http://repositorio.unb.br/handle/10482/52702
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
LeandroJoseDeCarvalho_DISSERT.pdf | 5,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Corpos dissidentes, infância e escola : entre o Terror e o Arco-Íris |
Autor(es): | Carvalho, Leandro José de |
Orientador(es): | Pederiva, Patrícia Lima Martins |
Assunto: | Transgeneridade Crianças Infância Perejivanie LGBTQIAP+ |
Data de publicação: | 14-Out-2025 |
Data de defesa: | 27-Mar-2025 |
Referência: | CARVALHO, Leandro José de. Corpos Dissidentes, Infância e Escola: Entre o Terror e o Arco-Íris. 2025. 198 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Resumo: | Este trabalho surge a partir de reflexões e questionamentos sobre os estudos de gênero, sexualidade e diversidade das infâncias em seus espaços educativos. Ao observar que essas temáticas, geralmente, são tratadas como áreas de conhecimento secundário e ao analisar as dificuldades e violências simbólicas e físicas enfrentadas por crianças gênero-dissidente no espaço escolar, propomos um diálogo com os estudos contemporâneos de gênero e sexualidade e de que forma esses temas têm se apresentado na sociedade. Assim, a partir da Teoria Histórico-Cultural, de Lev Semionovitch Vigotski, o objetivo deste trabalho é compreender as vivências escolares de crianças gênero-dissidente. Para tanto, realizamos um estudo de caso instrumental, em uma escola privada da rede de ensino do D.F., com uma criança gênero-dissidente que cursa as séries iniciais do ensino fundamental. Compreende-se como gênero-dissidente aquelas crianças que, em suas performances de gênero, não correspondem às expectativas da cisheteronorma. Neste contexto, problematizamos o conceito de “criança universal”, afirmando que existem infâncias, no plural, sendo apresentado por nós um recorte da história, ocidental, das infâncias gênero-dissidente. Também discutimos a função social da escola e os impactos da “ideologia de gênero” nas relações entre educação e sociedade. A proposta metodológica para a pesquisa é alicerçada na Teoria Histórico-Cultural, sendo as vivências nossa unidade analítica. O estudo com crianças gênero-dissidente abre possibilidades no campo educativo, saindo de uma perspectiva de evitação de violências para a de promoção do potencial integral das infâncias. |
Abstract: | This work comes to be from reflections and questionings over studies of gender, sexuality and diversity of childhoods in their educational spaces. Observing that these topics are generally treated as areas of secondary knowledge, analyzing the difficulties and symbolic and physical violence faced by gender-dissident children in the school space, we propose a dialogue with contemporary studies of gender and sexuality and how these topics have been presented in society. Thus, based on Lev Semionovitch Vygotski's Historical-Cultural Theory, the purpose of this work is to understand the school experiences of gender-dissident children. To this end, we carried out an instrumental case study, in a private school in D.F. education system, with a gender-dissident child who attends the initial grades of elementary school. Gender-dissident children are understood to be those who, in their gender performances, do not correspond to the expectations of the cisheteronormativity. In this frame, we question the concept of “universal child”, stating that there are childhoods, in plural, and we present a part of the Western history of gender-dissident childhoods. We also discuss school’s social function and the impacts of “gender ideology” on the relationship between education and society. The methodological proposal for the research is based on Historical-Cultural Theory, and our analytical unit being experiences. Studying gender-dissident children opens up possibilities in the educational field, moving from a perspective of avoiding violence to promoting the full potential of childhoods. |
Resumen: | Este trabajo surge de reflexiones y cuestionamientos sobre los estudios de género, sexualidad y diversidad infantil en sus espacios educativos. Al observar que estos suelen ser tratados como áreas de conocimiento secundario y al analizar las dificultades, así como violencia física y simbólica que enfrentan los niños género-disidentes en el espacio escolar, proponemos un diálogo con los estudios contemporáneos sobre género y sexualidad y su representación en la sociedad. Así, con base en la Teoría Histórico-Cultural de Lev Semionovitch Vygotski, el objetivo de este trabajo es comprender las vivencias escolares de niños género-disidente. Para ello, realizamos un estudio de caso instrumental, en un colegio privado de la red educativa del D.F., con un niño género-disidente que cursa los primeros grados de primaria. Se entiende por niños género-disidente aquellos que, en sus expresiones de género, no se corresponden con las expectativas de la cisheteronorma. Problematizamos el concepto de “niño universal”, afirmando que existen diversas infancias, en plural, y presentamos un fragmento de la historia occidental de las infancias género-disidente. También analizamos la función social de la escuela y los impactos de la “ideología de género” en la relación entre educación y sociedad. La propuesta metodológica de la investigación se fundamenta en la Teoría Histórico-Cultural, siendo las vivencias nuestra unidad analítica. Estudiar a niños género-disidente abre posibilidades en el ámbito educativo, pasando de una perspectiva que busca unicamente evitar la violencia a otra que promueve todo el potencial de la infancia. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.