Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52714
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MichellyRibeiroDosSantosPereira_DISSERT.pdf3,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Identidade, território e educação ambiental no Quilombo Mesquita
Autor(es): Pereira, Michelly Ribeiro dos Santos
Orientador(es): Oliveira, Alessandro Roberto de
Assunto: Educação ambiental
Identidade
Território
Cultura
Tradições culturais
Quilombo Mesquita (GO)
Quilombos
Data de publicação: 14-out-2025
Referência: PEREIRA, Michelly Ribeiro dos Santos. Identidade, território e educação ambiental no Quilombo Mesquita. 2025. 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Esta pesquisa baseia-se inicialmente na experiência de trabalho como Orientadora Educacional na Escola Municipal Aleixo Pereira Braga, na Comunidade Quilombola Mesquita, localizada no município de Cidade Ocidental-GO, no entorno Sul do Distrito Federal. O objetivo deste trabalho é compreender a relação entre identidade e território do quilombo a partir da Educação Ambiental. Para isso, a pesquisa combina levantamento bibliográfico, documental e pesquisa participante para refazer um breve relato histórico sobre a Comunidade Mesquita desde a doação de terras até o último resultado do Censo Demográfico do IBGE de 2022. A partir da vivência no contexto atual da comunidade, abordamos a relação com o meio ambiente e o papel da educação ambiental nesse contexto, assim como suas tradições culturais, como festas, danças, comidas que durante décadas são cultivados por famílias. Finalizamos esta pesquisa falando sobre a luta e resistência da comunidade em comprovar a titularidade de suas terras.
Abstract: This research is initially based on my experience working as an the Escola Municipal Aleixo Pereira Braga, located in the Comunidade Quilombola Mesquita, in the municipality of Cidade Ocidental-GO, in the southern surroundings of the Distrito Federal. During my tenure at the institution from 2018 to 2021, I developed an interest in learning more about the local history and culture. The aim of this work is to understand the relationship between identity and territory within the quilombo from the perspective of Environmental Education. To achieve this, the research combines bibliographic, documentary, and participatory research methods to provide a brief historical account of the Comunidade Mesquita, from the donation of lands to the latest results from the 2022 IBGE Demographic Census. Based on my experience in the current community context, I address the relationship with the environment and the role of environmental education in this context. Addressing their cultural traditions, such as festivals, dances, foods that have been cultivated by families for decades. I conclude this research by talking about the community's struggle and resistance in proving ownership of their land.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.