| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Flores, Eileen Pfeiffer | pt_BR |
| dc.contributor.author | Caldas, Raphaella Christine Souza | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-13T21:14:14Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-13T21:14:14Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-13 | - |
| dc.date.submitted | 2025-06-06 | - |
| dc.identifier.citation | CALDAS, Raphaella Christine Souza. A Responsividade Materna na Leitura Dialógica para Compreensão Profunda (LuDiCa): Traçando Caminhos para Atenção Conjunta em Crianças Autistas. 2025. 228 f. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/53081 | - |
| dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A responsividade é a habilidade de responder contingencialmente ao comportamento de uma
pessoa, considerando suas demandas de atenção conjunta, afeto, empatia, cuidado, respeito e
tantos outros aspectos que fazem parte de uma relação reforçadora. A responsividade é uma
possível forma de favorecer vínculos afetivos mais fortes, promotores de autonomia e
potencializadores de saúde mental, autoestima e autoconceito. A responsividade permite seguir
o interesse de uma pessoa, o que é um comportamento tipicamente esperado na atenção
conjunta. A atenção conjunta, por sua vez, é a interação verbal (vocal e não-vocal) entre duas
ou mais pessoas sobre outros objetos, pessoas, eventos ou animais, tendo como objetivo obter
reforço social. Pessoas autistas costumam responder a chamados de atenção conjunta (e.g.,
responder a perguntas), mas podem apresentar maiores dificuldades para iniciar pedidos de
atenção conjunta (e.g., fazer perguntas). O objetivo geral desta tese é promover atenção
conjunta em crianças autistas por meio do método da Leitura Dialógica para Compreensão
Profunda (LuDiCa) focada na responsividade. Esta tese se inicia com uma apresentação geral
ao tema (Capítulo 1). Em seguida, é apresentada uma discussão sobre como os comportamentos
das crianças autistas são minimizados e suas dificuldades potencializadas devido ao viés
capacitista das práticas clínicas e de pesquisa (Capítulo 2). Também é apresentada uma revisão
narrativa de literatura sobre como a atenção conjunta tem sido pesquisada em pessoas autistas,
destacando principais formas de estudar o tema atualmente (Capítulo 3). A partir destas
discussões, é, então, apresentado o Estudo 01 (Capítulo 4), que avalia a responsividade de uma
mediadora da LuDiCa durante mediações com adolescentes neurotípicos e autistas. Baseado
nessa análise, é construído um protocolo de avaliação de responsividade da LuDiCa. Por fim,
apresenta-se o Estudo 02 (Capítulo 5), com resultados de três estudos sobre responsividade e
atenção conjunta, sendo o estudo primário feito com duas díades criança-mãe e uso de livros
físicos, uma replicação direta e uma replicação sistemática (com uso de livros digitalizados). | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | A responsividade materna na leitura dialógica para compreensão profunda (LuDiCa) : traçando caminhos para atenção conjunta em crianças autistas | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Atenção conjunta | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Leitura dialógica | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Responsividade | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | Responsivity is the ability to respond contingently to the behavior of a person, considering their
demands for joint attention, affection, empathy, care, respect and many other aspects that are
part of a reinforcing relationship. Responsiveness is a possible way to foster stronger emotional
bonds, promoters of autonomy and enhancers of mental health, self-esteem and self-conceit.
Responsiveness allows you to follow the interest of a person, which is a behavior typically
expected in joint attention. Joint attention, in turn, is the verbal interaction (vocal and nonvocal) between two and more people about other objects, people, events or animals, with the
objective of obtaining social reinforcement. Autistic people typically respond to requests for
joint attention (e.g., answering questions), but may have greater difficulty initiating requests
for joint attention (e.g., asking questions). The general objective of this project is to promote
joint attention in autistic children through the method of Dialogical Reading for
Comprehension (LuDiCa) focused on responsivity. Next, a discussion is presented on how the
behaviors of autistic children are often minimized and their difficulties amplified due to the
ableist bias present in clinical and research practices (Chapter 2). A narrative literature review
is also provided, focusing on how joint attention has been studied in autistic individuals,
highlighting the main contemporary approaches to investigating this topic (Chapter 3). Based
on these discussions, Study 01 is presented (Chapter 4), which evaluates the responsiveness of
a LuDiCa mediator during interactions with both neurotypical and autistic adolescents. From
this analysis, a LuDiCa responsiveness assessment protocol is developed. Finally, Study 02 is
presented (Chapter 5), which includes findings from three studies on responsiveness and joint
attention: a primary study involving two child-mother dyads using physical books, a direct
replication, and a systematic replication (using digitized books). | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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