http://repositorio.unb.br/handle/10482/52707
Fichier | Taille | Format | |
---|---|---|---|
MairaVieiraAmorimFranco_TESE.pdf | 4,19 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Os Centros Estaduais de Formação Continuada de Professores da Educação Básica : analisando fundamentos conceituais e metodológicos |
Auteur(s): | Franco, Maira Vieira Amorim |
Orientador(es):: | Cruz, Shirleide Pereira da Silva |
Assunto:: | Professores - formação continuada Centros Estaduais de Formação Continuada Formação de educadores Políticas públicas educacionais |
Date de publication: | 14-oct-2025 |
Data de defesa:: | 18-déc-2024 |
Référence bibliographique: | FRANCO, Maira Vieira Amorim. Os Centros Estaduais de Formação Continuada de Professores da Educação Básica: analisando fundamentos conceituais e metodológicos. 2024. 286 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Résumé: | Esta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília, Linha de Pesquisa Profissão Docente Currículo e Avaliação, e tem como objetivo analisar as concepções de formação dos Centros Estaduais de Formação Continuada de Professores no Brasil. O estudo, orientado pelo método do Materialismo Histórico-Dialético, empregou a técnica da análise documental e, a visita técnica e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta e geração de dados. O lócus da pesquisa foram os Centros Estaduais de Formação Continuada de Professores da Educação Básica, de quatro regiões do Brasil e os participantes, os gestores e professores formadores que atuam nestes locais. Sustentando epistemologicamente nossa pesquisa, temos como referencial teórico, para discutirmos Formação Continuada e Políticas de Formação Araújo, BrzezinskI e Sá (2020) e Freitas (2014, 2018) e, para tratarmos da Formação Continuada e Práxis, nos sustentamos nos estudos de Curado Silva (2018, 2019) Saviani (2011, 2018) Contreras (2002). Os resultados indicam que, embora os centros desempenhem um papel estratégico na formação docente, tendem a atender interesses reformistas e neoliberais que gerenciam as políticas educacionais no Brasil, consolidando-se como espaços de reprodução ideológica e manutenção das relações do modo de produção capitalista, uma vez que as ações de formação necessitam, institucionalmente, implementar e reforçar os currículos estaduais que foram atualizados para atender as premissas do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular que foram, na sua concepção e elaboração, fortemente influenciados por propostas privatistas. Este movimento resulta na desvalorização, expropriação e alienação do trabalho docente, uma vez que empresas adentram a formação docente por intermédio das próprias Secretarias Estaduais de Educação. A pesquisa ressalta, portanto, a necessidade de o Estado reassumir a centralidade na gestão pública da política de educação nacional e da formação docente, dentre elas a formação continuada, priorizando práticas formativas que valorizem o professor e dialoguem com as necessidades sociais, econômicas e políticas da educação brasileira. |
Abstract: | This research is linked to the Graduate Program in Education at the University of Brasília, within the Research Line on Teaching Profession, Curriculum, and Assessment. It aims to analyze the training conceptions of the State Centers for Continuing Teacher Education in Brazil. The study, guided by the Historical-Dialectical Materialism method, employed document analysis, technical visits, and semistructured interviews as data collection and generation instruments. The research locus comprised State Centers for Continuing Education of Basic Education Teachers across four regions of Brazil, with participants including managers and teacher educators working in these centers. The theoretical framework that epistemologically supports this research draws on authors such as Araújo, Brzezinski, and Sá (2020) and Freitas (2014, 2018) in the discussion of Continuing Education and Teacher Training Policies, and Curado Silva (2018, 2019), Saviani (2011, 2018), and Contreras (2002) in the approach to Continuing Education and Praxis. The findings indicate that although these centers play a strategic role in teacher training, they tend to serve reformist and neoliberal interests that shape educational policies in Brazil. As a result, they become spaces of ideological reproduction and maintenance of the capitalist mode of production, as training actions are institutionally required to implement and reinforce state curricula aligned with the premises of the New High School and the National Common Curricular Base—both of which were strongly influenced by privatizing proposals during their conception and development. This dynamic results in the devaluation, expropriation, and alienation of teaching work, as private companies penetrate teacher education through the State Departments of Education themselves. The research therefore highlights the need for the State to reclaim centrality in the public management of national education policy and teacher education, including continuing education, prioritizing formative practices that value teachers and address the social, economic, and political needs of Brazilian education. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.