| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Molina, Mônica Castagna | pt_BR |
| dc.contributor.author | Aviz, Larissa de Nazaré Carvalho de | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-14T21:03:29Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-14T21:03:29Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-14 | - |
| dc.date.submitted | 2025-04-02 | - |
| dc.identifier.citation | AVIZ, Larissa de Nazare Carvalho de. Auto-organização das jovens ribeirinhas amazônicas: uma análise a partir das egressas do curso de Licenciatura em Educação do Campo/CAAB/UFPA. 2025. 264 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52701 | - |
| dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A pesquisa teve como objetivo compreender as contribuições do processo formativo
da Licenciatura em Educação do Campo ‒ LEdoC da Universidade Federal do Pará ‒
UFPA, Campus Abaetetuba, para a promoção da auto-organização das jovens
ribeirinhas egressas do curso em seus territórios, considerando a análise da práxis
social em diferentes espaços socioprofissionais e comunitários. A pesquisa ancora-se
no materialismo histórico-dialético e trabalhou com as categorias historicidade,
contradição e totalidade, imprescindíveis para a construção de análises norteadas
pela análise de conteúdo, como técnica sistemática e objetiva para compreensões e
inferências a partir de um conjunto de dados. Explorar e compreender o significado do
que foi coletado, ultrapassando a mera descrição dos fatos, na busca pela essência
do objeto perscrutado. A proposta foi essencial para ouvir e dar visibilidade à história
de jovens ribeirinhas que vivem às margens dos rios no norte do Brasil, localizadas
ao norte do estado do Pará, na região do Baixo Tocantins – território amazônico
definido como espaço político entre lutas, histórias, disputas e contradições, visto
efetivamente em sua complexidade. No plano teórico, a pesquisa se fundamentou no
campo de estudos para a compreensão da história, política e princípios do projeto da
LEdoC. A pesquisa sobre a formação e auto-organização de jovens ribeirinhas,
território e práxis possibilitou reflexões acerca de uma realidade que envolve hoje uma
parcela da classe trabalhadora composta por jovens ribeirinhas que fazem parte de
movimentos sociais e nutrem a juventude como fruto da organização social e política
dos interesses e anseios dos povos do campo. Conclui-se que as jovens ribeirinhas
egressas da LEdoC/UFPA se reconhecem como grupo social, fração da classe
trabalhadora e, em virtude da própria representatividade que têm, mantêm na práxis
social integrada aos conhecimentos, reflexões e formação na LEdoC a autoorganização que contribui com o movimento de resistência de suas identidades, de
seus territórios, da cultura com e partir de uma organização coletiva. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Auto-organização das jovens ribeirinhas amazônicas : uma análise a partir das egressas do curso de Licenciatura em Educação do Campo/CAAB/UFPA | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Licenciatura em Educação do Campo | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Ribeirinhos | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Práxis pedagógica | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Baixo Tocantins | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | The research aimed to understand the contributions of the formative process of the
Bachelor's Degree in Rural Education (LEdoC) at the Federal University of Pará
(UFPA) Abaetetuba Campus, to the promotion of self-organization of young riverside
graduates of this course in their territories, considering the analysis of social praxis in
different socio-professional and community spaces. The research is anchored in
dialectical historical materialism and worked with the categories of historicity,
contradiction and totality, essential for the construction of analyses guided by content
analysis, as a systematic and objective technique for understanding and inferences
from a set of data. Exploring and understanding the meaning of what was collected,
going beyond the mere description of the facts, in the search for the essence of the
object scrutinized. The proposal was essential to listen to and give visibility to the story
of young riverside women who live on the banks of rivers in Northern Brazil, located
north of the state of Pará, in the Lower Tocantins region - an Amazonian territory,
defined as a political space par excellence, a field of action and power, where certain
social relations are carried out, effectively seen in their complexity, thus considering
the category of territory. The importance of these dialogues is understood to highlight
the voices of women who teach us about feminism as a field of study and power
relations. Research on the formation and self-organization of young riverside dwellers,
class struggle, territory and praxis, enabled reflections on a reality that today involves
a portion of the working class made up of young riverside dwellers, who are part of
social movements and nurture youth, because of the social and political organization
of the interests and desires of rural people. It is concluded that the young women from
the riverside community who graduated from LEdoC/UFPA identify as a distinct social
group within the working class. Through their representation and the knowledge,
reflections, and training gained at LEdoC, they actively engage in social praxis that
fosters self-organization. This self-organization is vital to the resistance movement in
safeguarding their identities, territories, and culture, which they uphold through
collective action. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|