Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52839
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAPITULO_AdequacaoSociotecnicaProducao.pdf15,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Adequação sociotécnica para a produção do habitat no campo e na cidade
Autor(es): Andrade, Liza Maria Souza de
Lenoir, Juliette Anna Fanny
Montalva, Bárbara Helena da Silva
Raynal, Camila Pithon
Goddard, Cláudia Evie Akijama
Silva, Gustavina Alves da
Rocha, Ivan Lazaro de Oliveira
Pereira, Juliana Furlanetto
Kolhy, Lélio Marcus Munhoz
Radatz, Lucas Mincaroni Neto
Souza Neto, Luiz
Ribeiro, Marina da Silva
Machado, Tamiris de Oliveira
Afiliação do autor: Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Universidade de São Paulo
Universidade Federal da Bahia
Universidade de Brasília
MST DF
Associação Onze 8
Associação Onze 8
BR Cidades DF
Universidade de São Paulo, Escola Politécnica
UNIT/Sergipe
UNIT/Sergipe
Instituto Federal de Minas Gerais
Assunto: Arquitetura - aspectos sociais
Arquitetura - assessoria
Economia solidária
Data de publicação: 2022
Editora: LASUS FAU: Editora Universidade de Brasília
Referência: ANDRADE, Liza Maria Souza de et al. Adequação sociotécnica para a produção do habitat no campo e na cidade. In: ANDRADE, Liza Maria Souza de et al. (org.). Residência em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): habitat, agroecologia, economia solidária e saúde ecossistêmica: integrando pós-graduação e extensão. Brasília: LASUS FAU: Editora Universidade de Brasília, 2022. p. 211-257. DOI: https://doi.org/10.29327/577140. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/264. Acesso em: 22 out. 2025.
Resumo: No contexto de economia periférica, como é o caso do Brasil, as políticas públicas para a produção do habitat no campo e na cidade não refletem as realidades múltiplas e não são capazes de atender à demanda. O déficit habitacional e as condições informais de moradia demonstram a necessidade de refletir sobre essas realidades diversas e propor alternativas aos programas habitacionais restritivos. Os conceitos da disciplina durante a qual este trabalho coletivo foi elaborado propõem levar a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para o centro das práticas de melhorias habitacionais e urbanísticas. A participação dos sujeitos sociotécnicos no processo de elaboração e execução dos projetos busca adequá-los aos vários contextos socioambientais e necessidades encontrados nos territórios. Os estudos de caso, apresentados na segunda parte do capítulo, permitem enxergar uma amostra das diversas situações encontradas num país continental como é o Brasil e das possíveis Adequações Sociotécnicas (AST). As experiências em AST, conceito proposto por Dagnino (2019), buscam a emergência de uma consciência sobre a produção do habitat como um todo, na cidade e no campo, fomentando iniciativas de economia solidária, que trazem uma dinâmica de trabalho associado e renda imprescindível, dentro da visão sistêmica do habitat, integrando também a produção de alimentos e ecossaneamento, visando a um ambiente saudável e sustentável.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Licença: (CC BY NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/264. Acesso em: 22 out. 2025.
DOI: https://doi.org/10.29327/577140
Publicação associada: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45162
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.