| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Mauerberg Junior, Arnaldo | - |
| dc.contributor.author | Cardoso, Murilo Luiz | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-22T15:18:03Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-22T15:18:03Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-22 | - |
| dc.date.submitted | 2025-06-27 | - |
| dc.identifier.citation | CARDOSO, Murilo Luiz. Características de autorregulação da aprendizagem de alunos do E-learning corporativo da Polícia Federal. 2025. 110 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52843 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A Polícia Federal brasileira mantém um programa de educação corporativa que conta, em 2024,
com mais de 20 mil egressos entre policiais federais, estaduais, penais e servidores públicos das
mais variadas carreiras, brasileiros e estrangeiros. Oferece cursos presenciais, híbridos e a
distância com o objetivo de formar e especializar profissionais de segurança pública para
exercerem, com excelência, suas atribuições, bem como formular e difundir a doutrina policial
em defesa da sociedade. Esse programa oferece diversos cursos em E-learning, via internet, em
plataformas próprias baseadas em Moodle, possuindo em seu catálogo cursos com
acompanhamento docente e no formato autoinstrucional (Massive Online Open Courses -
MOOC). Dentre os MOOC, destacam-se os de captação por livre-matrícula, destinados
indistintamente a todos os servidores. O objetivo desta pesquisa é avaliar, com a aplicação do
Questionário de Autorregulação da Aprendizagem Online (Online Self-Regulated Learning
Questionnaire - OSLQ), as características da aprendizagem autorregulada (Self-Regulated
Learning – SRL) em curso E-Learning ofertado pela Polícia Federal dentro dos construtos
propostos por Barnard et al. (2009), validando o instrumento para o contexto da segurança
pública, identificando as principais estratégias de SRL relatadas e verificando se o impacto de
tais estratégias interfere no resultado (aprovação ou desligamento). Foram amostrados 335
alunos de MOOC de livre demanda destinado aos servidores usuários da Plataforma ANP.net.
O tratamento estatístico dos dados partiu de uma análise descritiva e da aplicação de teste de
confiabilidade com o Coeficiente Alfa de Cronbach, para examinar os dados obtidos com a
aplicação do instrumento OSLQ validado por Rodrigues et al. (2016). A validação do
instrumento foi levada a efeito com aplicação de Análise Fatorial Confirmatória e adoção de
ajustes ao modelo original, reduzindo as variáveis, mas mantendo-se os 6 fatores (construtos)
de Barnard et al. (2009). Buscou-se verificar as estratégias mais comumente aplicadas entre os
alunos com maior índice no OSLQ e aqueles que obtiveram aproveitamento no MOOC,
averiguando a percepção de diferença estatisticamente significante entre o resultado dos alunos
de maior nota no OSLQ daqueles com menor nota. Foi confirmada que a adoção de estratégias
metacognitivas é a mais frequente estratégia de SRL aplicada. Também se confirmou a
associação entre a pontuação nos construtos do OSLQ e a aprovação no MOOC. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Características de autorregulação da aprendizagem de alunos do E-learning corporativo da Polícia Federal | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | E-learning | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Polícia Federal | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Aprendizagem autorregulada | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Massive Open Online Course (MOOC) | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | The Brazilian Federal Police maintains a corporate education program which, as of 2024, has
more than 20,000 graduates, including federal, state, and prison police officers, as well as public
servants from a wide range of careers, both Brazilian and international. The program offers inperson, hybrid, and distance learning courses with the aim of training and specializing public
security professionals to perform their duties with excellence, while also formulating and
disseminating policing doctrine in defense of society. This program delivers a variety of elearning courses over the internet using proprietary Moodle-based platforms, which include
both instructor-led and self-paced formats (Massive Open Online Courses – MOOCs). Among
these, open-enrollment MOOCs stand out for being accessible to all public servants regardless
of position or rank. The objective of this study is to evaluate the characteristics of self-regulated
learning (SRL) in an e-learning course offered by the Federal Police, through the application of
the Online Self-Regulated Learning Questionnaire (OSLQ), within the constructs proposed by
Barnard et al. (2009). The study aims to validate the instrument in the context of public security,
identify the main SRL strategies reported by learners, and assess whether the use of such
strategies has an impact on course outcomes (i.e., completion or withdrawal). The sample
consisted of 335 students enrolled in open-demand MOOCs targeted at public servants using
the ANP.net platform. Statistical analysis included descriptive statistics and reliability testing
using Cronbach’s Alpha Coefficient to assess the internal consistency of the OSLQ, as
previously validated by Rodrigues et al. (2016). The validation process involved conducting
Confirmatory Factor Analysis (CFA) and making adjustments to the original model, reducing
the number of variables while preserving the six factors (constructs) proposed by Barnard et al.
(2009). The study further investigated the most frequently adopted strategies among students
with higher OSLQ scores and those who successfully completed the MOOC, analyzing whether
there was a statistically significant difference in outcomes between learners with higher and
lower levels of SRL. Findings confirmed that metacognitive strategies are the most frequently
used SRL strategies. A positive association was also confirmed between students’ scores on the
OSLQ constructs and successful course completion. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|