| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Fragelli, Ricardo Ramos | pt_BR |
| dc.contributor.author | Matos, Marcia Nickel Buffara de | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-29T20:43:25Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-29T20:43:25Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-29 | - |
| dc.date.submitted | 2025-08-11 | - |
| dc.identifier.citation | MATOS, Marcia Nickel Buffara de. Tecnologia digital nos anos iniciais do ensino fundamental: amiga ou inimiga?. 2025. 125 f. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52983 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Programa de Pós-Graduação em Design, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A pandemia de Covid-19 provocou mudanças significativas na dinâmica escolar,
levando à intensificação do uso de tecnologias digitais no processo de
ensino-aprendizagem. Esse cenário evidenciou tanto desafios quanto possibilidades
no uso pedagógico desses recursos, especialmente nos anos iniciais do Ensino
Fundamental, etapa marcada pela alfabetização e pelo desenvolvimento de
competências básicas. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar como
professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental 1 utilizam as tecnologias
digitais em uma perspectiva de Design. Para isso, a pesquisa buscou identificar a
adaptação dos recursos digitais utilizados durante a pandemia, o uso de
metodologias ativas nas práticas pedagógicas, a presença de elementos do campo
do design e a receptividade dos professores à formação voltada ao uso de
tecnologias e design na educação. Com abordagem qualitativa e caráter descritivo,
adotou-se o estudo de caso múltiplo como estratégia metodológica. Os dados foram
obtidos principalmente por meio de entrevistas com professoras alfabetizadoras da
rede pública do Distrito Federal, complementadas por informações de estudos
nacionais sobre tecnologia e educação e por publicações que documentam as
ações da SEEDF voltadas à formação docente durante a pandemia. Os resultados
revelaram que o uso das tecnologias digitais nas práticas docentes vai além da
simples adoção de ferramentas, configurando-se como um processo orientado por
escolhas pedagógicas intencionais, muitas vezes alinhadas, ainda que de forma
implícita, aos princípios do design. Observou-se a presença de estratégias
coerentes com o pensamento projetual, voltadas à experiência do aluno e ao uso
criativo dos recursos disponíveis. Conclui-se que, embora o termo “design” seja
pouco familiar aos docentes, seus fundamentos já estão presentes nas práticas
pedagógicas observadas, o que evidencia o potencial do design como campo
transversal à educação e reforça a importância de políticas de formação que
valorizem essa articulação. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Tecnologia digital nos anos iniciais do ensino fundamental : amiga ou inimiga? | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Design e Educação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Tecnologia digital | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | The Covid-19 pandemic brought significant changes to school dynamics, leading to
an intensified use of digital technologies in the teaching-learning process. This
scenario highlighted both challenges and opportunities regarding the pedagogical
use of these resources, especially in the early years of elementary education, a
stage marked by literacy and the development of basic competencies. Therefore, the
main objective of this research was to analyze how teachers use digital technologies
from a design perspective. To achieve this, the study sought to identify the
adaptation of digital resources used during the pandemic, the use of active
methodologies in pedagogical practices, the presence of design-related elements in
educational routines, and the teachers' receptiveness to training focused on the use
of technology and design in education. With a qualitative and descriptive approach, a
multiple case study was adopted as the methodological strategy. Data were primarily
collected through interviews with literacy teachers from public schools in the Federal
District in Brazil, and were complemented by information from national studies on
technology and education, as well as publications documenting SEEDF’s initiatives
for teacher training during the pandemic. The results revealed that the use of digital
technologies in teaching practices goes beyond the simple adoption of tools,
constituting a process guided by intentional pedagogical choices, often implicitly
aligned with design principles. Strategies consistent with project-based thinking were
observed, focused on the student experience and the creative use of available
resources. It is concluded that, although the term “design” is not widely known
among teachers, its principles are already present in their pedagogical practices,
highlighting the potential of design as a cross-cutting field in education and
reinforcing the importance of training policies that value this connection. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Design (IdA DIN) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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