| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Yannoulas, Silvia Cristina | pt_BR |
| dc.contributor.author | Alencar, Lídia Costa de | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-25T21:15:45Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-25T21:15:45Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-25 | - |
| dc.date.submitted | 2025-05-29 | - |
| dc.identifier.citation | ALENCAR, Lídia Costa de. ENSINO DOMICILIAR NO BRASIL E NOVA DIREITA: uma análise a partir das organizações da sociedade civil e sociedade política. 2025. 210 f. Tese (Doutorado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/53293 | - |
| dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2024. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O conceito educação domiciliar é polissêmico, mas possui em comum nas suas diversas noções a centralidade do poder familiar quanto à organização do processo pedagógico da criança e do adolescente. Neste trabalho, entende-se por ensino domiciliar aquele praticado em ambiente domiciliar ou fora dos limites da escola, tendo os pais e/ou responsáveis como únicos agentes na organização dos processos educativos dos seus filhos. Em relação à implementação ou complementação das atividades educacionais, os responsáveis, quando julgam necessário, recorrem à contratação de professores e/ou tutores particulares. Consideramos ainda que a sua realização tem incidido na não observância do Estado com a educação dessas crianças e adolescentes, tendo em vista que eles não frequentam qualquer instituição educacional de modo regular, independentemente de sua natureza, seja ela pública ou privada. A tese desenvolvida tomou por objeto de pesquisa a proposta da educação domiciliar no Brasil por meio da atuação da Nova Direita nas organizações da sociedade civil e sociedade política no período entre 1990-2022. Toda análise deu-se com base no materialismo-históricodialético, utilizando-se de análise documental e com suporte de contramapas. A relação sociedade civil e sociedade política, campos estruturais da formação dos sujeitos históricos-sociais, elementos que compõe o Estado ampliado - com base na leitura gramsciana - tomam centralidade nesta tese, por conseguinte, tomou-se a educação sob perspectiva também ampliada. O movimento em defesa do ensino domiciliar brasileiro assevera as críticas ao sistema de ensino do país com argumentos que deslegitimam os avanços até então alcançados em nossa política educacional. Entende-se que o ensino domiciliar passa a expressar, de forma direta e acabada, os valores da Nova Direita, ideologia que emerge da amalgamada fusão entre o neoconservadorismo e o neoliberalismo. Ao realizarmos a decomposição desse “tipo” educacional - portanto, analisando-o em sua totalidade - considerando os valores que seus representantes congregam, inseridos numa dinâmica político-social de tensão entre projetos societários distintos, podemos apontá-la como representação ideal e radicalizada da Nova Direita, esta última ancorada em políticas de caráter individualistas, antissocial e antidemocráticas, intentando uma nova subjetividade coletiva. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Ensino domiciliar no Brasil e nova direita : uma análise a partir das organizações da sociedade civil e sociedade política | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Nova direita | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação domiciliar | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Sociedade civil | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Sociedade política | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | The concept of homeschooling is polysemic, but its various interpretations share a
common feature: the centrality of parental authority in organizing the pedagogical process
of children and adolescents. In this work, homeschooling is understood as education that
takes place at home or outside the boundaries of a formal school, where parents and/or
guardians are the sole agents responsible for organizing their children's educational
processes. When deemed necessary, these guardians may hire private teachers and/or
tutors to implement or complement educational activities.
We further consider that the practice of homeschooling has resulted in the State’s lack of
oversight in the education of these children and adolescents, given that they do not
regularly attend any educational institution, regardless of its nature—public or private.
The thesis developed here focuses on the proposal of homeschooling in Brazil through
the actions of the New Right within civil society organizations and political society
between 1990 and 2022. The entire analysis is grounded in historical-dialectical
materialism, using documentary analysis and supported by counter-maps.
The relationship between civil society and political society—structural fields in the
formation of historical-social subjects and components of the expanded State, based on a
Gramscian interpretation—takes central stage in this thesis. Consequently, education is
also viewed from an expanded perspective. The movement in defense of Brazilian
homeschooling reinforces criticisms of the country's educational system with arguments
that delegitimize the progress achieved in national education policy to date.
Homeschooling is thus seen as a direct and complete expression of the values of the New
Right—an ideology that emerges from a fused amalgamation of neoconservatism and
neoliberalism. By deconstructing this educational "type"—analyzing it in its entirety,
along with the values upheld by its proponents and within a socio-political dynamic of
tension between differing societal projects—it can be identified as an ideal and
radicalized representation of the New Right. This movement is anchored in policies of an
individualistic, antisocial, and antidemocratic nature, aiming to shape a new collective
subjectivity. | pt_BR |
| dc.description.abstract2 | El concepto de educación domiciliaria es polisémico, pero tiene en común, en sus diversas
nociones, la centralidad del poder familiar en cuanto a la organización del proceso
pedagógico del niño y del adolescente. En este trabajo, se entiende por enseñanza
domiciliaria aquella practicada en el entorno del hogar o fuera de los límites de la escuela,
teniendo a los padres y/o tutores como únicos agentes en la organización de los procesos
educativos de sus hijos. En relación con la implementación o complementación de las
actividades educativas, los responsables, cuando lo consideran necesario, recurren a la
contratación de profesores y/o tutores particulares. Se considera además que su
realización ha incidido en la falta de observancia por parte del Estado en relación con la
educación de estos niños y adolescentes, teniendo en cuenta que no asisten regularmente
a ninguna institución educativa, independientemente de su naturaleza, ya sea pública o
privada.
La tesis desarrollada tomó como objeto de investigación la propuesta de educación
domiciliaria en Brasil, a través de la actuación de la Nueva Derecha en las organizaciones
de la sociedad civil y la sociedad política, en el período comprendido entre 1990 y 2022.
Todo el análisis se realizó con base en el materialismo histórico-dialéctico, utilizando
análisis documental y apoyándose en contramapas. La relación entre sociedad civil y
sociedad política, campos estructurales de la formación de los sujetos histórico-sociales,
elementos que componen el Estado ampliado – con base en la lectura gramsciana –
adquieren centralidad en esta tesis, y por consiguiente, se tomó la educación desde una
perspectiva también ampliada.
El movimiento en defensa de la enseñanza domiciliaria en Brasil refuerza las críticas al
sistema educativo del país con argumentos que deslegitiman los avances hasta ahora
alcanzados en nuestra política educativa. Se entiende que la enseñanza domiciliaria pasa
a expresar, de forma directa y acabada, los valores de la Nueva Derecha, ideología que
emerge de la amalgamada fusión entre el neoconservadurismo y el neoliberalismo. Al
realizar la descomposición de este “tipo” educacional – es decir, analizándolo en su
totalidad – considerando los valores que sus representantes comparten, insertos en una
dinámica político-social de tensión entre distintos proyectos societarios, podemos
señalarla como representación ideal y radicalizada de la Nueva Derecha, esta última
anclada en políticas de carácter individualista, antisocial y antidemocrático, que intenta
construir una nueva subjetividad colectiva. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Serviço Social (ICH SER) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Política Social | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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