| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Biato, Emília Carvalho Leitão | - |
| dc.contributor.author | Caldeira, Nélia Cristiane Almeida | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-12T18:11:04Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-12T18:11:04Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-12 | - |
| dc.date.submitted | 2023-07-28 | - |
| dc.identifier.citation | BIATO, Emília Carvalho Leitão. Entre conceitos, vivências e educação: um estudo com mães de recém-nascidos prematuros. 2023. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/53038 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2023. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O presente Trabalho Final de Conclusão de Curso (TFCC) tem como objeto de pesquisa as
vivências de mães de recém-nascidos prematuros internados em uma Unidade de Terapia
Intensiva (UTI) Neonatal. No Brasil, nascem aproximadamente 340 mil recém-nascidos
prematuros por ano. São recém-nascidos que nascem antes de completar 37 semanas de
gestação, a idade gestacional que define o momento em que estariam suficientemente
maduros para uma adequada adaptação à vida extrauterina. Sendo assim, caracterizam-se pela
vulnerabilidade e dependência de um cuidado específico e seguro. Demonstrar interesse e
tentar saber o que se passa com as mães do recém-nascido pré-termo sobre as vivências do
parto prematuro, os sentimentos e reações gerados, os recursos utilizados no enfrentamento, é
algo que pode influenciar positivamente no trabalho da equipe multiprofissional e
consequentemente na criação de um vínculo efetivo entre mãe e filho e entre a equipe e o
binômio mãe-recém-nascido. Este contexto em que a prematuridade se encontra inserida, com
destaque aqui para as vivências das mães de recém-nascidos prematuros durante a internação
na UTI neonatal, gera uma preocupação enorme quanto à relação mãe-recém-nascido, do
binômio com os profissionais e aos cuidados que podem favorecer as interações e a segurança
destes recém-nascidos após a alta. O objetivo deste estudo é escutar as vivências de mães de
recém-nascidos prematuros relacionadas ao período de internação em uma UTI neonatal. Na
tentativa de tornar mais amplo o exercício do pensamento sobre as vivências das mães de
recém-nascidos prematuros buscou-se uma sustentação e relação com a filosofia, através de
contribuições teóricas sobre vivências pela leitura de Friedrich Nietzsche e da filosofia do
francês Jacques Derrida. Optou-se pela utilização de metodologias pós-críticas como meios de
investigação e tratamento dos escritos obtidos. Trata-se do Método Otobiográfico e do
Método de Timpanização, os quais guiaram as Oficinas de Transcriação. O formato adotado
para a organização desta pesquisa foi o multipaper, sendo estruturado da seguinte maneira:
introdução, artigos (I, II e III), produto técnico, considerações finais, referências adicionais do
TFCC e apêndices. Os três artigos foram intitulados como: I: Saúde e doença como
possibilidades de uma vida; II: Vivências maternas em uma unidade de terapia intensiva
neonatal: um estudo otobiográfico; III: Educação em saúde: discursos, práticas e desafios. O
estudo traz como produto técnico uma proposta educativa voltada para mães de recémnascidos internados na UTI Neonatal. Os resultados mostraram que as narrativas das mães
constitui um elemento importante para a compreensão do contexto, das experiências e do
modo como cada uma constitui as suas vivências. Cada mãe expressou um jeito único de dar
voz ao seu medo e insegurança durante a internação do filho na UTI, aspectos estes muito
presentes em suas falas. Na contra mão do que propõe este estudo, ainda é tendenciosa e
arriscada a manutenção de práticas verticalizadas nas instituições de saúde, havendo poucas
brechas às potências de criação. Buscou-se a formação de um sincretismo, ao tentar integrar
novas questões a partir das percepções das mães com os conhecimentos trazidos pela
medicina e pela filosofia. Enfim, mais uma tentativa de ir além de uma perspectiva
medicalizadora da vida. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Entre conceitos, vivências e educação : um estudo com mães de recém-nascidos prematuros | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Prematuros | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Unidades de Terapia Intensiva Neonatal | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Comportamento materno | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação em saúde | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | The present Final Course Conclusion Paper (TFCC) has as its object of research the
experiences of mothers of premature newborns hospitalized in a Neonatal Intensive Care Unit
(ICU). In Brazil, approximately 340000 premature newborns are born per year. They are
newborns who are born before completing 37 weeks of gestation, the gestational age that
defines the moment when they would be sufficiently mature for an adequate adaptation to
extrauterine life. Therefore, they are characterized by vulnerability and dependence on
specific and safe care. Showing interest and trying to find out what is going on with the
mothers of preterm newborns about the experiences of premature birth, the feelings and
reactions generated, the resources used in coping, is something that can positively influence
the work of the multidisciplinary team and consequently creating an effective bond between
mother and child and between the team and the mother-newborn binomial. This context in
which prematurity is inserted, with emphasis here on the experiences of mothers of premature
newborns during hospitalization in the Neonatal ICU, generates an enormous concern
regarding the mother-newborn relationship, the binomial with the professionals and the care
that can favor the interactions and safety of these newborns after discharge. The objective of
this study is to listen to the experiences of mothers of premature newborns related to the
period of hospitalization in a neonatal ICU. In an attempt to broaden the exercise of thought
about the experiences of mothers of premature newborns, a support and relationship with
philosophy was sought, through theoretical contributions on experiences through the reading
of Friedrich Nietzsche and the philosophy of the Frenchman Jacques Derrida. It was decided
to use post-critical methodologies as means of investigation and treatment of the writings
obtained. These are the Otobiographical Method and the Tympanization Method, which
guided the Transcreation Workshops. The format adopted for the organization of this research
was the multipaper, being structured as follows: introduction, articles (I, II and III), technical
product, final considerations, additional TFCC references and appendices. The three articles
were titled as: I: Health and disease as possibilities of a lifetime; II: Maternal experiences in a
neonatal intensive care unit: an otobiographical study; III: Health education: discourses,
practices and challenges. The study brings as a technical product an educational proposal
aimed at mothers of newborns admitted to the Neonatal ICU. The results showed that the
mothers' narratives constitute an important element for understanding the context, the
experiences and the way each one constitutes their experiences. Each mother expressed a
unique way of voicing her fear and insecurity during her child's hospitalization in the ICU,
aspects that are very present in her statements. Contrary to what this study proposes, it is still
biased and risky to maintain verticalized practices in health institutions, with few gaps to the
powers of creation. The formation of a syncretism was sought, when trying to integrate new
questions from the mothers' perceptions with the knowledge brought by medicine and
philosophy. Anyway, one more attempt to go beyond a medicalizing perspective of life. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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