Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/53095
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
GiacomoVicenzoMarquesSalsanoRenda_DISSERT.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Daniel Teixeira da Costapt_BR
dc.contributor.authorRenda, Giácomo Vicenzo Marques Salsanopt_BR
dc.date.accessioned2025-11-14T18:38:40Z-
dc.date.available2025-11-14T18:38:40Z-
dc.date.issued2025-11-14-
dc.date.submitted2023-11-06-
dc.identifier.citationRENDA, Giácomo Vicenzo Marques Salsano. Intercompréhension dans la communication au milieu de la mode: proposition d'une ingénierie de formation. 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/53095-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA história da modelagem começa na França, no século XIX e, ainda hoje, essa atividade ocupa um lugar importante na criação artística da moda. Esta área é conhecida pela sua diversidade profissional e cultural; e mistura nacionalidades de todo o lado. A comunicação dentro das equipes é uma questão importante para o sucesso dos projetos. Além disso, é importante destacar que, nos últimos anos, as ferramentas digitais mudaram a forma de comunicação e a forma de atuação dos oradores. Assim, evoluir e adaptar-se constantemente é essencial neste setor e é inegável a importância de dominar as habilidades de comunicação para fazer parte dele. O objetivo deste trabalho é identificar e analisar as necessidades de uma agência de modelos para, em seguida, propor uma formação que possa oferecer uma outra perspectiva deste mercado e, assim, responder a possíveis disfunções que levem a conflitos e quedas de produção.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleIntercompréhension dans la communication au milieu de la mode: proposition d'une ingénierie de formationpt_BR
dc.title.alternativeA intercompreensão na comunicação no meio da moda : proposta de uma engenharia de formaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordComunicação interculturalpt_BR
dc.subject.keywordDiversidade culturalpt_BR
dc.subject.keywordLetramento digitalpt_BR
dc.subject.keywordEnaçãopt_BR
dc.subject.keywordIntercompreensãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The history of modeling began in France in the 19th century, and to this day, this activity holds an important place in the artistic creation of fashion. This field is known for its professional and cultural diversity, mixing nationalities from all over the world. Communication within teams is a key factor for the success of projects. Furthermore, it is important to highlight that, in recent years, digital tools have changed the way communication takes place and how speakers perform their roles. Thus, constantly evolving and adapting is essential in this sector, and it is undeniable that mastering communication skills is crucial to being a part of it. The aim of this work is to identify and analyze the needs of a modeling agency and then propose training that can offer a different perspective on this market, thereby addressing potential dysfunctions that lead to conflicts and production setbacks.pt_BR
dc.description.abstract3The history of modeling began in France in the 19th century, and to this day, this activity holds an important place in the artistic creation of fashion. This field is known for its professional and cultural diversity, mixing nationalities from all over the world. Communication within teams is a key factor for the success of projects. Furthermore, it is important to highlight that, in recent years, digital tools have changed the way communication takes place and how speakers perform their roles. Thus, constantly evolving and adapting is essential in this sector, and it is undeniable that mastering communication skills is crucial to being a part of it. The aim of this work is to identify and analyze the needs of a modeling agency and then propose training that can offer a different perspective on this market, thereby addressing potential dysfunctions that lead to conflicts and production setbacks.L’histoire du mannequinat commence en France, au XIXème siècle et, encore aujourd’hui, cette activité occupe une place importante dans la création artistique de la mode. Ce domaine est connu pour sa diversité professionnelle et culturelle; et brasse des nationalités venant de toute part. La communication au sein des équipes est un enjeu important pour la réussite des projets. Par ailleurs, il est important de signaler que, pendant les dernières années, les outils numériques ont influencé la forme de communication et le fonctionnement des intervenants. Ainsi, évoluer et s'adapter constamment est essentiel dans ce milieu et il est indéniable l’importance d’une maîtrise des compétences communicatives pour y faire partie. Le but de ce travail est d’identifier et analyser les besoins d’une agence de mannequins pour ensuite proposer un cadre de formation qui pourrait offrir une autre perspective de ce marché et, ainsi, répondre aux éventuels dysfonctionnements menant à des conflits et des baisses de production.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.