Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52866
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ThiagoMacedoDeCarvalho_DISSERT.pdf11,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A formação de sujeitos no Novo Ensino Médio : um estudo crítico sobre o Projeto de Vida no PNLD 2021
Autor(es): Carvalho, Thiago Macedo de
Orientador(es): Klein, Stefan Fornos
Assunto: Novo Ensino Médio
Projeto de vida
Dispositivo da racialidade
Unidimensionalidade
Teoria crítica
Data de publicação: 22-out-2025
Referência: CARVALHO, Thiago Macedo de. A formação de sujeitos no Novo Ensino Médio: um estudo crítico sobre o Projeto de Vida no PNLD 2021. 2025. 170 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A presente pesquisa investiga a formação almejada pelo Novo Ensino Médio (NEM), com foco no componente curricular Projeto de Vida, com o objetivo de analisar de que modo a racionalidade neoliberal se manifesta no modelo educacional vigente e busca conformar as/os estudantes à sua lógica. Esse componente foi escolhido por representar duas dimensões basilares da reforma: (a) como um dos pilares do NEM, evidente desde a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); e (b) como disciplina obrigatória no currículo. A hipótese origina-se do conceito de unidimensionalidade formulado por Herbert Marcuse, para ponderar se, e como, o Projeto de Vida atua na conformação ideológica dos sujeitos, ao suprimir suas múltiplas dimensões e subordiná-las aos interesses do mercado, especialmente por meio da razão instrumental conceituada por Max Horkheimer e Theodor W. Adorno. A técnica de pesquisa adotada é a análise de conteúdo, tendo como corpus empírico os livros didáticos do PNLD 2021. Para auxiliar no montante de dados, recorri ao RStudio que possibilitou a plotagem de resultados mais panorâmicos acerca do campo semântico mobilizado no conteúdo das obras. A dissertação também articula a unidimensionalidade enquanto “nova razão do mundo”, conforme exposta por Christian Laval e Pierre Dardot em suas críticas ao neoliberalismo, estabelecendo conexões entre a racionalidade da sociedade industrial avançada e a lógica neoliberal contemporânea. O referencial teórico contempla, ainda, as contribuições de Lélia Gonzalez e Sueli Carneiro, que tensionam as relações entre educação, cidadania, trabalho, desigualdade e racialização no contexto brasileiro, sobretudo a partir dos conceitos de dispositivo de racialidade, epistemicídio, da neurose cultural brasileira e da crítica ao mito da democracia racial. A análise, em última instância, apresenta e problematiza as três esferas formativas que estruturam o componente curricular, evidenciando como léxicos historicamente associados à teoria social crítica são ressignificados de modo instrumental, meritocrático e individualizante, esvaziando seus sentidos históricos, políticos e sociais, ao mesmo tempo em que reforçam subjetividades alinhadas ao mercado e negligenciam a reflexão acerca das desigualdades estruturais.
Abstract: This research investigates the education sought by the New High School, focusing on the Life Project curriculum component, with the aim of analyzing how neoliberal rationality manifests itself in the current educational model and seeks to conform students to its logic. This component was chosen for embodying two basic dimensions of this configuration: (a) as one of the pillars of the New High School, present since the National Common Core Curriculum; and (b) as a mandatory subject in the curriculum. The hypothesis stems from Herbert Marcuse's concept of unidimensionality, which aims to consider whether and how the Life Project influences the ideological formation of individuals by suppressing their multiple dimensions and subordinating them to market interests, especially through the instrumental reason conceptualized by Max Horkheimer and Theodor W. Adorno. The research technique adopted is content analysis, using the 2021 PNLD textbooks as the empirical corpus. To assist with the amount of data, used RStudio, which enabled the plotting of more panoramic results regarding the semantic field mobilized in the works' content. The dissertation also articulates unidimensionality as a "new world reason", as expounded by Christian Laval and Pierre Dardot in their critiques of neoliberalism, establishing connections between the rationality of advanced industrial society and contemporary neoliberal logic. The theoretical framework also includes the contributions of Lélia Gonzalez and Sueli Carneiro, who examine the relationships between education, citizenship, labor, inequality, and racialization in the Brazilian context, particularly through the concepts of raciality dispositif, epistemicide, Brazilian cultural neurosis, and critique of the myth of racial democracy. Ultimately, the analysis presents and problematizes the three formative spheres that structure the curriculum, highlighting how lexicons historically associated with critical social theory are resignified in instrumental, meritocratic, and individualizing ways, emptying their historical, political, and social meanings while reinforcing market-aligned subjectivities and neglecting reflection on structural inequalities.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Sociologia (ICS SOL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.