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Título: Usabilidade do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) : uma proposta de melhoria
Autor(es): Resende Junior, Sinval Ferreira
Orientador(es): Leite, Letícia Lopes
Assunto: Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
Processo Eletrônico Nacional (PEN)
Software - controle de qualidade
Interação humano-computador
Usabilidade
Data de publicação: 13-Out-2025
Referência: RESENDE JUNIOR, Sinval Ferreira. Usabilidade do Sistema Eletrônico de Informações (SEI): uma proposta de melhoria. 2025. 162 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O Governo Eletrônico é considerado um processo estratégico para melhorar a relação dos cidadãos e das empresas com a administração pública, o que contribui, decisivamente, para a sua modernização. Dentro dessa perspectiva, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi definido como solução-padrão para a gestão de documentos eletrônicos no Governo Federal. Desenvolvido por servidores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em 2009, o SEI propõe maior eficiência para a criação e a tramitação de documentos e processos administrativos de forma digital. Estudos sugerem problemas de usabilidade no sistema, informação corroborada por uma consulta ao TRF, que questionou se as equipes de desenvolvimento do sistema utilizam uma metodologia sistemática para analisar a usabilidade do sistema, cuja resposta foi negativa. No entanto, a literatura recomenda realizar avaliações de usabilidade durante diferentes estágios do ciclo de desenvolvimento, o que indica a necessidade de uma investigação mais aprofundada. Aprimoramentos na usabilidade podem proporcionar melhor desempenho nos serviços públicos, aumentar a satisfação dos usuários e contribuir com o seu engajamento com os serviços do Governo Eletrônico. Desse modo, identificar os problemas de usabilidade, de forma sistemática, é essencial para alcançar esses objetivos. Para investigar a satisfação dos usuários, em relação à usabilidade do SEI, foram levantadas questões demográficas e, em seguida, utilizado como instrumento o questionário System Usability Scale (SUS). O resultado da análise do SUS indicou que o SEI possui uma usabilidade abaixo da média. Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos acerca desse achado, foi realizada uma avaliação heurística, que identificou 99 potenciais problemas de usabilidade. Os resultados sugerem a necessidade de aperfeiçoamentos na interface do SEI, a fim de que melhorem a eficiência de uso e a satisfação das pessoas que interagem com o sistema. Diante disso, este estudo apresenta uma proposta de melhoria na usabilidade do SEI, por meio da implementação validada por um protótipo funcional e teste de usabilidade.
Abstract: E-Government is considered a strategic process to improve the relationship between citizens and businesses with the public administration, which decisively contributes to its modernization. Within this perspective, the Electronic Information System (SEI) was defined as a standard solution for the management of electronic documents in the Federal Government. Developed by servers of the Regional Federal Court of the 4th Region (TRF4), in 2009, SEI proposes greater efficiency for the creation and processing of documents and administrative processes in digital format. Studies suggest usability problems in the system, information corroborated by a consultation with the TRF4, which questioned whether the system development teams use a systematic methodology to analyze the system’s usability, to which the answer was negative. However, the literature recommends conducting usability evaluations during different stages of the development cycle, which indicates the need for further investigation. Usability improvements can provide better performance in public services, increase user satisfaction, and contribute to their engagement with E-Government services.In this way, identifying usability problems in a systematic way is essential to achieve these goals. To investigate user satisfaction in relation to SEI usability, demographic questions were raised and then the System Usability Scale (SUS) questionnaire was used as an instrument. The result of the SUS analysis indicated that the SEI has below-average usability. In order to deepen the knowledge about this finding, a heuristic evaluation was carried out, which identified 99 potential usability problems. The results suggest the need for improvements to the SEI interface, in order to improve the efficiency of use and the satisfaction of people who interact with the system. Therefore, this study presents a proposal for improving SEI usability, through the implementation validated by a functional prototype and usability testing.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Ciência da Computação (IE CIC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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