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Título: Mediação e experiências formativas em arte na EJA: um encontro no Museu Nacional da República
Autor(es): Romeu, Tatiane Conceição da Silva
Orientador(es): Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade
Assunto: Arte e educação
Museus
Arte - estudo e ensino
Mediação artística
Projeto pedagógico
Educação de jovens e adultos
Data de publicação: 13-Out-2025
Referência: ROMEU, Tatiane Conceição da Silva. Mediação e experiências formativas em arte na EJA: um encontro no Museu Nacional da República. 2025. 154 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A presente pesquisa, realizada no primeiro semestre de 2024, no âmbito do Programa de PósGraduação em Artes (ProfArtes) da Universidade de Brasília (UnB), tem como objetivo geral investigar o papel da mediação e da experiência artística na implicação dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas aulas de arte. Especificamente, busca discutir a experiência de visitas ao Museu Nacional da República na formação em arte desses estudantes e investigar o conceito de mediação nas aulas de arte. O percurso metodológico partiu das minhas experiências como mediadora em exposições de arte e como professora mediadora, integrando o ensino em sala de aula às ações educativas promovidas por projetos em museus. A pesquisa foi realizada com 20 estudantes da EJA da Rede Pública do Distrito Federal, com idades entre 15 e 80 anos, matriculados no Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (CESAS). As observações ocorreram tanto na sala de aula quanto nas visitas às exposições de arte realizadas no Museu Nacional da República, em Brasília. A relevância da pesquisa reside na escassez de estudos sobre o tema e na necessidade de aproximar estudantes da EJA de obras de arte em exposições, contribuindo para a construção de saberes. Além da análise das visitas ao museu e das experiências dos estudantes, a pesquisa propôs uma atividade didática intitulada "Caderno de Artista", realizada no contexto das aulas de arte. Essa proposta possibilitou aos estudantes criar seus próprios cadernos como prática de expressão e reflexão, abrangendo desde o processo em sala de aula até o percurso entre a escola e o museu. A atividade visou ampliar a compreensão do conceito de arte, articulando experiências individuais e coletivas à alfabetização visual e aos múltiplos letramentos. Também buscou aproximar os estudantes das visualidades cotidianas e das obras visitadas no museu, além de promover a compreensão de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. A pesquisa adotou uma metodologia de caráter qualitativo, com base na pesquisa-ação. A fundamentação teórica abrange autores como Paulo Freire (1992, 2023) e Catelli Jr. (2024) sobre EJA; Ana Mae Barbosa (1998, 2009), Buoro (2002), Ferraz e Fusari (2010) sobre ensino de arte; Fernando Hernández (2000) sobre Cultura Visual; Maziero (2019) sobre arte na EJA; Cristina Carvalho (2016), Adriana Aparecida Ganzer (2006), Maria Isabel Leite (2006), Marandino (2008) e Mirian Celeste Martins (1997, 2007, 2017, 2018) sobre educação museal; John Dewey (2010, 2023) sobre experiência estética e educacional; Vigotsky (1998, 1999) e Toassa sobre vivência em artes; Saviani (2013) e documentos normativos da SEEDF; além de Bourdieu e Darbel (2018) sobre visitas a exposições. A metodologia foi orientada por Marconi e Lakatos (2022), e o conceito de "Caderno de Artista" por Silveira (2008). Os resultados apresentam contribuições para a intersecção entre experiências e vivências, evidenciando a mediação como um caminho para aproximar estudantes da EJA do ensino de arte.
Abstract: This research, conducted in the first semester of 2024 within the scope of the Postgraduate Program in Arts (ProfArtes) at the University of Brasília (UnB), aims to investigate the role of mediation and artistic experience in engaging Youth and Adult Education (EJA) students in art classes. Specifically, it seeks to discuss the experience of visits to the National Museum of the Republic in the context of these students’ art education and to explore the concept of mediation in art classes. The methodological approach is rooted in my experiences as a mediator in art exhibitions and as a teacher-mediator, integrating classroom teaching with educational actions promoted by museum projects. The research was carried out with 20 EJA students from the Public School System of the Federal District, aged between 15 and 60, enrolled at the Center for Youth and Adult Education of Asa Sul (CESAS). Observations took place both in the classroom and during visits to art exhibitions held at the National Museum of the Republic in Brasília. The significance of this study lies in the scarcity of research on this topic and the need to connect EJA students with artworks in exhibitions, contributing to the construction of knowledge. In addition to analyzing the museum visits and the students’ experiences, the research proposed a didactic activity titled "Artist’s Notebook," implemented in the context of art classes. This activity allowed students to create their own notebooks as a practice of expression and reflection, encompassing the process from the classroom to the journey between the school and the museum. The activity aimed to broaden the understanding of the concept of art, connecting individual and collective experiences to visual literacy and multiple literacies. It also sought to link students to everyday visualities and the artworks visited in the museum, while fostering an understanding of Brasília as a UNESCO World Heritage Site. The research adopted a qualitative methodology based on action research. The theoretical framework includes authors such as Paulo Freire (1992, 2023) and Catelli Jr. (2024) on EJA; Ana Mae Barbosa (1998, 2009), Buoro (2002), Ferraz and Fusari (2010) on art education; Fernando Hernández (2000) on Visual Culture; Maziero (2019) on art in EJA; Cristina Carvalho (2016), Adriana Aparecida Ganzer (2006), Maria Isabel Leite (2006), Marandino (2008), and Mirian Celeste Martins (1997, 2007, 2017, 2018) on museum education; John Dewey (2010, 2023) on aesthetic and educational experience; Vygotsky (1998, 1999) and Toassa on experience in the arts; Saviani (2013) and regulatory documents from SEEDF; as well as Bourdieu and Darbel (2018) on visits to exhibitions. The methodology was guided by Marconi and Lakatos (2022), and the concept of the "Artist’s Notebook" by Silveira (2008). The results present contributions to the intersection of experiences and practices, highlighting mediation as a pathway to bring EJA students closer to art education.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes, Brasília, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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