http://repositorio.unb.br/handle/10482/53162| Arquivo | Tamanho | Formato | |
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| Título: | Caldeirão da Santa Cruz do Deserto : o seu legado para os camponeses e análise da narrativa da imprensa cearense no seu processo de destruição |
| Autor(es): | Santos, Hioga Fernanda Duarte Rocha |
| Orientador(es): | Gil, Tiago Luís |
| Assunto: | Igreja e Estado Jornalismo Narrativa Imprensa Caldeirão de Santa Cruz do Deserto |
| Data de publicação: | 18-Nov-2025 |
| Data de defesa: | 28-Jul-2025 |
| Referência: | SANTOS, Hioga Fernanda Duarte Rocha. Caldeirão da Santa Cruz do Deserto: o seu legado para os camponeses e análise da narrativa da imprensa cearense no seu processo de destruição. 2025. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar o legado do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto (1926-1936), para a classe camponesa, em especial do Cariri cearense. Esse leagado se manifesta na ocupação das terras do Caldeirão, em 1991, por camponeses de diversos lugares do Cariri, organizados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que resultou na formação do Assentamento 10 de Abril em terras vizinhas. A pesquisa também aborda as Romarias do Caldeirão, celebrações político-religiosas, organizadas anualmente pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), desde o ano 2000. Essas romarias tem o intuito de manter viva a memória do Caldeirão e do massacre ocorrido em 1936, quando a polícia, a mando do Estado, invadiu o sítio e o destruiu, classificando-o como local de “fanáticos”, “comunistas”. As romarias são uma prova do legado do Caldeirão, tendo sido reconhecidas pelo estado e incluidas no calendário de eventos oficiais desde o ano 2022. Em relação ao estudo da imprensa, os jornais O Povo, O Nordeste e O Estado (1934-1938), demonstrou que, alinhada aos ideais das classes dominantes, contribruiu para legitimar a destruição do sítio. O fato é que, apesar de toda perseguição e do silenciamento que perdurou por décadas, não foi possível apagar o Caldeirão da memória de milhares de camponeses que veem no Betao José Lourenço e no Caldeirão um legado para suas lutas. Atualmente o Estado e a Igreja, não mais retratam o local como tendo práticas duvidosas, mas sim como um lugar de exemplo e de legado. Para tanto, as fontes utilizados incluem jornais conseguidos através da Hemeroteca Digital, Cartazes-convites das romarias e fotografias. O aporte teórico se centra no estudo da representação a patir de Stuart Hall (2016) e da retórica com Chaïm Perelman (2002). |
| Abstract: | This study aims to analyze the legacy of the Caldeirão da Santa Cruz do Deserto (1926-1936) for the peasant class, especially in the Cariri region of Ceará. This legacy is manifested in the 1991 land occupation by peasants from various Cariri municipalities, organized by the Landless Workers' Movement (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST), which led to the creation of the 10 de Abril Settlement on neighboring land. The research also addresses the Caldeirão Pilgrimages (Romarias do Caldeirão), which are political-religious celebrations annually organized by the Pastoral Land Commission (Comissão Pastoral da Terra - CPT) since the year 2000. These pilgrimages aim to keep alive the memory of the Caldeirão and the massacre that occurred in 1936, when the police, on behalf of the state, invaded and destroyed the site, labeling it a place of "fanatics" and "communists." The pilgrimages are compelling evidence of the Caldeirão's legacy, having been recognized by the state and included in the official calendar of events since 2022. Regarding the study of the press, an analysis of the newspapers O Povo, O Nordeste, and O Estado (1934-1938) showed that, aligned with the ideals of the dominant classes, the media contributed to legitimizing the destruction of the site. The fact is that despite all the persecution and the decades-long silencing, it was not possible to erase the Caldeirão from the memory of thousands of peasants who see Beato José Lourenço and the Caldeirão as a legacy for their struggles. Currently, the state and the Church no longer portray the place as having dubious practices, but rather as a place of example and legacy. The sources used for this purpose include newspapers obtained through the Hemeroteca Digital, invitation posters for the pilgrimages, and photographs. The theoretical framework is centered on the study of representation from the perspective of Stuart Hall (2016) and rhetoric with Chaïm Perelman (2002). |
| Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de História (ICH HIS) |
| Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2025. |
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em História |
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| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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