http://repositorio.unb.br/handle/10482/53257| Arquivo | Tamanho | Formato | |
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| AlbertoAugustoMartinsPaiva_DISSERT.pdf | 6,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Título: | Construção e validação de instrumentos de medida para avaliação de escape room educativo : estudo metodológico |
| Outros títulos: | Construction and validation of measurement instruments for the evaluation of an educational escape room : a methodological study Construcción y validación de instrumentos de medida para la evaluación de un escape room educativo : estudio metodológico |
| Autor(es): | Paiva, Alberto Augusto Martins |
| Orientador(es): | Magro, Marcia Cristina da Silva |
| Assunto: | Educação em enfermagem Estudos de validação Gamificação Arritmias cardíacas |
| Data de publicação: | 25-nov-2025 |
| Data de defesa: | 29-mai-2025 |
| Referência: | PAIVA, Alberto Augusto Martins. Construção e validação de instrumentos de medida para avaliação de escape room educativo: estudo metodológico. 2025. 128 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Introdução: Estratégias pedagógicas inovadoras, no cenário contemporâneo, tem se consolidado em busca da solução dos desafios da educação em saúde ao promover experiências de aprendizagem mais interativas e imersivas. A simulação clínica e os jogos educacionais, como o Escape Room, emergem como ferramentas promissoras nesse cenário. Ao aliarem teoria e prática em ambientes seguros e imersivos, essas metodologias favorecem o desenvolvimento de competências essenciais. Entretanto, ainda poucos estudos introduzem como metodologia educacional em enfermagem o uso de escape room. Objetivo: Avaliar a efetividade da estratégia de gamificação por meio do escape room híbrido associado à simulação clínica baseada em repetição, na aprendizagem ativa, para o ganho de competências cognitivas, afetivas e psicomotoras no reconhecimento e manejo de arritmias cardíacas direcionado ao cuidado de enfermagem em pacientes críticos. Método: Estudo multimétodo desenvolvido em estudo 1 (metodológico) e estudo 2 (Ensaio Clínico Randomizado). O estudo 1 compreendeu a elaboração, adaptação e validação do conteúdo de instrumentos, inclusive um check-list de verificação do desempenho dos estudantes durante a participação no escape room educativo, na modalidade presencial e virtual na temática de arritmias cardíacas, ficha de identificação demográfica e acadêmica dos participantes, questionário de avaliação de conhecimento específico sobre a temática da taquicardia supraventricular e a escala de Ganhos Percebidos, Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21) e Escala de Satisfação e Autoconfiança direcionado à temática de escape room. O estudo 2 será um ensaio clínico randomizado quantitativo, no qual estudantes de enfermagem serão submetidos a uma intervenção educativa por meio do jogo escape room, comparando-se a eficácia da versão híbrida associada a simulação clínica na melhoria das competências dos estudantes de enfermagem para o reconhecimento de arritmias cardíacas em pacientes críticos. Além de avaliar a efetividade da repetição de uma simulação integrada ao escape room na aquisição de conhecimentos para o manejo de um paciente com arritmia cardíaca na assistência de enfermagem. Serão significativos os resultados com p≤0,05. Resultados: O Estudo 1 demonstrou êxito na elaboração, adaptação e validação dos instrumentos avaliados, conforme rigorosos critérios metodológicos, assegurando validade de conteúdo e confiabilidade para futuras aplicações em contextos educacionais. Os sete juízes especialistas apresentaram concordância unânime, após 3 rodadas de avaliação dos instrumentos, em todos os itens avaliados em todos os instrumentos, resultando em Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de 100% por item e valor-p de 1,000 no teste binomial exato (H₀: IVC ≥ 90%), evidenciando robustez estatística na validação. O Estudo 2 aponta o potencial da estratégia de ensino e aprendizagem do Escape Room educativo para o fortalecimento das competências cognitivas, afetivas e psicomotoras dos estudantes de enfermagem. Espera-se, assim, promover maior autonomia, raciocínio clínico e capacidade de resolução colaborativa de problemas, contribuindo significativamente para a qualificação da formação profissional e melhoria da qualidade assistencial. Conclusão: O estudo demonstrou robustez, com ênfase na validade de conteúdo e na confiabilidade, evidenciada pela concordância unânime entre os juízes especialistas, representando assim ferramentas metodológicas rigorosas e aplicáveis para subsidiar o estudo 2 e pesquisas experimentais subsequentes. |
| Abstract: | Introduction: Innovative pedagogical strategies have increasingly gained traction in the contemporary landscape as a means to address challenges in health education by promoting more interactive and immersive learning experiences. Clinical simulation and educational games, such as the Escape Room, have emerged as promising tools in this context. By combining theory and practice in safe and immersive environments, these methodologies foster the development of essential competencies. However, few studies have introduced the use of escape rooms as an educational methodology in nursing. Objective: To evaluate the effectiveness of a gamification strategy through a hybrid escape room combined with repetition-based clinical simulation for active learning and the development of cognitive, affective, and psychomotor competencies related to the recognition and management of cardiac arrhythmias in nursing care of critically ill patients. Method: This is a multimethod study comprising Study 1 (methodological) and Study 2 (randomized clinical trial). Study 1 involved the development, adaptation, and validation of the content of several instruments, including a checklist to assess student performance during participation in the educational escape room (in both in-person and virtual formats on the topic of cardiac arrhythmias), a demographic and academic profile form, a knowledge assessment questionnaire