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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVictorino, Marcio de Carvalhopt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Luigy Dept_BR
dc.date.accessioned2025-10-13T21:00:43Z-
dc.date.available2025-10-13T21:00:43Z-
dc.date.issued2025-10-13-
dc.date.submitted2025-06-30-
dc.identifier.citationFREITAS, Luigy de. Proposta de Governança de Dados na Agência Nacional de Telecomunicações - Uma Análise da Qualidade dos Dados do Programa Banda Larga nas Escolas. 2025. 140 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52678-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, 2025.pt_BR
dc.description.abstractOs dados são hoje reconhecidos como ativos estratégicos para as organizações, mas a garantia de sua qualidade constitui um desafio constante. Com o avanço tecnológico e a expansão do acesso à internet, a inclusão digital emerge como componente essencial das políticas públicas. Nesse contexto, o Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE) configura-se como uma iniciativa para promover a conectividade em escolas públicas brasileiras. Para viabilizar as atividades de fiscalização e acompanhar o cumprimento das metas de conexão, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebe dados das prestadoras responsáveis por conectar as escolas. No entanto, a inexistência de um mecanismo sistemático de avaliação da qualidade desses dados compromete o acompanhamento do programa. Este estudo tem como objetivo principal realizar a avaliação da qualidade dos dados do PBLE, fundamentada em dimensões da qualidade. Foram empregadas metodologias quantitativas e qualitativas para mensurar o desempenho dos dados e identificar deficiências nos processos de coleta e validação das informações. Com base nos resultados obtidos, propõe-se um conjunto de três medidas articuladas: Regras de Qualidade de Dados, Modelos de Auditoria de Dados e Relatórios de Auditoria de Dados do PBLE. Essas ações visam não apenas melhorar a qualidade dos dados, mas também reforçar a capacidade analítica da Agência na fiscalização e no controle das obrigações do programa. Como inovação, o estudo introduz, no âmbito da Anatel, uma abordagem estruturada para avaliação da qualidade de dados, oferecendo subsídios metodológicos e operacionais que podem ser replicados internamente na Agência. Adicionalmente, fortalece a governança de dados no setor de telecomunicações ao estabelecer processos contínuos de monitoramento e melhoria da qualidade dos dados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProposta de governança de dados na Agência Nacional de Telecomunicações : uma análise da qualidade dos dados do Programa Banda Larga nas Escolaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGovernança de Dadospt_BR
dc.subject.keywordDados - qualidadept_BR
dc.subject.keywordPrograma Banda Larga nas Escolas (PBLE)pt_BR
dc.subject.keywordAgência Nacional de Telecomunicações (ANATEL)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoHolanda, Maristela Terto dept_BR
dc.description.abstract1Data are increasingly recognized as strategic assets for organizations, but ensuring their quality remains a constant challenge. With technological advances and the growing expansion of internet access, digital inclusion has become an essential component of public policies. In this context, the Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE) – Broadband in Schools Program stands out as a key initiative aimed at promoting connectivity in Brazilian public schools. To support oversight activities and monitor compliance with connection goals, the National Telecommunications Agency (Anatel) receives data from telecommunications providers responsible for connecting the schools. However, the absence of a systematic mechanism for assessing the quality of these data compromises the effective monitoring of the program. This study aims to evaluate the data quality of the PBLE based on well-established quality dimensions. Both quantitative and qualitative methodologies were employed to measure data performance and to identify deficiencies in data collection and validation processes. Based on the findings, a set of three coordinated measures is proposed: Data Quality Rules, Data Audit Models and Data Audit Reports. These actions are designed not only to improve the reliability and accuracy of the data but also to enhance Anatel’s analytical capacity in overseeing and enforcing program obligations. As an innovative contribution, this research introduces a structured and replicable approach to data quality assessment within Anatel, providing methodological and operational guidance that can be adopted across other initiatives. Additionally, it strengthens data governance in the telecommunications sector by establishing continuous processes for monitoring and improving data quality.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Ciência da Computação (IE CIC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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