Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/53288
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
IsabellaRibeiroGarcia_DISSERT.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Marlene Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Isabella Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2025-11-25T21:15:44Z-
dc.date.available2025-11-25T21:15:44Z-
dc.date.issued2025-11-25-
dc.date.submitted2025-03-19-
dc.identifier.citationGARCIA, Isabella Ribeiro.DO PÚLPITO AO PODER: EVANGÉLICOS, TEOLOGIA DO DOMÍNIO E A OFENSIVA ANTIGÊNERO NOCONTEXTO BRASILEIRO. 2025. 183 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/53288-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação investigou a influência da Teologia do Domínio (TD) na ascensão dos evangélicos na política brasileira e seus desdobramentos na consolidação de uma agenda antigênero. O estudo partiu da seguinte questão: de que modo essa teologia contribui para a formação de um projeto político-religioso conservador que reforça estruturas patriarcais e naturaliza a desigualdade de gênero no contexto sociopolítico brasileiro? A análise mostra como a TD, promovida por líderes como Edir Macedo, sustenta um projeto teológico e político de caráter autoritário, que busca submeter a organização social aos valores tradicionais baseados na moral cristã e na preservação do patriarcado. Essa perspectiva, enraizada nas tradições judaico-cristãs, reforça a ideia de superioridade masculina e legitima discursos que naturalizam violências simbólicas e coercitivas contra as mulheres. Em contrapartida, a pesquisa também identifica movimentos de resistência no interior do campo religioso, especialmente a partir da Teologia da Libertação, que propõe leituras críticas das Escrituras orientadas pela justiça social e pela igualdade de gênero. A investigação adota uma abordagem qualitativa, articulando o método materialista histórico-dialético e a epistemologia feminista. Os resultados evidenciam que a TD tem funcionado como base ideológica para agendas neoconservadoras que dificultam avanços nas pautas de gênero, ao passo que as disputas hermenêuticas internas à esfera religiosa revelam potenciais caminhos de enfrentamento e transformação social.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDo púlpito ao poder : evangélicos, teologia do domínio e a ofensiva antigênero nocontexto brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeologia do domíniopt_BR
dc.subject.keywordPolítica brasileirapt_BR
dc.subject.keywordPlano de poderpt_BR
dc.subject.keywordFundamentalismo religiosopt_BR
dc.subject.keywordBancada evangélicapt_BR
dc.subject.keywordOfensiva antigêneropt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation investigated the influence of Dominion Theology (DT) on the rise of evangelicals in Brazilian politics and its role in consolidating an anti-gender agenda. The study was guided by the following question: how does this theology contribute to the formation of a conservative political-religious project that reinforces patriarchal structures and naturalizes gender inequality in the Brazilian sociopolitical context? The analysis demonstrates how DT, promoted by leaders such as Edir Macedo, underpins an authoritarian theological and political project that seeks to subject social organization to traditional values grounded in Christian morality and the preservation of patriarchy. This perspective, rooted in Judeo-Christian traditions, reinforces the idea of male superiority and legitimizes discourses that naturalize symbolic and coercive violence against women. In contrast, the research also identifies resistance movements within the religious field itself, particularly through Liberation Theology, which advocates for critical readings of the Scriptures oriented toward social justice and gender equality. The study adopts a qualitative approach, combining the historical-dialectical materialist method with feminist epistemology. The findings reveal that DT has functioned as an ideological foundation for neoconservative agendas that hinder progress on gender issues, while hermeneutical disputes within the religious sphere point to potential paths of resistance and social transformation.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Serviço Social (ICH SER)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Política Socialpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.