desenvolvimento de práticas literárias significativas no processo de aprendizagem e no estímulo da leitura de textos literários como hábito. Em delimitações conclusivas, entendemos que os(as) professores(as) devem continuar os estudos para estarem bem preparados para quando forem atuar em sala de aula e fortalecer suas percepções críticas diante dos problemas que assolam a educação. Por mais que a literatura seja muitas vezes considerada, por forças dominantes, apenas um enfeite nos currículos escolares há muitos professores, pesquisadores, alunos e leitores que acreditam na importância do papel da leitura literária na formação dos jovens estudantes e do restante da população.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino de literatura e leitura literária na escola no século XXI : novos horizontes, velhos obstáculospt_BR
dc.title.alternativeTeaching literature and literary reading at school in the 21st century : new horizons, old obstaclespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de literaturapt_BR
dc.subject.keywordLeitura literáriapt_BR
dc.subject.keywordBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In a country like Brazil, where more than half of the population does not have the habit of reading, the challenges surrounding the teaching of literature constitute the concerns that drive the discussions presented in this work. Social transformations influence how literature education is understood and offered in the school environment, further contributing to the diminishing space of literature. Thus, the delimitation of the theme consists of literature as an essential component in basic education for the formation of young students, ensuring the place of literary texts in the school environment. At times, the school appears to be an environment that is undervalued or lacks motivation for the practice of literary reading. What needs to be done to develop critical and aesthetic readers if the number of readers in Brazilian society continues to decline rather than increase? The general objective of this research is to investigate the relationship between literary text, reader, and teaching, as well as its influence beyond the school environment. Furthermore, it aims to understand how contemporary social dynamics interfere with the development of reading habits in Brazilian society. The main theoretical framework consists of authors such as Leyla Perrone-Moisés (2016), Regina Zilberman (2001), Marisa Lajolo (2018), Antoine Compagnon (2010), Rildo Cosson (2022), Antonio Candido (2012), Tzvetan Todorov (2009), Márcia Abreu (2006), Jacob Guinsburg (2008), and Bordini & Aguiar (1983), who discuss issues related to literature teaching in the 21st century, reading practices in Brazilian society, and the selection of literary works for educational purposes. The methodological approach includes a bibliographical study based on the normative document Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as well as a qualitative and quantitative research methodology, incorporating interviews conducted online or in person, and questionnaires sent to selected participants. These participants come from varied backgrounds, including Literature teachers, both practicing and in training, students from the basic education system, and individuals who are no longer studying. The findings indicate that, despite the emergence of innovative trends aimed at improving literature teaching in contemporary times, diverse contexts still face challenges in developing meaningful literary practices within the learning process and fostering the habit of reading literary texts. In conclusion, we recognize that teachers must continue their studies to be well-prepared when entering the classroom and to strengthen their critical perspectives on the issues affecting education. Although literature is often regarded by dominant forces as merely an ornament in school curricula, many teachers, researchers, students, and readers believe in the fundamental role of literary reading in shaping young students and society as a whole.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.