| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
| dc.contributor.advisor | Rossoni, Luciano | - |
| dc.contributor.author | Cavallari, Luiz Gustavo Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-22T15:01:14Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-22T15:01:14Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-22 | - |
| dc.date.submitted | 2025-05-15 | - |
| dc.identifier.citation | CAVALLARI, Luiz Gustavo Silva. Como as lógicas institucionais afetam a conformidade e a internalização das práticas de segurança da aviação civil: um estudo multimétodo e multicasos em aeroportos brasileiros. 2025. 115 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52841 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Na literatura gerencialista, é dito que a cultura organizacional possui um papel importante na
proteção de infraestruturas críticas. No setor da aviação civil e da energia atômica, há um
histórico do uso do conceito de “cultura de segurança”, que possui um significado amplo e
abstrato, o qual, no caso do transporte aéreo, refletiria aspectos de segurança da aviação civil
na cultura organizacional. Na busca de aliar a utilização prática do termo “cultura de
segurança” com o embasamento das teorias do institucionalismo e de lógicas institucionais,
este trabalho apresenta uma interpretação da cultura de segurança sob duas perspectivas. A
primeira diz respeito à forma como as organizações reconhecem a instituição segurança da
aviação civil e dão sua devida importância, como nas decisões, nas ações de supervisão e
investimentos. Sendo assim, o trabalho analisa a concorrência de lógicas institucionais que
influenciam a segurança da aviação civil. A segunda perspectiva de definição da cultura de
segurança diz respeito à avaliação da conformidade das práticas de segurança da organização,
se são realmente internalizadas por seus profissionais ou são implementadas de forma
cerimonial. Julga-se que, uma melhor compreensão da dualidade entre a cultura
organizacional e a prática pode auxiliar na identificação de fragilidades, as quais, se bem
geridas, podem contribuir para a segurança. Para alcançar esses objetivos, o estudo utilizando
um multimétodo de desenho por triangulação, avaliou quatro aeroportos brasileiros de grande
porte, por meio da aplicação de “surveys” com profissionais de segurança, observação de
práticas de segurança, entrevistas com gestores, assim como consultas a registros documentais.
Pelos resultados, foi possível identificar que a parcela cultural e cognitiva da instituição
segurança da aviação civil é influenciada pelas lógicas institucionais, refletindo diretamente
na internalização das práticas de segurança e na conformidade. Em especial, os resultados
apontaram três cenários diferentes: um aeroporto apresentou acoplamento à instituição
segurança da aviação civil, um desacoplamento entre políticas e práticas e outros dois
aeroportos o desacoplamento seletivo ou desacoplamento “entre meios e fins”. Essa
investigação empírica de pesquisa é a base para a criação de um produto técnico tecnológico,
o qual orienta a aplicação de técnicas da pesquisa para fins de diagnóstico de questões culturais
em organizações que possuem implicações na segurança de infraestrutura crítica. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Como as lógicas institucionais afetam a conformidade e a internalização das práticas de segurança da aviação civil : um estudo multimétodo e multicasos em aeroportos brasileiros | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Práticas organizacionais | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Segurança da aviação civil | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Aeroportos | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | Organizational culture plays a key role in protecting critical infrastructures. In the civil aviation
and atomic energy sectors, the concept of “security culture” has a history of use, which has a
broad and abstract meaning, reflecting security aspects within organizational culture. Aiming
to combine the practical use of the term “security culture” with the theoretical framework of
institutionalism and institutional logics, this study presents an interpretation of security culture
from two perspectives. The first focuses on the way in which organizations recognize the
institution “aviation security” and assign it proper importance, such as in decision-making,
supervisory actions, and investments. Therefore, this study analyzes the competition among
institutional logics related to aviation security. The second perspective for defining security
culture refers to the evaluation of the organization's compliance with security practices,
determining whether they are truly internalized by its professionals or are merely implemented
in a ceremonial way. It is argued that a better understanding of the duality between
organizational culture and practice can help identify weaknesses, which, if well managed, may
contribute to improving security. To achieve its objectives, the present study adopted a
triangulation design using a multimethod (quantitative and qualitative) approach to assess four
major Brazilian airports. Data collection included surveys with security professionals,
observation of security practices, interviews with managers, as well as consultation of
documentary records. The results indicate that the cultural and cognitive components of the
civil aviation security institution are influenced by institutional logics, directly affecting the
internalization of security practices and compliance. Specifically, the findings revealed three
different scenarios: one airport demonstrated coupling with the civil aviation security
institution, another showed decoupling between policies and practices, and two others exhibited
selective decoupling or 'means–ends' decoupling. This empirical research investigation serves
as the foundation for the creation of a technical-technological product, which guides the
reapplication of the research techniques for the purpose of diagnosing cultural issues in
organizations that have security implications for critical infrastructure. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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