| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Cruz, Tânia Cristina da Silva | pt_BR |
| dc.contributor.author | Almeida, Virginia Maria Soares de | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-29T17:02:41Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-29T17:02:41Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-29 | - |
| dc.date.submitted | 2024-10-31 | - |
| dc.identifier.citation | ALMEIDA, Virginia Maria Soares de. Gestão de ativo de propriedade intelectual da administração pública: o caso da marca da Universidade de Brasília. 2024. 98 f., il. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52971 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2024. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este trabalho versa sobre a gestão de marca da administração pública como ativo
de propriedade intelectual. Para fins de exemplificação, o recorte deste estudo é o
caso da Marca da UnB, fundação autárquica da administração pública indireta. A
presente dissertação de mestrado busca subsidiar o Núcleo de Propriedade
Intelectual da UnB (Nupitec) e a Administração Superior da Universidade com
informações acerca do contexto do processo de gerenciamento comercial da marca
de Instituição de Ensino Superior, propondo um modelo sustentável e inovador para
o gerenciamento comercial do ativo de PI Marca UnB. As metodologias aplicadas
nesta pesquisa são de caráter exploratório e análise de estudo de caso. Para coleta
dos dados, foram realizadas entrevistas, levantamentos bibliográficos e análise de
iniciativas de outras Instituições Públicas de Ensino Superior. Como resultado, será
elaborado um guia de boas práticas de gestão de marcas da administração pública a
fim de fomentar a implantação de uma política de gestão de propriedade intelectual
de ativos intangíveis governamentais. A prática inovadora dentro das instituições
públicas tem como objetivo viabilizar o monitoramento, a produção e possível
comercialização de itens institucionais da Marca UnB com o devido respaldo legal. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Gestão de ativo de propriedade intelectual da administração pública : o caso da marca da Universidade de Brasília | pt_BR |
| dc.title.alternative | Management of public administration intellectual property assets : the case of the brand of University of Brasília (UnB) | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Marca registrada | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Propriedade intelectual | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Universidade de Brasília | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This work deals with public administration brand management as an intellectual
property asset. For the purposes of illustration, the focus of this study is the case of
Marca da UnB, an autonomous foundation of indirect public administration. This
master's thesis seeks to support the UnB Intellectual Property Center (Nupitec) and
the University's Higher Administration with information about the context of the
commercial management process of the Higher Education Institution brand,
proposing a sustainable and innovative model for management commercial use of
the IP asset Marca UnB. The methodologies applied in this research are exploratory
in nature and case study analysis. To collect data, interviews, bibliographical surveys
and analysis of initiatives from other Public Higher Education Institutions were carried
out. As a result, a guide on good practices for public administration brand
management will be developed in order to encourage the implementation of an
intellectual property management policy for government intangible assets. The
innovative practice within public institutions aims to enable the monitoring, production
and possible commercialization of institutional items under the UnB Brand with due
legal support. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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