| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Pereira, Flávio Santos | - |
| dc.contributor.author | Sousa, Matheus Avlis Gonzaga Valdevino de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-25T12:31:37Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-25T12:31:37Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-25 | - |
| dc.date.submitted | 2025-08-05 | - |
| dc.identifier.citation | SOUSA, Matheus Avlis Gonzaga Valdevino de. Ópera Alma de Claudio Santoro: análise da representação em música da violência contra a mulher. 2025. 216 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/53249 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A ópera Alma (1984-1985), de Claudio Santoro (1919-1989), representa a única
incursão do compositor no gênero operístico. Baseada no romance homônimo de
Oswald de Andrade (1890-1954), a obra marca um ponto culminante na trajetória de
Santoro, integrando seu período de Maturidade (1978-1989), fase na qual, segundo
Mendes (2009, p. 278), observa-se o “esforço do compositor em fazer convergir
para um denominador comum o conjunto dos materiais, técnicas e estilos dispostos
ao longo de sua carreira”. Considerando a intertextualidade e a multimodalidade
inerentes ao gênero operístico, esta pesquisa propõe uma análise de Alma a partir
dos episódios de violência sofridos pela protagonista, uma vez que a violência
contra a personagem-título constitui um eixo central da narrativa e da expressão
musical. Com base na seleção de oito trechos da ópera que evidenciam essas
violências, examinamos como a escritura musical dialoga com a dramaturgia para
representar e expressar tais experiências. A metodologia adotada segue uma
abordagem interdisciplinar, combinando análise musical aplicada à ópera, estudos
sócio-musicológicos e estudos de gênero, fundamentando-se em trabalhos de
Abbate e Parker (1989), Drabkin (2014), Clément (1979), McClary (2015), Leriche
(2024), Accaoui (2020) e Kerman (1988). Dessa forma, esta investigação contribui
para a compreensão da obra de Claudio Santoro, ampliando os estudos sobre a
ópera brasileira e fomentando reflexões sobre as dinâmicas de representação da
violência de gênero na ópera. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Ópera Alma de Claudio Santoro : análise da representação em música da violência contra a mulher | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Música - análise, apreciação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Ópera | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Estudos de gênero | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Música brasileira | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Musicologia | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | The opera Alma (1984-1985), by Claudio Santoro (1919-1989), represents the
composer’s only incursion into the operatic genre. Based on the eponymous novel
by Oswald de Andrade (1890-1954), the work marks a culminating point in Santoro’s
trajectory, integrating his Maturity period (1978-1989), a phase in which, according to
Mendes (2009, p. 278), one can observe the “composer’s effort to converge towards
a common denominator the set of materials, techniques, and styles employed
throughout his career.” Considering the intertextuality and multimodality inherent to
the operatic genre, this research proposes an analysis of Alma through the episodes
of violence experienced by the protagonist, given that violence against the title
character constitutes a central axis of both the narrative and musical expression.
Based on the selection of eight excerpts from the opera that highlight these
instances of violence, we examine how the musical writing interacts with the
dramaturgy to represent and express such experiences. The adopted methodology
follows an interdisciplinary approach, combining musical analysis applied to opera,
socio-musicological studies, and gender studies, drawing on works by Abbate and
Parker (1989), Drabkin (2014), Clément (1979), McClary (2015), Leriche (2024),
Accaoui (2020), and Kerman (1988). Thus, this investigation contributes to the
understanding of Claudio Santoro’s work, expanding studies on Brazilian opera and
fostering reflections on the dynamics of gendered violence representation in opera. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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