| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da | pt_BR |
| dc.contributor.author | Saraiva, Deise Avelina Felipe | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-23T18:31:16Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-23T18:31:16Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-23 | - |
| dc.date.submitted | 2024-12-10 | - |
| dc.identifier.citation | SARAIVA, Deise Avelina Felipe. Centros de Vivências Lúdicas - Oficinas Pedagógicas (CVLOPs): a ludicidade como princípio para a formação continuada de professores e professoras. 2024. 262 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52880 | - |
| dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa Profissão Docente, Currículo e
Avaliação, que tem como objeto de estudo a Formação Continuada com Ludicidade
de Professores no contexto dos Centros de Vivências Lúdicas – Oficinas Pedagógicas
(CVLOPs) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). O
estudo teve como problema central: Quais concepções e práticas de ludicidade
orientam a formação continuada ofertada pelos Centros de Vivências Lúdicas –
Oficinas Pedagógicas da Secretaria de Educação do Distrito Federal? A tese tem
como objetivo central: analisar as perspectivas, as concepções e a base
epistemológica do processo de formação continuada ofertado pelos CVLOPs da
SEEDF. Para nos aproximarmos da compreensão da ludicidade no contexto da
formação docente, elencamos como objetivos específicos: analisar o Estado do
Conhecimento, mapeando os trabalhos produzidos sobre a formação continuada com
ludicidade no período de 2011 a 2021 em Periódicos Qualis A e B, Google Acadêmico,
em teses e dissertações nos Banco de Dados da CAPES e do IBICT e ainda nas
reuniões anuais da ANPEd; identificar as bases epistemológicas para a formação
continuada presentes no contexto histórico de formação nos CVLOPs; categorizar as
concepções de ludicidade na formação continuada presentes no processo histórico
de constituição dos Centros de Vivências Lúdicas – Oficinas Pedagógicas; identificar
os princípios norteadores para a formação continuada ofertada pelos CVLOPs.
Concebemos o Materialismo Histórico Dialético como referencial teórico
metodológico, segundo pressupostos de Curado Silva (2008), Marx (1980), Menezes
(2022), entre outros. Assim, iniciamos o percurso metodológico com a análise
documental e a realização do Estado do Conhecimento sobre Formação Continuada
com ludicidade no período de 2011 a 2021 a partir de pesquisa bibliográfica. Nesta
etapa, emergiram três categorias que nos conduziram a concepção de ludicidade
como três manifestações lúdicas assumidas na formação continuada de professores:
1. O brincar na educação infantil, 2. O jogo como intervenção pedagógica em áreas
específicas e 3. O brincar na formação continuada de professores. No segundo
momento da pesquisa, houve o levantamento de dados por meio de questionário
respondido por 30 professores formadores, questionário respondidos por 61
professores em formação, entrevista semiestruturada realizadas com 13 professoras
formadoras e 4 professoras gestoras. Destarte, a análise dos dados foi realizada com
base no referencial teórico pautado nas discussões sobre ludicidade numa
perspectiva Pedagogizada (Instrumental: Muniz, 2011; Wajskop, 2001, Lopes, 2014 e
Didatizada: Wajskop, 2001), Atraente (Chateau,1987) e Humanizadora (Lopes, 2004,
2014; Luckesi 2000) e sobre a epistemologia na formação de professores (Contreras,
2012; Curado Silva, 2012, 2018. 2019, 2021). Dessa forma, conduzida pelo
Materialismo Histórico Dialético, tornou possível delinear quatro categorias: i) A
comunidade de trabalho e de formação dos CVLOPs: caracterização dos participantes
(professoras formadoras, professoras em formação e professoras gestores); ii) A
identidade docente das professoras formadoras dos CVLOPs; iii) As concepções de
Ludicidade na formação docente; e iv) Ludicidade como princípio formativo: avanços
e contradições no trabalho docente. No movimento dialético, afirmamos a tese de
que os Centros de Vivências Lúdicas – Oficinas Pedagógicas apresentam um
projeto de formação docente que inaugura a possibilidade de os próprios
professores e professoras realizarem uma formação que tenha a ludicidade
como princípio. Entendemos que este movimento é central para a formação
continuada, fundamentada na unidade realização-vivência-trabalho que se
