http://repositorio.unb.br/handle/10482/52876| Arquivo | Tamanho | Formato | |
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| CarolinaDeSouzaFreire_DISSERT.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Título: | Vivências emocionais de adolescentes na atividade educativa : um olhar pela perspectiva histórico-cultural |
| Autor(es): | Freire, Carolina de Souza |
| Orientador(es): | Pederiva, Patrícia Lima Martins |
| Assunto: | Vivência Emoções Adolescência Teoria histórico-cultural Educação |
| Data de publicação: | 23-out-2025 |
| Data de defesa: | 31-jul-2025 |
| Referência: | FREIRE, Carolina de Souza. Vivências emocionais de adolescentes na atividade educativa : um olhar pela perspectiva histórico-cultural. 2025. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Esta dissertação teve como objetivo compreender como adolescentes vivenciam a dimensão dos afetos na escola, a partir da perspectiva Histórico-Cultural. Fundamentada nas contribuições de Vigotski sobre o papel das emoções no desenvolvimento humano, a pesquisa utilizou o grupo focal como ferramenta investigativa, criando um espaço de escuta e reflexão entre os participantes. As vivências foram consideradas unidade de análise e analisadas a partir da ferramenta Palavra, que possibilitou a compreensão dos sentidos e significados dessas vivências no ambiente educativo. Os resultados destacam a importância de reconhecer os afetos como parte constitutiva do desenvolvimento humano e de integrálos à prática educativa, sobretudo na adolescência. |
| Abstract: | This dissertation aimed to understand how adolescents experience the dimension of affect in school, based on the Historical-Cultural perspective. Grounded in Vygotsky’s contributions on the role of emotions in human development, the research employed focus groups as an investigative tool, creating a space for listening and reflection among participants. The lived experiences were considered the unit of analysis and examined through the analytical tool Word, which enabled the understanding of the meanings and senses attributed to these experiences within the educational environment. The findings highlight the importance of recognizing affect as a constitutive part of human development and integrating it into educational practice, especially during adolescence. |
| Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
| Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. |
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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