Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52789
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
GustavoFonsecaDaSilva_DISSERT.pdf4,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Ana Karinept_BR
dc.contributor.authorSilva, Gustavo Fonseca dapt_BR
dc.date.accessioned2025-10-20T20:45:44Z-
dc.date.available2025-10-20T20:45:44Z-
dc.date.issued2025-10-20-
dc.date.submitted2025-03-14-
dc.identifier.citationSILVA, Gustavo Fonseca da. Burocracia, Orçamento e Conservação: uma análise longitudinal da construção das capacidades administrativas do ICMBio. 2025. 195 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52789-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação investiga a evolução das capacidades administrativas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) entre 2008 e 2022, examinando os impactos das diferentes gestões federais sobre a estruturação institucional do órgão. Fundamentado na literatura sobre capacidade estatal, o estudo adota um modelo analítico que contempla três dimensões: qualidade da burocracia técnico-operacional, qualidade da alta burocracia e evolução orçamentária. O objetivo central é compreender como diferentes governos influenciaram a institucionalização do ICMBio, determinando sua capacidade de atuação na gestão das Unidades de Conservação no Brasil. A pesquisa emprega uma abordagem descritiva-associativa, combinando métodos quantitativos e qualitativos, que incluem análise documental, estatística descritiva e prosopografia a fim de examinar a evolução das capacidades administrativas do órgão, ao longo dos governos Lula II (2007-2010), Dilma I (2011-2014), Dilma II/Temer (2015-2018) e Bolsonaro (2019-2022). As fontes de dados incluem o Painel Estatístico de Pessoal (PEP), o Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP), a base de dados sobre alta burocracia federal do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e documentos formais do do ICMBio, como relatórios de gestão e Regimentos Internos. Os resultados indicam que o governo Lula II foi caracterizado pelo fortalecimento das capacidades administrativas, através da expansão orçamentária e consolidação de uma burocracia qualificada em ambos os níveis. O Governo Dilma I aponta para o enfraquecimento parcial das capacidades administrativas, impulsionado pela deterioração da burocracia técnico-operacional e por ajustes orçamentários. No período correspondente aos governos Dilma II e Temer, houve um enfraquecimento progressivo das capacidades administrativas, marcado pela manutenção de uma burocracia técnico-operacional de baixa qualidade e aprofundamento das restrições financeiras. Já o governo Bolsonaro corresponde à fase de desconstrução das capacidade administrativas, através do desfinanciamento da autarquia e militarização da gestão Os achados desta pesquisa demonstram oscilações e instabilidades na capacidade administrativa do ICMBio, como refletiram diferentes orientações políticas ao longo dos governos analisados. A dissertação contribui para o debate sobre a construção de capacidades estatais do subsistema ambiental brasileiro e apresenta uma fronteira de pesquisa ainda pouco explorada: a análise de mesmo nível do órgão federal ambiental mais recente do país.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBurocracia, orçamento e conservação : uma análise longitudinal da construção das capacidades administrativas do ICMBiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCapacidade administrativapt_BR
dc.subject.keywordInstituto Chico Mendes de conservação da biodiversidadept_BR
dc.subject.keywordPolíticas ambientaispt_BR
dc.subject.keywordBurocraciapt_BR
dc.subject.keywordAdministração públicapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation investigates the evolution of the administrative capacities of the Chico Mendes Institute for Biodiversity Conservation (ICMBio) between 2008 and 2022, examining the impact of different federal administrations on the institutional structuring of the agency. Grounded in the literature on state capacity, the study adopts an analytical model based on three dimensions: the quality of the technical-operational bureaucracy, the quality of the high-level bureaucracy, and budgetary evolution. The central objective is to understand how different governments influenced ICMBio’s institutionalization, shaping its capacity to manage Brazil’s Conservation Units. The research employs a descriptive-associative approach, combining quantitative and qualitative methods, including document analysis, descriptive statistics, and prosopography, to examine the evolution of the agency’s administrative capacities across the Lula II (2007-2010), Dilma I (2011-2014), Dilma II/Temer (2015-2018), and Bolsonaro (2019-2022) administrations. Data sources include the Personnel Statistical Panel (PEP), the Integrated Planning and Budget System (SIOP), the database on high-level federal bureaucracy from the Institute for Applied Economic Research (IPEA), and formal ICMBio documents such as management reports and internal regulations. The findings indicate that the Lula II administration was characterized by the strengthening of administrative capacities, achieved through budget expansion and the consolidation of a qualified bureaucracy at both levels, advancing the institutionalization of ICMBio. The Dilma I administration reflects a partial weakening of administrative capacities, driven by the deterioration of the technical-operational bureaucracy and budgetary adjustments, which compromised the agency’s institutional stability. During the Dilma II and Temer administrations, a progressive weakening of administrative capacities was observed, marked by the persistence of a low-quality technical-operational bureaucracy and financial constraints. The Bolsonaro administration represents the deconstruction phase of ICMBio’s administrative capacities, characterized by defunding the agency and militarization of its management. The findings of this research demonstrate fluctuations and instabilities in ICMBio's administrative capacity, reflecting different political orientations throughout the analyzed governments. This dissertation contributes to the debate on the development of state capacities within Brazil's environmental subsystem and introduces a relatively unexplored research frontier: the meso-level analysis of the country's most recent federal environmental agency.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.