| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Mól, Gerson de Souza | - |
| dc.contributor.author | Morais, Elaine Cunha | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-03T21:05:45Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-03T21:05:45Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-03 | - |
| dc.date.submitted | 2025-02-13 | - |
| dc.identifier.citation | MORAIS, Elaine Cunha. A atuação docente em feiras de ciências na escola: desafios e perspectivas para a promoção da alfabetização científica. 2025. 107 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52994 | - |
| dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Nesta pesquisa, analisamos a atuação docente nas feiras de ciências em um município do
interior da Bahia, visando compreender os desafios e as perspectivas para a promoção da
alfabetização científica. O estudo partiu do pressuposto de que as feiras de ciências representam
um espaço potencial para a educação científica, nas quais professores podem incentivar a
curiosidade e a investigação entre os estudantes. O objetivo geral foi identificar quais as
dificuldades dos professores na orientação de projetos em feiras de ciências que promovam a
alfabetização científica a partir das suas percepções e das atuações desses profissionais em
escolas de um município do interior da Bahia. Os objetivos específicos incluíram:
compreender as concepções dos professores que participam das feiras, analisando suas
motivações e expectativas; analisar os editais recebidos da Secretaria da Educação da Bahia e
a documentação gerada pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da cidade onde a
pesquisa foi realizada, para entender as diretrizes e recursos disponíveis; acompanhar o
processo de organização das feiras de ciências no município, incluindo a interação entre
professores, estudantes e NTE; e analisar os relatos de um grupo de professores que
participaram da última edição da feira de ciências, identificando suas dificuldades para a
promoção da alfabetização científica nas orientações de projetos. A metodologia adotada foi
qualitativa com uso de formulários do Google Forms, análise de editais, do acompanhamento
da coordenação do NTE 11. Nas análises dos relatos dos professores que participaram da
última edição da feira de ciências, utilizamos a técnica denominada grupo de reflexão.
Participaram da pesquisa 37 professores, sendo que destes, apenas 05 contemplaram os
critérios estabelecidos. Devido à grande quantidade de informações, utilizamos a análise
textual discursiva. Os resultados da pesquisa nos revelaram que, embora os docentes
reconheçam o valor das feiras de ciências como uma estratégia para desenvolver competências
científicas nos estudantes, eles enfrentam diversos obstáculos, tais como a falta de recursos
materiais, formação inadequada e a necessidade de apoio institucional. Os resultados indicaram
que a participação nas feiras de ciências é percebida como uma oportunidade valiosa para o
desenvolvimento profissional dos professores e para o engajamento dos estudantes em
práticas científicas. Consideramos que as dificuldades mencionadas refletem uma necessidade
urgente de políticas públicas que priorizem a formação continuada dos docentes e a melhoria
da infraestrutura escolar. As considerações finais enfatizaram a importância de um suporte
mais efetivo por parte dos NTEs, bem como a necessidade de uma articulação mais sólida
entre os editais e as realidades locais das escolas. Essa pesquisa contribui para um
entendimento mais aprofundado sobre a dinâmica das feiras de ciências e oferece subsídios
para reflexões sobre práticas educativas que favoreçam a formação de cidadãos críticos e
cientificamente alfabetizados, alinhados com os desafios contemporâneos da educação. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | A atuação docente em feiras de ciências na escola : desafios e perspectivas para a promoção da alfabetização científica | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação científica | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Práticas científicas | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Formação de professores | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | In this following research, we analyzed the process of teaching activities at science fairs from
a countryside municipality in the state of Bahia, aiming to understand the challenges and
perspectives for promoting scientific literacy. The study was conducted on the assumption in
which science fairs represent a potential space for scientific education, concerning that
teachers can encourage curiosity and investigation among students. The general objective
aimed to identify the main difficulties faced by teachers in guiding projects in science fairs
which promote scientific literacy based on their perceptions and the teaching actions of those
professionals in schools from a countryside municipality of Bahia. The specific objectives
included: understanding the conceptions of those teachers who participate in the fairs,
analyzing their motivations and expectations; analyze the official call notices received from
the Bahia Education Department and the documentation generated by the Educational
Technology Center (NTE) of the city where the research was carried out, to understand the
guidelines and resources available; monitor the process of organizing science fairs in the
municipality, including interaction between teachers, students and NTE; and analyze the
reports of a group of teachers who participated in the last edition of the science fair, identifying
their difficulties in promoting scientific literacy in project guidelines. The methodology
adopted was qualitative using Google forms tools, analysis of call notices, monitoring of the
NTE 11 coordination. In analyzing the reports of teachers who participated in the last edition
of the science fair, we used the technique called reflection group. 37 teachers participated in
the research, in which only 5 of them followed the established criteria. Due to the large amount
of information, we used discursive textual analysis. The research results revealed to us that,
although teachers have recognized the value of science fairs as a strategy to develop scientific
skills into students, they face several obstacles, such as a lack of material resources, inadequate
training and the need for institutional support. The results indicated that participation in
science fairs is perceived as a valuable opportunity for the teachers professional development
as even as the engagement of students in scientific practices. We consider that the difficulties
mentioned reflect an urgent need for public policies which prioritize the continued training of
teachers and the improvement of school infrastructure. The final considerations emphasized
the importance of a more effective support from NTEs, as well as the need for a more solid
articulation between the call notices and the local background of the schools. This research
contributes to a deeper understanding of the dynamics of science fairs and offers support for
reflections on educational practices in order to foment the formation of critical and
scientifically literate citizens, aligned with contemporary education challenges. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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