Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/53249
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_MatheusAvlisGonzagaValdevinoDeSousa_DISSERT.pdf29,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Flávio Santos-
dc.contributor.authorSousa, Matheus Avlis Gonzaga Valdevino de-
dc.date.accessioned2025-11-25T12:31:37Z-
dc.date.available2025-11-25T12:31:37Z-
dc.date.issued2025-11-25-
dc.date.submitted2025-08-05-
dc.identifier.citationSOUSA, Matheus Avlis Gonzaga Valdevino de. Ópera Alma de Claudio Santoro: análise da representação em música da violência contra a mulher. 2025. 216 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/53249-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA ópera Alma (1984-1985), de Claudio Santoro (1919-1989), representa a única incursão do compositor no gênero operístico. Baseada no romance homônimo de Oswald de Andrade (1890-1954), a obra marca um ponto culminante na trajetória de Santoro, integrando seu período de Maturidade (1978-1989), fase na qual, segundo Mendes (2009, p. 278), observa-se o “esforço do compositor em fazer convergir para um denominador comum o conjunto dos materiais, técnicas e estilos dispostos ao longo de sua carreira”. Considerando a intertextualidade e a multimodalidade inerentes ao gênero operístico, esta pesquisa propõe uma análise de Alma a partir dos episódios de violência sofridos pela protagonista, uma vez que a violência contra a personagem-título constitui um eixo central da narrativa e da expressão musical. Com base na seleção de oito trechos da ópera que evidenciam essas violências, examinamos como a escritura musical dialoga com a dramaturgia para representar e expressar tais experiências. A metodologia adotada segue uma abordagem interdisciplinar, combinando análise musical aplicada à ópera, estudos sócio-musicológicos e estudos de gênero, fundamentando-se em trabalhos de Abbate e Parker (1989), Drabkin (2014), Clément (1979), McClary (2015), Leriche (2024), Accaoui (2020) e Kerman (1988). Dessa forma, esta investigação contribui para a compreensão da obra de Claudio Santoro, ampliando os estudos sobre a ópera brasileira e fomentando reflexões sobre as dinâmicas de representação da violência de gênero na ópera.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleÓpera Alma de Claudio Santoro : análise da representação em música da violência contra a mulherpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMúsica - análise, apreciaçãopt_BR
dc.subject.keywordÓperapt_BR
dc.subject.keywordEstudos de gêneropt_BR
dc.subject.keywordMúsica brasileirapt_BR
dc.subject.keywordMusicologiapt_BR
dc.description.abstract1The opera Alma (1984-1985), by Claudio Santoro (1919-1989), represents the composer’s only incursion into the operatic genre. Based on the eponymous novel by Oswald de Andrade (1890-1954), the work marks a culminating point in Santoro’s trajectory, integrating his Maturity period (1978-1989), a phase in which, according to Mendes (2009, p. 278), one can observe the “composer’s effort to converge towards a common denominator the set of materials, techniques, and styles employed throughout his career.” Considering the intertextuality and multimodality inherent to the operatic genre, this research proposes an analysis of Alma through the episodes of violence experienced by the protagonist, given that violence against the title character constitutes a central axis of both the narrative and musical expression. Based on the selection of eight excerpts from the opera that highlight these instances of violence, we examine how the musical writing interacts with the dramaturgy to represent and express such experiences. The adopted methodology follows an interdisciplinary approach, combining musical analysis applied to opera, socio-musicological studies, and gender studies, drawing on works by Abbate and Parker (1989), Drabkin (2014), Clément (1979), McClary (2015), Leriche (2024), Accaoui (2020), and Kerman (1988). Thus, this investigation contributes to the understanding of Claudio Santoro’s work, expanding studies on Brazilian opera and fostering reflections on the dynamics of gendered violence representation in opera.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.