http://repositorio.unb.br/handle/10482/53004| File | Size | Format | |
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| AcileideCristianeFernandesCoelho_TESE.pdf | 5,19 MB | Adobe PDF | View/Open |
| Title: | ConViver : grupos de convivência protetiva para crianças, adolescentes e suas famílias |
| Other Titles: | "ConViver" : protective social groups for children, adolescents, and their families |
| Authors: | Coêlho, Acileide Cristiane Fernandes |
| Orientador(es):: | Conceição, Maria Inês Gandolfo |
| Assunto:: | Desproteções relacionais Convivência protetiva Intervenções grupais Família Sistema Único de Assistência Social (Brasil) |
| Issue Date: | 11-Nov-2025 |
| Data de defesa:: | 25-Jun-2024 |
| Citation: | COÊLHO, Acileide Cristiane Fernandes. ConViver: grupos de convivência protetiva para crianças, adolescentes e suas famílias. 2024. 311 f. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
| Abstract: | A criação de grupos de convivência protetiva pode ser uma das formas de enfrentamento e de prevenção a inúmeras situações de desproteções e violências, podendo contribuir para o fortalecimento de vínculos afetivos e sociais, no contexto familiar e comunitário. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral desenvolver uma metodologia de intervenção grupal para a prevenção de desproteções relacionais e a promoção de convivências protetivas de crianças, adolescentes e suas famílias no âmbito da política de assistência social. Para tanto, a pesquisa teve como lócus unidades da proteção básica e de média complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do Distrito Federal. Delineamentos metodológicos qualitativos e participativos foram propostos para a pesquisa de campo, com o uso de entrevistas e da pesquisa-intervenção. Dessa forma, em uma primeira etapa, buscamos identificar vivências de proteção e desproteção relacional e aspectos importantes para atuação no campo da segurança de convívio a partir da literatura e da percepção de 10 profissionais do SUAS. Em uma segunda e terceira etapas, desenvolvemos e analisamos intervenções grupais com foco na convivência protetiva, sendo realizados: três grupos online com um total de 39 participantes, durante diferentes fases do contexto pandêmico ocasionado pela Covid-19; e um grupo presencial, com foco multifamiliar, com a participação de crianças, adolescentes e suas famílias, totalizando 38 participantes. Realizamos análises temáticas reflexivas dos dados de cada etapa e construímos seis grupos de resultados: o primeiro voltado às entrevistas com as profissionais; o segundo, ao processo de cocriação das intervenções grupais; o terceiro, à análise dos grupos online; o quarto, à análise do processo de inclusão sociodigital nos grupos online; o quinto, à análise do grupo presencial; e o sexto, à avaliação da metodologia e da participação das famílias em todos os grupos. De forma geral, os resultados da pesquisa nos apontam a necessidade de cuidado e de processos de educação permanente de profissionais que atuam no campo das ações com foco na segurança de convívio. Além disso, ressalta-se a importância de tecnologias de convivência para a garantia de escuta das narrativas plurais de vivências de desproteções relacionais, que se apresentam de forma interseccional, expressas nos sofrimentos diante das micro e macroviolências cotidianas, discriminações e apartações, especialmente na vida de crianças, de jovens e de mulheres negras, sobrecarregadas pelo trabalho doméstico e de cuidado não remunerado. Nos grupos, foi possível verificar que, nos processos relacionais, oportunizam-se acessos, direitos, reflexões e reconhecimentos, em que é possível ampliar a proteção social de famílias e indivíduos, construir estratégias de segurança de convívio e fortalecer vínculos. |
| Abstract: | The creation of protective social groups can be one of the ways to confront and prevent countless situations of lack of protection and violence, and can contribute to strengthening emotional and social bonds, in the family and community context. Thus, this research has the general objective of developing a group intervention methodology for the prevention of violence and unsafe relationships and the promotion of safe emotional bonds for children, adolescents and their families within the scope of social assistance. To this end, the research had as its locus basic and medium complexity protection units of the Unified Social Assistance System (SUAS) of the Federal District. Qualitative and participatory methodological designs were proposed for field research, using interviews and intervention research. Thus, in a first stage, we sought to identify experiences of relational protection and lack of protection and important aspects for action in the field of social security based on the literature and the perception of 10 SUAS professionals. In a second and third stage, we developed and analyzed group interventions focused on promoting protective relationships and safe emotional bonds: three online groups with a total of 39 participants, during different phases of the pandemic context caused by Covid-19; and an in-person group, with a multifamily focus, with the participation of children, adolescents and their families, totaling 38 participants. We carried out reflective thematic analyzes of the data from each stage and constructed six groups of results: the first focused on interviews with professionals; the second, the process of co-creating group interventions; the third, the analysis of online groups; the fourth, the analysis of the socio-digital inclusion process in online groups; the fifth, the analysis of the face-to-face group; and the sixth, the evaluation of the methodology and the participation of families in all groups In general, the research results point to the need for care and ongoing training of professionals who work in the field of actions focusing on the application of protective bonds. Furthermore, the importance of social technologies is highlighted to guarantee listening to the plural narratives of experiences of relational lack of protection, which present themselves in an intersectional way, expressed in the suffering faced with daily micro and macro violence, discrimination and separation, especially in life. of children, young people and black women, burdened by domestic work and unpaid care. In the groups, it was possible to verify that, in the relational processes, access, rights, reflections and recognition are provided, in which it is possible to expand the social protection of families and individuals, build social security strategies and strengthen bonds. |
| metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) |
| Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2024. |
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura |
| Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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