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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/52991
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dc.contributor.authorFerreira, Sueli Mamede Lobo-
dc.contributor.authorCarvalho, Cristina Helena Almeida de-
dc.date.accessioned2025-10-30T12:21:21Z-
dc.date.available2025-10-30T12:21:21Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationFERREIRA, Sueli Mamede Lobo; CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. Financiamento dos programas universais do governo federal à educação básica (2003-2023). Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 17, n. 51, p. 651-673, 2024. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10967312. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/3849. Acesso em: 30 out. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52991-
dc.description.abstractO trabalho tem como foco análise da trajetória do financiamento de três programas universais do Governo Federal realizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE): Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no período de 2003 a 2023. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental e utiliza-se a análise quali-quantitativa por meio de estatística descritiva. Os dados relativos ao PDDE e PNAE foram extraídos do FNDE no link liberação de recursos e as informações do PNLD foram retiradas do site do FNDE em dados estatísticos do programa. O objetivo é investigar os avanços e os desafios da política de assistência financeira, em caráter suplementar, da União à educação básica. Os dados mostraram que os recursos financeiros repassados aos entes federados foram reduzidos ao longo do período analisado e insuficientes para o cumprimento dos objetivos propostos dos programas, isto é, contribuir na promoção de melhorias na infraestrutura física e pedagógica das escolas, oferecer uma alimentação escolar saudável e disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias aos estudantes. Conclui-se que o governo federal tem reduzido sua função constitucional de mitigar as desigualdades socioeducacionais entre os entes federados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEditora IOLEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFinanciamento dos programas universais do governo federal à educação básica (2003-2023)pt_BR
dc.title.alternativeFinancing of universal programs from the federal government to basic education (2003-2023)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducação básica - financiamentopt_BR
dc.subject.keywordPrograma Nacional de Alimentação Escolar (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordPrograma Dinheiro Direto na Escola (PDDE)pt_BR
dc.subject.keywordPrograma Nacional do Livro Didático (PNLD)pt_BR
dc.rights.license(CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/3849. Acesso em: 30 out. 2025.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5281/zenodo.10967312pt_BR
dc.description.abstract1This paper focuses on an analysis of the funding trajectory of three universal federal government programs carried out by the National Education Development Fund (FNDE): the Direct Money at School Program (PDDE), the National School Feeding Program (PNAE) and the National Textbook Program (PNLD) from 2003 to 2023. This is a bibliographical and documentary study, using quali-quantitative analysis and descriptive statistics. The data relating to the PDDE and PNAE was taken from the FNDE in the link to the release of resources and the PNLD information was taken from the FNDE website in the program's statistical data. The aim is to investigate the progress and challenges of the Union's supplementary financial assistance policy for basic education. The data showed that the financial resources passed on to the federated entities were reduced over the period analyzed and insufficient to meet the proposed objectives of the programs, to help promote improvements in the physical and pedagogical infrastructure of schools, provide healthy school meals and make didactic, pedagogical and literary works available to students. The conclusion is that the federal government has reduced its constitutional role of mitigating socio-educational inequalities between federal entities.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1869-7788pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3667-3904pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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