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Título: "É um divisor de águas no meio do povo": vida e luta por educação na comunidade ribeirinha Ilha do Capim - Abaetetuba/PA
Autor(es): Azevedo, Grazielle de Assunção
Orientador(es): Silva, Ana Tereza Reis da
Assunto: Ribeirinhos
Educação
Saberes tradicionais
Fortalecimento identitário
Defesa do território
Data de publicação: 24-out-2025
Referência: AZEVEDO, Grazielle de Assunção. "É um divisor de águas no meio do povo": vida e luta por educação na comunidade ribeirinha Ilha do Capim - Abaetetuba/PA . 2024. 147 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade Junto a Povos e Territórios Tradicionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Esta dissertação é fruto de uma pesquisa acadêmica cujo processo foi tecido em diálogo comunitário que se entrelaça com os saberes, lutas e re-existências no Território Tradicional Ribeirinho da Ilha do Capim, em Abaetetuba, na Amazônia Paraense. O objetivo da pesquisa foi construir uma pedagogia ribeirinha, alicerçada nas experiências e nos saberes locais. Embarcamos com dedicação nessa empreitada não apenas para assegurar nosso direito à educação própria, mas também para cultivar uma abordagem pedagógica que estivesse profundamente enraizada na essência do mundo ribeirinho, nas águas e nas florestas. Com isso, movemos juntos o barco desta pesquisa, que busca redefinir os paradigmas educacionais. Cada reflexão e cada atividade realizada ao longo do processo se tornou uma celebração da sabedoria acumulada ao longo de gerações, uma reverência aos ciclos naturais que moldam nossa existência, e que precisam estar presentes tanto no chão da escola quanto no centro dos processos de ensino e aprendizagem. Pensar coletivamente esses novos paradigmas nos conduziu ao fortalecimento de nossas identidades, reafirmando nossa luta e re-existência em defesa do território e contra as diversas formas de violência e negação de direitos que nos afetam. Assim, esta pesquisa ecoa uma voz coletiva que reverbera as memórias, os suspiros e os lugares de uma investigação sentida e pensada de maneira engajada, colaborativa e em coautoria com a comunidade. Uma pesquisa que se constituiu e se materializou por meio de muitas mãos, pés e cabeças, firmados no chão do território.
Abstract: This dissertation is the result of a community-based research that intertwines with the knowledge, struggles, and re-existences in the Traditional Riverine Territory of Ilha do Capim, in Abaetetuba, in the Pará Amazon. The research aimed to build a riverine pedagogy grounded in local experiences and knowledge. We embarked on this endeavor with dedication, not only to secure our right to an education rooted in our culture, but also to cultivate a pedagogical approach deeply embedded in the essence of the riverine world, in the waters and forests. In doing so, we collectively moved the boat of this research, which seeks to redefine educational paradigms. Every reflection and every activity carried out throughout the process became a celebration of wisdom accumulated over generations, a reverence for the natural cycles that shape our existence, which must be present both on the school’s ground and at the heart of teaching and learning processes. Thinking collectively about these new paradigms led us to strengthen our identities, reaffirming our struggle and re-existence in defense of our territory and against the various forms of violence and denial of rights that affect us. Thus, this research echoes a collective voice that reverberates the memories, sighs, and places of an inquiry that is felt and thought in an engaged, collaborative manner, co-authored with the community. A research that was constituted and materialized through many hands, feet, and heads, rooted in the land of the territory.
Unidade Acadêmica: Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
Departamento de Antropologia (ICS DAN)
Faculdade de Educação (FE)
Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Departamento de Antropologia, Faculdade de Educação, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Ciências Sociais, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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