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dc.contributor.advisorSousa, Lucas Vitor de Carvalhopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Peterson Góespt_BR
dc.date.accessioned2025-11-11T19:10:37Z-
dc.date.available2025-11-11T19:10:37Z-
dc.date.issued2025-11-11-
dc.date.submitted2025-06-30-
dc.identifier.citationSILVA, Peterson Góes. O efeito da capacitação dos servidores Técnico-Administrativos em Educação: um estudo sob a ótica dos gestores da UnB. 2025. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/53019-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação Profissional em Economia, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação analisou os efeitos dos afastamentos para ações de capacitação dos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) da Universidade de Brasília (UnB), sob a ótica dos gestores responsáveis pela análise de mérito desses pedidos. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica mista, integrando técnicas quantitativas e qualitativas. Foram aplicados questionários estruturados com questões fechadas e abertas a gestores ocupantes de cargos de direção (CD) e funções gratificadas (FG). Os resultados demonstraram que, apesar dos desafios operacionais — como ausência de planejamento de redistribuição de tarefas e sobrecarga das equipes — os gestores reconhecem a relevância das capacitações para o desenvolvimento individual dos servidores e para a eficiência organizacional. O teste do quiquadrado evidenciou associação significativa entre a percepção de ganho de eficiência e os benefícios econômicos percebidos. Já o modelo econométrico do tipo ologit não apresentou resultados estatisticamente significativos, sendo descartado da análise final. A pesquisa conclui que os afastamentos para capacitação são percebidos como benéficos, mas sua eficácia plena depende de uma gestão mais estruturada e de políticas institucionais de apoio durante os períodos de ausência.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO efeito da capacitação dos servidores Técnico-Administrativos em Educação : um estudo sob a ótica dos gestores da UnBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCapacitação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordServidores técnico-administrativospt_BR
dc.subject.keywordGestão públicapt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento institucionalpt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation analyzed the effects of leaves of absence for training actions of technicaladministrative education staff (TAEs) at the University of Brasília (UnB), from the perspective of the managers responsible for analyzing the merits of these requests. The research adopted a mixed methodological approach, integrating quantitative and qualitative techniques. Structured questionnaires with closed and open questions were applied to managers occupying management positions (CD) and paid functions (FG). The results showed that, despite the operational challenges — such as lack of planning for task redistribution and team overload — managers recognize the relevance of training for the individual development of staff and for organizational efficiency. The chi-square test showed a significant association between the perception of efficiency gains and the perceived economic benefits. The ologit econometric model did not present statistically significant results and was discarded from the final analysis. The research concludes that training leaves are perceived as beneficial, but their full effectiveness depends on more structured management and institutional support policies during periods of absence.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissionalpt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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