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Título: As produções subjetivas no espaço-tempo da Educação Infantil
Autor(es): Medeiros, Hellen Krisley Serpa Carvalhedo
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Educação infantil
Espaço e tempo
Processos subjetivos
Data de publicação: 14-out-2025
Referência: MEDEIROS, Hellen Krisley Serpa Carvalhedo. As produções subjetivas no espaço-tempo da Educação Infantil. 2025. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho consiste na investigação de produções subjetivas de crianças no espaço-tempo vivenciadas por crianças na Educação Infantil, especialmente em um município goiano que participa da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF), localizado a 50 km de distância da capital federal, com influências culturais e sociais específicas e singulares. Com base na Teoria da Subjetividade na perspectiva cultural histórica de González Rey e nos pressupostos da Epistemologia Qualitativa, temos a intenção de refletir sobre os processos que ocorrem no contexto da Educação Infantil envolvendo o espaço-tempo vivenciados na rotina diária, bem como as relações que se estabelecem ao longo desse processo e as dimensões subjetivas dos indivíduos envolvidos na pesquisa. A pesquisa foi realizada em uma turma de crianças na faixa etária de 4 a 5 anos e 11 meses, e desenvolvida em constante diálogo a partir de diversos instrumentos metodológicos que favoreceram a expressão das crianças pequenas. Neste trabalho, o estado do conhecimento aborda a produção acadêmica sobre a temática, ao longo do período 2017 a 2022. De modo geral, o estado do conhecimento evidencia a prevalência de concepções fragmentadas de espaço e tempo. De forma diferenciada, essa dissertação busca evidenciar a relevância do estudo sobre espaço-tempo tomados a partir de processos subjetivos gerados nas vivências das crianças nesse ambiente educacional e no qual se articulam um conjunto de aspectos como: a historicidade, as percepções, as emoções, os pensamentos, as interações e as relações sociais. A pesquisa revelou impressões relacionadas às fragilidades estruturais no espaços fisicos percebidos pelas crianças, bem como aspectos vividos e sentidos subjetivamente por elas em meio ao espaço-tempo na Educação Infantil. Os processos subjetivos vividos pelas crianças pesquisadas estão relacionados a subjetividade individual e social manifestadas no contexto educacional institucional.
Resumen: Este trabajo consiste en la investigación de las producciones subjetivas en el espacio-tiempo vivenciadas por niños de Educación Infantil, especialmente en un municipio de Goiás que participa de la Región de Desarrollo Integrado del Distrito Federal y Alrededores (RIDE-DF), ubicado a 50 km de de la capital federal., con influencias culturales y sociales específicas y únicas. A partir de la Teoría de la Subjetividad en la perspectiva histórico cultural de González Rey y de los presupuestos de la Epistemología Cualitativa, nos proponemos reflexionar sobre los procesos que ocurren en el contexto de la Educación Infantil que involucran el espaciotiempo vivido en la cotidianidad, como, así como las relaciones que se establecen a lo largo de este proceso y las dimensiones subjetivas de los individuos involucrados en la investigación. La investigación se llevó a cabo en una clase de niños de 4 a 5 años y 11 meses, y se desarrolló en diálogo constante utilizando diversos instrumentos metodológicos que favorecieron la expresión de los pequeños. En este trabajo, el estado del conocimiento aborda la producción académica sobre el tema, en el período 2017 a 2022. En general, el estado del conocimiento destaca la prevalencia de concepciones fragmentadas del espacio y del tiempo. De otra manera, esta tesis busca resaltar la relevancia del estudio sobre el espacio-tiempo a partir de procesos subjetivos generados en las vivencias de los niños en este entorno educativo y en el que se articulan un conjunto de aspectos como: la historicidad, las percepciones, las emociones. , pensamientos, interacciones y relaciones sociales. La investigación reveló impresiones relacionadas con debilidades estructurales en los espacios físicos percibidos por los niños, así como aspectos vividos y sentidos subjetivamente por ellos en medio del espacio-tiempo en la Educación Infantil. Los procesos subjetivos vividos por los niños estudiados se relacionan con la subjetividad individual y social presente en el contexto educativo institucional.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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