| DC Field | Value | Language |
| dc.contributor.advisor | David, Ana Cristina de | pt_BR |
| dc.contributor.author | Mesquita, Paula Ribeiro | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-17T20:09:08Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-17T20:09:08Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-17 | - |
| dc.date.submitted | 2025-07-01 | - |
| dc.identifier.citation | MESQUITA, Paula Ribeiro. Variáveis espaço-temporais da locomoção em crianças de 3 a 10 anos. 2025. 83 f., il. Tese (Doutorado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/53123 | - |
| dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A descrição das variáveis espaço-temporais da locomoção em crianças pode facilitar a
compreensão do desenvolvimento motor típico, permitindo a comparação com possíveis
disfunções e contribuindo para programas de atividade física mais adequados,
diagnósticos precoces e tratamentos clínicos mais eficientes. A análise das variáveis
espaço-temporais visando o entendimento da aquisição e especialização da habilidade de
correr em crianças ainda é limitada. Além disso, a associação dessas variáveis com outros
fatores também pode ser mais bem estudada. Objetivo: este estudo transversal teve como
objetivo apresentar valores de referência por idade e sexo para as variáveis espaçotemporais durante o correr em velocidade auto selecionada e rápida em crianças de 3 a 10
anos. Também foram apresentados os valores das variáveis espaço-temporais do andar
em velocidade auto selecionada. Além disso, investigou-se a associação entre o índice de
massa corporal (IMC) e essas variáveis e entre a velocidade do correr e a distância no
salto de impulsão horizontal. Métodos: participaram do estudo 181 crianças (97 do sexo
feminino). As variáveis espaço-temporais (velocidade, cadência, comprimento do passo,
tempo de ciclo e duração das fases aérea e de apoio) foram coletadas por meio da
plataforma GAITRite em três condições distintas: correr rápido, correr auto selecionado
e andar auto selecionado. Resultados: Com o avanço da idade, observou-se um aumento
da velocidade absoluta e do comprimento do passo, bem como redução da velocidade
normalizada, cadência e comprimento do passo normalizado. Meninos apresentaram
valores mais altos de velocidade absoluta e normalizada, cadência e comprimento do
passo normalizado em comparação às meninas. Crianças com sobrepeso apresentaram
velocidades mais baixas durante o correr e maior duração da fase de apoio. O aumento da
velocidade do correr foi associado a maior cadência, comprimento do passo e duração da
fase aérea, e a menor duração do tempo de ciclo e da fase de apoio. A distância no salto
de impulsão horizontal esteve positivamente associada à velocidade do correr.
Conclusões: O comportamento das variáveis espaço-temporais indicou que os padrões
de movimento do correr ainda parecem estar em desenvolvimento na faixa etária de 3 a
10 anos. Além disso, as meninas e as crianças mais velhas parecem ter um
desenvolvimento mais rápido da habilidade de correr. A associação com o IMC
demonstrou que, mesmo em crianças não obesas, o sobrepeso foi suficiente para reduzir
a velocidade e estender a fase de apoio durante o correr, enfatizando a importância da
composição corporal no desenvolvimento dessa habilidade. A associação entre a
velocidade do correr e a distância alcançada no salto de impulsão horizontal sugere que a
aptidão física e o nível de desenvolvimento motor necessários para as habilidades de
correr e saltar parecem ser semelhantes. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Variáveis espaço-temporais da locomoção em crianças de 3 a 10 anos | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Dados de referência | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Desenvolvimento motor | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Aptidão física | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Biomecânica | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | Describing spatiotemporal variables of locomotion in children can contribute to
understanding typical motor development, enabling comparisons with possible
dysfunctions and supporting more effective interventions, such as appropriate physical
activity programs, early diagnoses, and clinical treatments. Despite the relevance of this
topic, the analysis of these variables focusing on the acquisition and specialization of the
running skill in children remains limited. Furthermore, the relationship between these
variables and other factors also deserves further investigation. Objective: This crosssectional study aimed to establish age- and sex-specific reference values for
spatiotemporal variables during running at self-selected and fast speeds in children aged
3 to 10 years. Additionally, values for spatiotemporal variables during walking at a selfselected speed were presented. The study also examined the associations between body
mass index (BMI) and these variables, as well as between running speed and horizontal
standing long jump distance. Methods: A total of 181 children (97 girls) participated in
the study. The spatiotemporal variables – speed, cadence, step length, cycle time, and
duration of the aerial and stance phases – were measured using the GAITRite system
under three distinct conditions: fast running, self-selected running, and self-selected
walking. Results: With increasing age, absolute speed and step length increased, while
normalized speed, cadence, and normalized step length decreased. Boys presented higher
values of absolute and normalized speed, cadence, and normalized step length compared
to girls. Overweight children exhibited lower running speeds and longer stance phase
duration. Increased running speed was associated with greater cadence, step length, and
aerial phase duration, as well as shorter cycle time and stance phase duration. A positive
association was also observed between running speed and horizontal jump distance.
Conclusions: The behavior of spatiotemporal variables indicated that running movement
patterns are still developing in children aged 3 to 10 years. In addition, girls and older
children seem to exhibit faster development of running skills. The association with BMI
showed that even in non-obese children, being overweight was enough to reduce running
speed and prolong the stance phase, emphasizing the importance of body composition in
the development of this skill. The association between running speed and horizontal jump
distance suggests that physical fitness and the level of motor development required for
running and jumping skills appear to be similar. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
| Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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