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Título: Valorização de resíduos de madeira da Construção Civil : integração do processo de torrefação para a produção de biocarvão
Outros títulos: Valorization of construction wood waste : integrating the torrefaction process for biocoal production
Autor(es): Barbosa, Thais
Orientador(es): Silveira, Edgar Amaral
Assunto: Valorização energética de resíduo
Resíduos sustentáveis
Biocombustível torrefeitos
Desempenho bioenergético
Redução das emissões de CO2
Data de publicação: 24-nov-2025
Referência: BARBOSA, Thais. Valorização de Resíduos de Madeira da Construção Civil: Integração do Processo de Torrefação para a Produção de Biocarvão. 2025. 79 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Mecânicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A indústria da construção civil no Brasil desempenha um papel fundamental na economia, com interesse crescente em alternativas sustentáveis, particularmente em soluções de conversão de resíduos em energia. Os resíduos de madeira da construção civil (CWW) representam uma fonte de biomassa com aplicações de valor econômico, podendo ser utilizados no mercado como combustível. No entanto, um dos principais desafios para a implementação do CWW em centros urbanos é a disponibilidade contínua de materiais para atender à demanda. Além disso, a presença de contaminantes, como argamassa, eleva o teor de cinzas durante o processo de combustão. Esse alto teor é um dos fatores que contribuem para a corrosão de equipamentos e a formação de escória, reduzindo a vida útil e a eficiência das máquinas. Diante desse cenário, a formação de misturas de diferentes biomassas tem se mostrado uma solução viável para maximizar o aproveitamento desses resíduos e minimizar o teor de cinzas. Este estudo propõe uma abordagem inovadora para melhorar o uso do CWW como biocombustível por meio da torrefação, utilizando uma mistura de 50:50 de CWW e Eucalyptus sp., torrificada a 200 °C (B200), 250 °C (B250) e 300 °C (B300) por 50 minutos. Uma análise abrangente avaliou o desempenho do processo de torrefação (cinética e índices), analisando propriedades elementares, análise química imediata, propriedades caloríficas, físicas (densidade aparente e microscopia eletrônica de varredura - SEM), densidade energética e propriedades energéticas, examinando o comportamento de combustão e as emissões relacionadas ao biocombustível. Os resultados indicam que o tratamento mais eficiente foi o B250, com 1,24% de cinzas, poder calorífico superior de 20,76 MJ kg–1 , rendimento sólido de 86,88%, rendimento energético de 91,25% e densidade bioenergética de 6,38 GJm-3 . A substituição de 1 m³ de óleo diesel, óleo combustível, gasolina ou 1 tonelada de carvão mineral por B250 poderia reduzir as emissões de CO2 eq em 590,88; 620,85; 469,68; 770,49; e 1894,4 kg, respectivamente. O estudo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 7, 11, 12 e 13, contribuindo para cidades sustentáveis, gestão responsável de resíduos e ações climáticas.
Abstract: The construction industry in Brazil plays a vital role in the economy, with growing interest in sustainable alternatives, particularly in waste-to-energy solutions. Construction wood waste (CWW) represents a biomass source with economically valuable applications, such as use as fuel in the energy market. However, one of the main challenges for implementing CWW in urban centers is the continuous availability of materials to meet demand. Additionally, contaminants such as mortar increase the ash content during combustion. High ash content is a key factor contributing to equipment corrosion and slag formation, reducing machinery lifespan and efficiency. In this context, blending different biomass types has emerged as a viable solution to maximize waste utilization and minimize ash content. This study proposes an innovative approach to enhance CWW as a biofuel through torrefaction, using a 50:50 blend of CWW and Eucalyptus sp., torrefied at 200 °C (B200), 250 °C (B250), and 300°C (B300) for 50 minutes. A comprehensive analysis evaluated the performance of the torrefaction process, examining its kinetics and indices, as well as elemental properties, proximate analysis, calorific properties, physical characteristics (bulk density and scanning electron microscopy—SEM), energy density, and combustion behavior, including biofuelrelated emissions. Results indicate that the most efficient treatment was B250, with an ash content of 1.24%, a higher heating value of 20.76 MJ kg⁻1 , a solid yield of 86.88%, an energy yield of 91.25%, and a bioenergy density of 6.38 GJ m⁻3 . Replacing 1 m3 of diesel oil, fuel oil, gasoline, or 1 ton of coal with B250 could reduce CO2eq. emissions by 590.88 kg, 620.85 kg, 469.68 kg, 770.49 kg, and 1,894.4 kg, respectively. This study aligns with the Sustainable Development Goals (SDGs) 7, 11, 12, and 13, contributing to the development of sustainable cities, responsible waste management, and climate action.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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