Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52723
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
NeusaSousaRegoFerreira_TESE.pdf3,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Militarização no ensino médio : gestão e expropriação do direito à educação
Autor : Ferreira, Neusa Sousa Rêgo
Orientador(es):: Silva, Maria Abadia da
Assunto:: Educação básica
Ensino médio
Gestão da educação
Militarização do ensino
Fecha de publicación : 15-oct-2025
Citación : FERREIRA, Neusa Sousa Rêgo. Militarização no Ensino Médio: gestão e expropriação do direito à Educação. 2025. 249 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumen : Esta tese elege como objeto de investigação, a política de militarização do Ensino Médio na Rede pública estadual de Goiás e a expropriação do direito à educação (2019-2023). Parte-se das premissas do método histórico dialético, compreendido dentro de uma totalidade de fatores sociais, econômicos e políticos para apreender, pelas categorias analíticas de dominação, desconfiguração, gestão da educação e expropriação do direito à educação, os processos de militarização da Educação Básica no Brasil e os dispositivos legislativos e jurídicos que legitimam essa política. Elege como objeto principal a política de militarização de escolas de Educação Básica pública de Ensino Médio do estado de Goiás, como objetivo de compreender como uma onda conservadora que, contrária à garantia dos direitos sociais assegurados na Constituição Federal de 1988, ganhou força a partir dos anos de 1990 em diante e evidencia a negação do direito à educação aos estudantes de Ensino Médio nesse estado. Para apreender tais arranjos, os mecanismos e a desconfiguraçãodo direito à Educação Básica pública, propõe-se como objetivos específicos: a) discutir os fundamentos teóricos marxista que contribuem para explicar o processo de retomada do movimento conservador no Brasil, a partir dos anos de 1990 e a política de militarização de escolas públicas de Educação Básica e b) analisar como o princípio constitucional da garantia do direito à educação se materializa nos colégios de Ensino Médio da Rede Pública de ensino de Goiás. Com vista à articulação dos capítulos, propõe-se as seguintes questões de investigação: a) quais são os fundamentos teóricos e epistemológicos do processo de retomada do movimento conservador no Brasil e como se relacionam com a política de militarização de escolas públicas? Amparada nos fundamentos teóricos filosóficos do materialismo histórico dialético elege três categorias: totalidade, contradição, reprodução. Adota como metodologia análise documental a e aplicação de questionário encaminhado aos participantes via link de Google Forms. Aponta como resultados: a) o avanço de práticas e políticas conservadoras de caráter ideológico, político e operacional voltada para a Educação Básica pública brasileira; b) a existência de dispositivos jurídicos e legislativos na política goiana que buscam justificar a transferência da gestão dos colégios públicos para a Polícia Militar desse estado; c) o desrespeito aos princípios e finalidades educacionais assegurados na legislação educacional brasileira; d) a configuração e reconfiguração das escolas públicas de Ensino Médio de Goiás, por meio da instalação e legitimação de mecanismos de controle, da quebra da isonomia e da gratuidade do ensino público e e) a existência de um perfil característico (brancos e pardos) de estudantes dos colégios de Ensino Médio militarizados e f) tratamento desigual por parte das secretarias de educação estaduais em relação às escolas militarizadas.
Abstract: This thesis elect as its object of investigation the policy of militarization of secondary education in the public state network of Goiás and the expropriation of the right to education (2019-2023). It starts from the premises of the dialectical historical method, understood within a totality of social, economic and political factors to understand, through the analytical categories of domination, disfiguration, management of education and expropriation of the right to education, the processes of militarization of Basic Education in Brazil and the legislative and legal devices that legitimize this policy. The main objective is the policy of militarization of public Basic Education schools of Secondary Education in the state of Goiás, as a result of a conservative wave that, contrary to the guarantee of social rights assured in the Federal Constitution of 1988, it won strength from the 1990s onwards and evidenced the denial of the right to education to high school students in this state.In order to understand these arrangements, the mechanisms and the guarantee of the right to public Basic Education, the following specific objectives are proposed: a) to discuss the Marxist theoretical foundations that contribute to explaining the process of resumption of the conservative movement in Brazil, since the 1990s and the policy of militarization of public Basic Education schools; and b) to analyze how the constitutional principle of guaranteeing the right to education is materialized in the high schools of the public education system of Goiás. With a view to articulating the chapters, the following research questions are proposed: a) what are the theoretical and epistemological foundations of the process of resumption of the conservative movement in Brazil and how do they relate to the policy of militarization of public schools? It is based on the theoretical philosophical foundations of dialectical historical materialism and elects three categories:totality, contradiction, reproduction.The methodology adopted is the application of a questionnaire via a link to access Google Forms and documental analises. The results indicate, a) the advancement of conservative practices and policies of an ideological, political and operational nature aimed at Brazilian public Basic Education; b) the existence of legal and legislative devices in Goiás politics that seek to justify the transfer of the management of public schools to the Military Police of that state; c) the disrespect for the educational principles and purposes guaranteed in Brazilian educational legislation; d) the configuration and reconfiguration of public high schools in Goiás, through the installation and legitimization of control mechanisms, the breakdown of equality and free public education; and e) the existence of a characteristic profile of students (white and brown) in militarized high schools and f) unequal treatment by state education departments in relation to militarized schools.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52723/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.