specifically focused on supraventricular tachycardia, the Perceived Gains Scale, the Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21), and the Satisfaction and Self-Confidence Scale related to the escape room activity. Study 2 will be a quantitative randomized clinical trial, in which nursing students will undergo an educational intervention using the escape room game, comparing the effectiveness of the hybrid version combined with clinical simulation in improving students’ competencies for recognizing cardiac arrhythmias in critically ill patients. It will also assess the effectiveness of repeating a simulation integrated with the escape room in knowledge acquisition for managing patients with arrhythmias in nursing care. Results with p ≤ 0.05 will be considered statistically significant. Results: Study 1 successfully developed, adapted, and validated the evaluated instruments according to rigorous methodological standards, ensuring content validity and reliability for future applications in educational contexts. The seven expert judges reached unanimous agreement on all items across all instruments after three rounds of evaluation, resulting in a Content Validity Index (CVI) of 100% per item and a pvalue of 1.000 in the exact binomial test (H₀: CVI ≥ 90%), demonstrating statistical robustness in the validation process. Study 2 highlights the potential of the educational escape room strategy to enhance cognitive, effective, and psychomotor competencies among nursing students. This approach is expected to promote greater autonomy, clinical reasoning, and collaborative problem-solving skills, contributing significantly to the quality of professional training and healthcare delivery. Conclusion: The study demonstrated methodological robustness, with strong emphasis on content validity and reliability, as evidenced by unanimous agreement among expert judges. The validated instruments thus represent rigorous and applicable methodological tools to support Study 2 and future experimental research. |
| Resumen: | Introducción: Las estrategias pedagógicas innovadoras han cobrado fuerza en el escenario contemporáneo como respuesta a los desafíos de la educación en salud, al promover experiencias de aprendizaje más interactivas e inmersivas. La simulación clínica y los juegos educativos, como el Escape Room, emergen como herramientas prometedoras en este contexto. Al combinar teoría y práctica en entornos seguros e inmersivos, estas metodologías favorecen el desarrollo de competencias esenciales. Sin embargo, aún son pocos los estudios que introducen el uso del escape room como metodología educativa en enfermería. Objetivo: Evaluar la efectividad de la estrategia de gamificación mediante un escape room híbrido, asociado a la simulación clínica basada en la repetición, en el aprendizaje activo para la adquisición de competencias cognitivas, afectivas y psicomotoras en el reconocimiento y manejo de arritmias cardíacas, orientado al cuidado de enfermería en pacientes críticos. Método: Estudio multimétodo compuesto por el Estudio 1 (metodológico) y el Estudio 2 (ensayo clínico aleatorizado). El Estudio 1 comprendió la elaboración, adaptación y validación del contenido de varios instrumentos, incluyendo una lista de verificación del desempeño de los estudiantes durante su participación en el escape room educativo (en modalidad presencial y virtual sobre arritmias cardíacas), un formulario de identificación demográfica y académica de los participantes, un cuestionario de evaluación de conocimientos específicos sobre taquicardia supraventricular, la Escala de Ganancias Percibidas, la Escala de Depresión, Ansiedad y Estrés (DASS-21), y la Escala de Satisfacción y Autoconfianza enfocada en la actividad de escape room. El Estudio 2 será un ensayo clínico aleatorizado cuantitativo, en el que estudiantes de enfermería serán sometidos a una intervención educativa mediante el juego escape room, comparando la eficacia de la versión híbrida combinada con simulación clínica en la mejora de las competencias para el reconocimiento de arritmias cardíacas en pacientes críticos. También se evaluará la efectividad de la repetición de una simulación integrada al escape room en la adquisición de conocimientos para el manejo de un paciente con arritmia cardíaca en la atención de enfermería. Se considerarán significativos los resultados con p ≤ 0,05. Resultados: El Estudio 1 demostró éxito en la elaboración, adaptación y validación de los instrumentos evaluados, conforme a rigurosos criterios metodológicos, asegurando validez de contenido y confiabilidad para futuras aplicaciones en contextos educativos. Los siete jueces expertos mostraron acuerdo unánime, tras tres rondas de evaluación de los instrumentos, en todos los ítems evaluados, resultando en un Índice de Validez de Contenido (IVC) del 100% por ítem y un valor p de 1,000 en la prueba binomial exacta (H₀: IVC ≥ 90%), lo que evidencia solidez estadística en la validación. El Estudio 2 señala el potencial de la estrategia educativa del escape room para fortalecer las competencias cognitivas, afectivas y psicomotoras de los estudiantes de enfermería. Se espera así promover mayor autonomía, razonamiento clínico y capacidad de resolución colaborativa de problemas, contribuyendo significativamente a la cualificación de la formación profesional y a la mejora de la calidad asistencial. Conclusión: El estudio demostró solidez metodológica, con énfasis en la validez de contenido y la confiabilidad, evidenciada por la concordancia unánime entre los jueces expertos. De este modo, los instrumentos validados representan herramientas metodológicas rigurosas y aplicables para respaldar el Estudio 2 y futuras investigaciones experimentales. |
| Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) Departamento de Enfermagem (FS ENF) |
| Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2025. |
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
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| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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