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Título: Do chão que pisamos aos saberes que construímos : a retomada do território educacional Apurinã na Aldeia Chaparral a partir da educação territorializada - Boca do Acre/AM
Autor(es): Oliveira, Eulálio Silva de
Orientador(es): Pimenta, José Antonio Vieira
Coorientador(es): Cândido, Francisco de Moura
Assunto: Educação do pé no chão
Nucleação escolar
Educação territorializada
Escola na aldeia
Data de publicação: 24-out-2025
Referência: OLIVEIRA, Eulálio Silva de. Do chão que pisamos aos saberes que construímos: a retomada do território educacional Apurinã na Aldeia Chaparral a partir da educação territorializada - Boca do Acre/AM. 2025. 157 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade Junto a Povos e Territórios Tradicionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Esta dissertação investiga os impactos da retirada da escola da Aldeia Chaparral, situada na Terra Indígena Boca do Acre (AM), e propõe caminhos para a construção de uma “educação territorializada” a partir da realidade do povo Apurinã. A pesquisa partiu da constatação de que a política de nucleação escolar configura uma forma de violência epistêmica, gerando desvalorização da identidade indígena, precarização do ensino e ruptura com os modos próprios de educar. O objetivo geral foi analisar a importância de uma escola dentro da aldeia que valorize os saberes tradicionais, fortaleça a memória coletiva e articule os conhecimentos indígenas e não indígenas. Por meio de uma abordagem colaborativa, foram realizadas observação participante, entrevistas abertas e oficinas com a comunidade. As atividades permitiram resgatar memórias históricas, construir os calendários de sabores e de plantio, e desenhar, de forma coletiva, a escola sonhada pelos Apurinã. Os resultados confirmam a hipótese de que a escolarização fora da aldeia tem efeitos negativos sobre as crianças e adolescentes, e apontam para a necessidade e viabilidade de uma escola que respeite o território, os tempos e os saberes do povo. A pesquisa alcançou seus objetivos específicos ao documentar a trajetória histórica e as lutas dos Apurinã, traçar um panorama dos processos educacionais e identificar práticas tradicionais como elementos fundantes de um projeto pedagógico próprio. Conclui-se que a educação territorializada é uma alternativa legítima e necessária, constituindo-se como um instrumento de afirmação cultural, política e epistêmica. Este trabalho é um passo inicial na retomada educacional do povo Apurinã e na construção de políticas públicas que respeitem e fortaleçam os projetos de vida indígenas.
Abstract: This dissertation investigates the impacts of removing the school from the Chaparral Village, located in the Boca do Acre Indigenous Land (Amazonas, Brazil), and proposes pathways for building a “territorialized education” grounded in the reality of the Apurinã people. The research is based on the understanding that the policy of school nucleation constitutes a form of epistemic violence, resulting in the devaluation of Indigenous identity, the precarization of education, and a rupture with traditional ways of teaching and learning. The main objective was to analyze the importance of a school within the village—one that values traditional knowledge, strengthens collective memory, and integrates Indigenous and non-Indigenous knowledge systems. Using a collaborative approach, the research involved participant observation, open interviews, and community workshops. These activities made it possible to recover historical memories, build calendars of flavors and planting, and collectively design the school envisioned by the Apurinã people. The results confirm the hypothesis that schooling outside the village has negative effects on Indigenous children and adolescents, highlighting the need and feasibility of a school that respects the territory, time, and knowledge of the community. The study achieved its specific objectives by documenting the historical trajectory and struggles of the Apurinã, outlining the educational processes over time, and identifying traditional practices as foundational elements for an autonomous pedagogical project. Territorialized education is thus presented as a legitimate and necessary alternative—a tool for cultural, political, and epistemic affirmation. This work represents an initial step in the educational reclaiming of the Apurinã people and in the construction of public policies that respect and strengthen Indigenous life projects.
Unidade Acadêmica: Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
Departamento de Antropologia (ICS DAN)
Faculdade de Educação (FE)
Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Departamento de Antropologia, Faculdade de Educação, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Ciências Sociais, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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