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Título : Dos LEDs aos pulsares : uma sequência didática imersiva para o ensino de física e astrofísica no ensino fundamental e médio
Otros títulos : From LEDs to pulsars : an immersive didactic sequence for teaching physics and astrophysics in elementary and high school
Autor : Silva, Lucas Ferreira da
Orientador(es):: Andrade, Vanessa Carvalho de
Assunto:: Astrofísica
LED
Aprendizagem significativa
Experimento
Ensino de Física
Fecha de publicación : 15-oct-2025
Citación : SILVA, Lucas Ferreira da. Dos LEDs aos pulsares: uma sequência didática imersiva para o ensino de física e astrofísica no ensino fundamental e médio. 2025. 238 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumen : Cada vez mais, as tecnologias estão presentes nas salas de aula e no ambiente escolar. A presença do smartphone em sala de aula já é uma realidade para muitas escolas do Brasil e do mundo. Com o acesso a experimentos interativos em sala de aula, simulações, imagens, vídeos, softwares e componentes eletrônicos, os estudantes podem explorar conceitos complexos, compreender processos e encarar o universo de maneira prática e inspiradora. Neste trabalho partiremos da funcionalidade de circuitos eletrônicos simples, como um circuito LED blinker, para relacionar com conceitos astronômicos e astrofísicos de pulsares, técnicas de detecção e radioastronomia. O enfoque do trabalho está na apresentação de um experimento interativo, acessível e de baixo custo, para o ensino de astronomia e astrofísica através de componentes eletrônicos, uso de smartphones, análise de dados a partir de softwares livres e utilização de uma simulação 3D sobre pulsares. Trata-se da proposta de uma sequência didática imersiva que busca envolver ativamente os estudantes no processo experimental, de forma que consigam relacionar os conteúdos escolares com a investigação e resolução de problemas em situações reais. A SD “Dos LEDs aos Pulsares” foi dividida em 5 momentos e sua aplicação ocorreu em um período de 3 semanas, em duas etapas, uma no ensino médio ao final do segundo semestre de 2023, outra no ensino fundamental no segundo semestre de 2024, contando com uma população de estudo de 33 estudantes. A análise dos dados desta pesquisa foi conduzida seguindo os preceitos metodológicos estabelecidos por Bardin (2004), com foco na análise de conteúdo. Para a construção dos dados utilizou-se dois instrumentos: questionários, respondidos pelos estudantes durante o trabalho; documentos produzidos pelos estudantes durante a pesquisa e o diário de campo produzido pelo pesquisador. Por fim, a SD “Dos LEDs aos Pulsares” demonstrou ser uma abordagem potencialmente inovadora e eficaz para o Ensino de Física, Astronomia e Astrofísica nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, pois foi capaz de promover uma experiência de aprendizagem significativa e imersiva aos estudantes.
Abstract: Technologies are increasingly present in classrooms and school environments. The use of smartphones in the classroom is already a reality for many schools in Brazil and worldwide. Through access to interactive experiments, simulations, images, videos, software, and electronic components, students can explore complex concepts, understand processes, and engage with the universe in practical and inspiring ways. This work uses the functionality of simple electronic circuits, such as an LED blinker circuit, to relate to astronomical and astrophysical concepts of pulsars, detection techniques, and radio astronomy. The focus of this work is on presenting an interactive, accessible, and low-cost experiment for teaching astronomy and astrophysics through electronic components, smartphone use, data analysis using free software, and a 3D pulsar simulation. The proposal consists of an immersive didactic sequence that actively involves students in the experimental process, enabling them to connect school content with real-world problem investigation and resolution. The DS "From LEDs to Pulsars" was divided into 5 stages and implemented over 3 weeks in two phases: one in high school at the end of the second semester of 2023, and another in middle school in the second semester of 2024, with a study population of 33 students. Data analysis was conducted following the methodological principles established by Bardin (2004), focusing on content analysis. Data collection utilized two instruments: questionnaires completed by students during the work, documents produced by students during the research, and the researcher's field diary. Finally, the DS "From LEDs to Pulsars" proved to be a potentially innovative and effective approach for teaching Physics, Astronomy, and Astrophysics in the final years of middle school and high school, as it successfully promoted a significant and immersive learning experience for students.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Física (IF)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissionalizante
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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