http://repositorio.unb.br/handle/10482/53052| Arquivo | Tamanho | Formato | |
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| LuizHelenoAlbuquerqueFilho_TESE.pdf | 8,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Título: | Desempenho mecânico e avaliação estrutural e funcional de segmento experimental implantado em rodovia não pavimentada com diferentes técnicas de estabilização e melhoramento de solos |
| Autor(es): | Albuquerque Filho, Luiz Heleno |
| Orientador(es): | Casagrande, Michele Dal Toe |
| Coorientador(es): | Ribeiro, Luís Fernando Martins |
| Assunto: | Estradas não pavimentadas Solos - melhorias Estabilização de solos Módulo de resiliência Deformação permanente Viga Benkelman Deflectômetro de impacto leve |
| Data de publicação: | 12-Nov-2025 |
| Data de defesa: | 31-Jan-2025 |
| Referência: | ALBUQUERQUE FILHO, Luiz Heleno. Desempenho mecânico e avaliação estrutural e funcional de segmento experimental implantado em rodovia não pavimentada com diferentes técnicas de estabilização e melhoramento de solos. 2025. 288 f., il. Tese (Doutorado em Geotecnia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | As estradas não pavimentadas representam 86,4% da extensa malha rodoviária do Brasil, preponderante nas malhas municipais e estaduais, mas também importantes em algumas rodovias federais sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A presente tese de doutorado foi concebida com objetivo de avaliar o desempenho mecânico, estrutural e funcional de um segmento experimental implantado em um trecho não pavimentado da rodovia BR-030, na Península de Maraú, no estado da Bahia. Esta região litorânea tem experimentado forte expansão do turismo nos últimos anos e a potencial pavimentação definitiva da rodovia tem preocupado as comunidades locais quanto ao potencial risco de degradação de importantes áreas de proteção ambiental. O referido segmento foi implantado com diferentes seções de revestimento primário estabilizadas granulometricamente com areia, pavimento asfáltico reciclado (RAP) e brita graduada simples (BGS), e melhoradas quimicamente com cimento Portland e cal hidratada. As técnicas de estabilização e melhoramento aplicadas na pesquisa buscam capacitar os solos locais e reduzir os custos associados à importação de materiais selecionados para recomposição do revestimento primário. O programa envolveu a realização de uma ampla campanha de ensaios de laboratório e levantamentos de campo para investigar as propriedades estruturais da seção de controle e demais seções do segmento experimental, bem como a sua resposta funcional ao tráfego de veículos. A campanha de laboratório foi estruturada em função de ensaios de caracterização física e química, de resistência mecânica, de deformação permanente e de módulo de resiliência. A avaliação estrutural do segmento experimental foi realizada por meio de medidas de deflexão com a viga Benkelman e Light Weight Deflectometer (LWD), enquanto a funcional por meio de inspeções de campo para qualificação e quantificação de defeitos. Composições de custos unitários foram elaboradas para avaliar os custos de implantação das técnicas consideradas mais promissoras. Nesta pesquisa, o melhoramento químico com adição de 2% de cimento Portland, em destaque, e a estabilização granulométrica com incorporação de 50% de brita graduada simples (BGS) apresentaram os resultados mais promissores para potencial e futura aplicação no trecho da rodovia BR-030 a ser mantido em condição não pavimentada. |
| Abstract: | Unpaved roads represent 86.4% of Brazil's extensive road network, preponderant in municipal and state networks, but also important in some federal highways under the responsibility of the National Department of Transport Infrastructure (DNIT). This doctoral thesis was conceived with the objective of evaluating the mechanical, structural and functional performance of an experimental segment implemented on an unpaved section of the BR-030 highway, on the Maraú Peninsula, in the state of Bahia. This coastal region has experienced a strong expansion in tourism in recent years and the potential definitive paving of the highway has worried local communities about the potential risk of degradation of important environmental protection areas. This segment was implemented with different sections of primary coating granulometrically stabilized with sand, reclaimed asphalt pavement (RAP) and simple graded crushed stone (BGS), and chemically improved with Portland cement and hydrated lime. The stabilization and improvement techniques applied in the research seek to empower local soils and reduce the costs associated with importing selected materials to restore the primary coating. The program involved carrying out a broad campaign of laboratory tests and field surveys to investigate the structural properties of the control section and other sections of the experimental segment, as well as their functional response to traffic. The laboratory campaign was structured around physical and chemical characterization, mechanical resistance, permanent deformation and resilience modulus tests. The structural evaluation of the experimental segment was carried out through deflection measurements with the Benkelman beam and Light Weight Deflectometer (LWD), while the functional evaluation was carried out through field inspections for qualification and quantification of defects. Unit cost compositions were created to evaluate the implementation costs of the techniques considered most promising. In this research, the chemical improvement with the addition of 2% Portland cement, highlighted, and the granulometric stabilization with the incorporation of 50% of simple graded crushed stone (GCS) presented the most promising results for potential and future application on the BR-030 highway section to be maintained in unpaved condition. |
| Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
| Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, 2025. |
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia |
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| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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