| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Silva, Ana Tereza Reis da | pt_BR |
| dc.contributor.author | Mendes, Carolina Soares | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-23T18:31:15Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-23T18:31:15Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-23 | - |
| dc.date.submitted | 2025-03-28 | - |
| dc.identifier.citation | MENDES, Carolina Soares. A extensão como fronteira: encontros e desencontros entre saberes e sujeitos de comunidades locais e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília. 2025. 195 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52877 | - |
| dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A pesquisa teve como principal objetivo analisar em que medida as ações de extensão do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB constituem-se como
espaços de diálogo de saberes, propiciando reconhecimento, visibilização positiva e
valorização de saberes locais. Parti do pressuposto de que a extensão constitui um
espaço fronteiriço potencial de encontro e diálogo entre os saberes acadêmicos e locais,
algo que ganha importância central na própria concepção política e pedagógica dos
Institutos Federais. A proposta apoiou-se em uma perspectiva decolonial, acionando tanto
autoras e autores que se assumem como decoloniais quanto aqueles cujo
posicionamento entendo como decolonial – ainda que não se compreendam como tal.
Neste sentido, a compreensão de territórios de fronteira e a perspectiva intercultural foram
chaves interpretativas às quais recorri inicialmente. O estudo foi desenvolvido em dois
campi do IFB localizados em regiões administrativas de maior vulnerabilidade e com
histórico de resistências: campus Estrutural e campus São Sebastião. Nestes locais foram
identificadas três ações de extensão mais duradouras e cujas características apontavam
para uma maior propensão a se constituírem como espaços de reconhecimento e
visibilização positiva de saberes não acadêmicos, tendo a pesquisa centrado-se então em
conversas com professores extensionistas, estudantes extensionistas, organizações
parceiras e participantes das ações. Metodologicamente foram mobilizadas as seguintes
estratégias: análise documental, entrevistas, rodas de conversa, registros audiovisuais,
diário de campo e observação participante. Tratou-se de uma pesquisa colaborativa, que
buscou assegurar a participação ativa dos diversos sujeitos da extensão no percurso do
estudo. Desta forma, foram percebidos saberes, conexões e desconexões entre sujeitos e
entre a instituição e a população local que apontaram para desafios, oportunidades e
avanços no diálogo de saberes no espaço da extensão enquanto fronteira onde
comunidades locais e campi do IFB se (des)encontram. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | A extensão como fronteira: encontros e desencontros entre saberes e sujeitos de comunidades locais e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Extensão | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Interculturalidade | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Diálogo de saberes | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Comunidades locais | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This research aimed to analyse the extent to which the extension activities of the Federal
Institute of Education, Science and Technology of Brasilia (IFB) are spaces for dialogue of
knowledge, providing recognition, positive visibility and appreciation of local knowledge. I
started from the assumption that Extension constitutes a potential borderland for
encounter and dialogue between academic and local knowledge, something that takes on
central importance in the very political and pedagogical conception of the Federal
Institutes. The proposal was based on a decolonial perspective, using both authors who
see themselves as decolonial and those whose position I see as decolonial - even if they
don't see themselves as such. In this sense, the understanding of border territories and
the intercultural perspective were the interpretative keys to which I resorted initially. The
study was carried out on two IFB campuses located in administrative regions of greater
vulnerability and with a history of resistance: the Estrutural campus and the São Sebastião
campus. In these locations, three longer-lasting extension activities were identified, whose
characteristics pointed to a greater propensity to becoming spaces for the recognition and
positive visibility of non-academic knowledge. The research then focused on conversations
with extension teachers, extension students, partner organisations and participants in the
activities. Methodologically, the following strategies were mobilised: document analysis,
interviews, conversation circles, audiovisual recordings, field diaries and participant
observation. This was collaborative research, which sought to ensure the active
participation of the various extension subjects in the course of the study. In this way,
knowledge, connections and disconnections were perceived between subjects and
between the institution and the local population, which pointed to challenges, opportunities
and advances in the dialogue of knowledge in the extension as a frontier where local
communities and IFB campuses (dis) encounter one another. | pt_BR |
| dc.description.abstract2 | El objetivo principal de esta investigación fue analizar en qué medida las actividades de
extensión del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Brasilia (IFB) son
espacios de diálogo entre saberes, proporcionando reconocimiento, visibilidad positiva y
valorización de los saberes locales. Partí de la premisa de que la extensión es un espacio
potencial de frontera para el encuentro y el diálogo entre el conocimiento académico y el
conocimiento local, algo que tiene una importancia central en la propia concepción política
y pedagógica de los Institutos Federales. La propuesta se basó en una perspectiva
decolonial, utilizando tanto autores que se ven a sí mismos como decoloniales como
aquellos cuya posición veo como decolonial - aunque no se vean como tales. En este
sentido, la comprensión de los territorios fronterizos y la perspectiva intercultural fueron
las claves interpretativas a las que me dirigí inicialmente. El estudio se llevó a cabo en dos
campus del IFB situados en regiones administrativas de mayor vulnerabilidad y con una
historia de resistencia: el campus Estrutural y el campus São Sebastião. En estos lugares,
se identificaron tres iniciativas de extensión de mayor duración, cuyas características
apuntaban a una mayor propensión a convertirse en espacios de reconocimiento y
visibilidad positiva del conocimiento no académico. La investigación se centró entonces en
conversaciones con profesores de extensión, estudiantes de extensión, organizaciones
asociadas y participantes en las experiencias. Metodológicamente, se movilizaron las
siguientes estrategias: análisis de documentos, entrevistas, círculos de conversación,
grabaciones audiovisuales, diarios de campo y observación participante. Se trató de una
investigación colaborativa, que buscó la participación activa de los diversos sujetos de la
extensión en el transcurso del estudio. De esta forma, se percibieron saberes, conexiones
y desconexiones entre los sujetos y entre la institución y la población local que señalaron
desafíos, oportunidades y avances en el diálogo de saberes en el espacio de la extensión
como frontera donde las comunidades locales y los campus de IFB se (des)encuentran. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|