| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
| dc.contributor.advisor | Nogueira, Julia Aparecida Devide | pt_BR |
| dc.contributor.author | Teles, Livia Alessandra de Carvalho | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-17T20:09:07Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-17T20:09:07Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-17 | - |
| dc.date.submitted | 2025-08-26 | - |
| dc.identifier.citation | TELES, Livia Alessandra de Carvalho. Desafios e possibilidades da mobilidade ativa promotora da saúde no contexto escolar e a composição de uma rede intersetorial. 2025. 106 f., il. Tese (Doutorado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/53119 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A mobilidade ativa é o principal modo de deslocamento adotado pelos
brasileiros, sendo uma prática potencialmente saudável, sustentável e socialmente justa.
Quando realizada como um direito social, pode se tornar uma importante estratégia de
promoção da saúde. No entanto, no Brasil, a realização dessa prática corporal enfrenta
diversos desafios, como por exemplo as iniquidades de condições em que ela é praticada.
A presente tese reflete sobre os desafios e as possibilidades da mobilidade ativa no
contexto escolar, além de buscar favorecer a construção de uma rede intersetorial para
fortalecer essa prática nas escolas. Para tecer tais análises, se apoia no referencial teórico
da promoção da saúde e da determinação social da saúde, buscando articular os campos
científicos da Educação Física e da Saúde Coletiva. Apresenta ainda políticas e
programas que dialogam com a temática e que estimulam a mobilidade ativa como uma
prática corporal culturalmente desejável e socialmente valorizada, especialmente no
ambiente escolar, como é o caso do Programa Saúde na Escola. Este Programa tem papel
fundamental na integração entre os setores da saúde e da educação, fomentando a atuação
crítica e promotora da saúde dos professores de educação física em ambos os setores. A
pesquisa adotou uma abordagem qualitativa apoiada no método participativo, de modo
que a pesquisadora foi uma facilitadora para o encontro de atores chaves, representantes de
diversos setores: Educação, Saúde, Esportes, Planejamento Urbano, Segurança Pública,
Trânsito e Transporte, além de pesquisadores universitários e professores de educação
física da rede municipal de ensino de Anápolis, GO. Os representantes setoriais foram
indicados pelos gestores após uma reunião de sensibilização e convite à participação na
pesquisa. Cada representante participou de uma entrevista semiestruturada e foi convidado
para cinco reuniões coletivas visando debater o tema e identificar desafios (fraquezas e
ameaças) e possibilidades (forças e oportunidades) para fomentar a mobilidade ativa
como estratégia de promoção da saúde nas escolas e para induzir a constituição de uma
rede intersetorial com esse propósito. Em síntese, os resultados foram: os desafios para a
constituição da rede intersetorial foram reportados na categoria de desenvolvimento de
habilidades individuais, reorientação dos serviços e políticas públicas; as potencialidades
permearam a participação comunitária e a reestruturação dos serviços. Quanto ao
estímulo da mobilidade ativa no contexto escolar, as principais barreiras apontadas foram
a criação de ambientes adequados e a ação comunitária; as possibilidades contemplaram
o fortalecimento de ações comunitárias, a implementação de políticas públicas e a criação
de ambientes saudáveis. Embora a participação dos setores tenha sido limitada nas
reuniões, a aproximação entre os atores, setores e campos do conhecimento foi um
avanço para compreender melhor a mobilidade ativa escolar, elencando desafios e
possibilidades dessa prática e permitindo elaborar recomendações contextualizadas e
articuladas às agendas públicas. Uma Carta de intenções foi elaborada e um Seminário
Municipal de Mobilidade Ativa Escolar foi realizado como forma de socializar os
achados da pesquisa, refletir sobre o tema e fortalecer essa pauta. A participação dos
professores de educação física da rede pública de Anápolis, GO, no Seminário aproximou
os debates às realidades locais visando estimular a mobilidade ativa no contexto escolar. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Desafios e possibilidades da mobilidade ativa promotora da saúde no contexto escolar e a composição de uma rede intersetorial | pt_BR |
| dc.title.alternative | Challenges and possibilities of active mobility promoting health in the school context and the composition of an intersectoral network | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Promoção da saúde escolar | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Mobilidade sustentável | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Cidades saudáveis | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | Active mobility is the primary mode of travel adopted by Brazilians and is a
potentially healthy, sustainable, and socially just practice. When implemented as a social
right, it can become an important health promotion strategy. However, in Brazil, this
physical activity faces several challenges, such as the inequities in its conditions. This thesis
reflects on the challenges and possibilities of active mobility in the school context, in
addition to seeking to foster the construction of an intersectoral network to strengthen this
practice in schools. To conduct these analyses, it draws on the theoretical framework of
health promotion and the social determination of health, seeking to articulate the scientific
fields of Physical Education and Public Health. It also presents policies and programs that
engage with this topic and encourage active mobility as a culturally desirable and socially
valued physical activity, especially in the school environment, such as the Health in School
Program. This program plays a fundamental role in integrating the health and education
sectors, fostering critical and health-promoting work among physical education teachers in
both sectors. The research adopted a qualitative approach supported by the participatory
method, enabling the researcher to facilitate meetings with key stakeholders, representing
various sectors: Education, Health, Sports, Urban Planning, Public Safety, Traffic, and
Transportation, as well as university researchers and physical education teachers from the
municipal school system of Anápolis, Goiás. The sector representatives were appointed by
administrators after an awareness-raising meeting and invitation to participate in the
research. Each representative participated in a semi-structured interview and was invited to
five group meetings to discuss the topic and identify challenges (weaknesses and threats)
and possibilities (strengths and opportunities) for fostering active mobility as a health
promotion strategy in schools and to encourage the establishment of an intersectoral network
for this purpose. In summary, the results were as follows: the challenges to establishing the
intersectoral network were reported in the categories of individual skills development,
service reorientation, and public policies; the potential permeated community participation
and service restructuring. Regarding the stimulation of active mobility in the school context,
the main barriers identified were the creation of suitable environments and community
action; possibilities included strengthening community actions, implementing public
policies, and creating healthy environments. Although sector participation in the meetings
was limited, the rapprochement between stakeholders, sectors, and fields of knowledge
represented progress in better understanding active mobility in schools, listing the
challenges and possibilities of this practice and enabling the development of contextualized
recommendations aligned with public agendas. A letter of intent was drafted, and a
Municipal Seminar on Active Mobility in Schools was held to share the research findings,
reflect on the topic, and strengthen this agenda. The participation of physical education
teachers from the public school system in Anápolis, Goiás, in the seminar brought the
discussions closer to local realities, aiming to encourage active mobility in schools. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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