delineia por meio da prática social elaborada como pensamento abstrato
intencional e que se realiza no cotidiano a partir de um processo transformador
com ludicidade, constituindo-se, portanto, em práxis. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Centros de Vivências Lúdicas - Oficinas Pedagógicas (CVLOPs) : a ludicidade como princípio para a formação continuada de professores e professoras | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Formação de professores | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Professores - formação continuada | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Ludicidade | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Práxis | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This research is linked to the Teaching Profession, Curriculum and Assessment
Research Line, its object of study is Continuing Education with Centros de Vivências
Lúdicas – Oficinas Pedagógicas (CVLOPs) da Secretaria de Estado de Educação do
Distrito Federal (SEEDF). The central problem of the study was: What conceptions and
practices of playfulness guide the continued Education offered by the Centros de
Vivências Lúdicas – Oficinas Pedagógicas (CVLOPs) da Secretaria de Estado de
Educação do Distrito Federal (SEEDF)? The thesis has as its central objective: to
analyze the perspectives, conceptions and epistemological basis of the continuing
education process offered by SEEDF CVLOPs. To get closer to understanding
playfulness in the context of teacher Education, we list the following as specific
objectives: analyzing the State of Knowledge, mapping the work produced on
continued training with playfulness in the period from 2011 to 2021 in Qualis A and B
Periodicals, Google Scholar, in theses and dissertations in the CAPES and IBICT
Databases and also at ANPEd annual meetings; identify the epistemological bases for
continuing education present in the historical context of training in CVLOPs; Categorize
the concepts of playfulness in continuing education present in the historical process of
establishing Playful Experience Centers – Pedagogical Workshops; identify the guiding
principles for the continuing training offered by CVLOPs. We conceive Dialectic
Historical Materialism as a theoretical methodological reference, according to the
assumptions of Curado Silva (2008), Marx (1980), Menezes (2022), among others.
Thus, we began the methodological journey with documentary analysis and the
creation of the State of Knowledge on Continuing Education with playfulness in the
period from 2011 to 2021 based on bibliographical research. At this stage, three
categories emerged that led us to the conception of playfulness as three playful
manifestations assumed in the continuing education of teachers: 1. Playing in early
childhood education, 2. Playing as a pedagogical intervention in specific areas and 3.
Playing in continuing education of teachers. In the second stage of the research, data
was collected through a questionnaire answered by 30 teacher trainers, a
questionnaire answered by 61 teachers in training, and semi-structured interviews
carried out with 13 teacher trainers and 4 teacher managers. Therefore, data analysis
was carried out based on the theoretical framework based on discussions about
playfulness from a Pedagogized (Instrumental: Muniz, 2011; Wajskop, 2001, Lopes,
2014 and Didatized: Wajskop, 2001), Attractive (Chateau, 1987) and Humanizing
(Lopes, 2004, 2014; Luckesi 2000) and about epistemology in teacher training
(Contreras, 2012; Curado Silva, 2012, 2018. 2019, 2021). In this way, driven by
Dialectical Historical Materialism, it made it possible to outline four categories: i) The
work and training community of the CVLOPs: characterization of the participants
(teachers, teachers in training and teacher managers); ii) The teaching identity of the
teachers training CVLOPs; iii) The concepts of Playfulness in teacher training; and iv)
Playfulness as a formative principle: advances and contradictions in teaching work. In
the dialectical movement, we affirm the thesis that the Centros de Vivências
Lúdicas – Oficinas Pedagógicas present a teacher Education project that opens
up the possibility for teachers themselves to carry out training that has
playfulness as its principle. We understand that this movement is central to
continued education, based on the unity of achievement-experience-work that is
outlined through social practice elaborated as intentional abstract thought and
that takes place in everyday life through a transformative process with
playfulness, constituting itself, therefore, in praxis. | pt_BR |
| dc.description.abstract3 | Esta investigación es vinculada a la Línea de la Investigación sobre Profesión
Docente, Currículo y Evaluación, su objeto de estudio es la Formación Continua con
la Ludicidad para Los Docentes en el contexto de los Centros de Experiencias Lúdicas
– Oficinas Pedagógicas (CVLOP) de la Secretaría de Educação de Estado do Distrito
Federal (SEEDF). El problema central del estudio fue: ¿Qué concepciones y prácticas
de ludicidad orientan la formación continua que ofrecen los Centros de Experiencias
Lúdicas – Oficinas Pedagógicas da Secretaria de Educação do Distrito Federal? La
tesis tiene como objetivo central: analizar las perspectivas, concepciones y
fundamentos epistemológicos del proceso de educación continua que ofrecen los
CVLOP de SEEDF. Para acercarnos a la comprensión de la lúdica en el contexto de
la formación docente, enumeramos como objetivos específicos los siguientes: analizar
el Estado del Conocimiento, mapear el trabajo producido sobre la formación continua
con la lidicidad en el período de 2011 hasta 2021 en las Revistas Qualis A y B, Google
Académico, en tesis y disertaciones en las Bases de Datos CAPES e IBICT y también
en las reuniones anuales de la ANPEd; identificar las bases epistemológicas de la
educación continua presentes en el contexto histórico de la formación en CVLOP;
Categorizar los conceptos de ludicidad en la educación continua presentes en el
proceso histórico de creación de Centros de Experiência Lúdicas – Oficinas
Pedagógicas; Identificar los principios rectores de la formación continua ofrecida por
los CVLOP. Concebimos el Materialismo Histórico Dialéctico como un referente
teórico metodológico, según los presupuestos de Curado Silva (2008), Marx (1980),
Menezes (2022), entre otros. Así, iniciamos el recorrido metodológico con el análisis
documental y la creación del Estado del Conocimiento sobre la Formación Continua
con lúdica en el período 2011 hasta 2021 a partir de una investigación bibliográfica.
En esta etapa surgieron tres categorías que nos llevaron a concebir la ludicidad como
tres manifestaciones lúdicas asumidas en la formación continua de los docentes: 1. El
juego en la educación infantil, 2. El juego como intervención pedagógica en áreas
específicas y 3. El juego en formación continua de los docentes. En la segunda etapa
de la investigación, los datos fueron recolectados a través de un cuestionario
respondido por 30 formadores de docentes, un cuestionario respondido por 61
docentes en formación y entrevistas semiestructuradas realizadas a 13 formadores de
docentes y 4 docentes directivos. Por lo tanto, el análisis de los datos se realizó a
partir del marco teórico fundamentado en discusiones sobre la ludicidad desde una
perspectiva Pedagogizada (Instrumental: Muniz, 2011; Wajskop, 2001, Lopes, 2014 y
Didatizada: Wajskop, 2001), Atractiva (Chateau,1987) y Humanizadora (Lopes, 2004,
2014; Luckesi 2000) y sobre epistemología en la formación docente (Contreras, 2012;
Curado Silva, 2012, 2018 2019, 2021). De esta manera, impulsado por el Materialismo
Histórico Dialéctico, permitió perfilar cuatro categorías: i) La comunidad de trabajo y
formación de los CVLOP: caracterización de los participantes (docentes, docentes en
formación y gestores docentes); ii) La identidad docente de los docentes que forman
los CVLOP; iii) Los conceptos de Ludicidaf en la formación docente; y iv) La ludicidad
como ele principio formativo: avances y contradicciones en el que hacer docente. En
el movimiento dialéctico, afirmamos la tesis de que los Centros de Vivências
Lúdicas – Oficinas Pedagógicas presentan un proyecto de formación docente
que abre la posibilidad a los propios docentes de realizar una formación que
tenga como principio la ludicidad. Entendemos que esto movimiento es central
para la formación continua, basada en la unidad logro-experiencia-trabajo que
se perfila a través de la práctica social elaborada como pensamiento abstracto
intencional y que se desarrolla en la vida cotidiana a través del proceso
transformador con carácter lúdico, constituyéndose, por tanto, en la praxis. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|