| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Montandon, Maria Isabel | pt_BR |
| dc.contributor.author | Teixeira, Rodrigo Gontijo Batista | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-13T16:38:59Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-13T16:38:59Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-13 | - |
| dc.date.submitted | 2025-03-17 | - |
| dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Rodrigo Gontijo Batista. A formação do trompetista em escolas de música no Brasil: o que dizem os programas de música e os profissionais da área. 2025. 149 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52664 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar como a formação do trompetista é proposta em
escolas especialistas ou escolas formais de ensino, e a atuação desses trompetistas na atualidade.
Especificamente, a pesquisa se propôs a verificar as tendências e características de programas de
formação, e discutir os limites e possibilidades destes em relação ao mercado de trabalho e demais
atuações. O interesse pelo tema partiu da minha experiência como trompetista e professor,
observando a relação de distanciamento entre o que o programa de ensino do curso profissionalizando
em nível técnico propõe e as demandas e expectativas de trompetistas em suas atuações, profissionais
ou não. Teve como base a revisão de literatura, a análise de programas de ensino de trompete, e um
questionário realizado com vinte e três músicos e professores do país sobre a formação e atuação no
trompete. Os resultados apontaram para programas que enfatizam a formação sinfônica, com
materiais importados e tradicionalmente usados nas escolas para o ensino de trompete, fortalecendo
as bases para atuação do músico atuante em diferentes grupos e orquestras sinfônicas, a ênfase na
técnica do instrumento, fundamentada em argumentos de que a técnica é única para qualquer estilo e
gênero musical, o pouco ou nenhum espaço para atividades de criação e ausência de repertórios de
estilos e gêneros populares. Espera-se refletir e debater alternativas pedagógicas, metodológicas e
musicais que possam ampliar as propostas de formação do trompetista nos cursos técnicos
profissionalizantes de escolas de música especialistas e outras. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | A formação do trompetista em escolas de música no Brasil: o que dizem os programas de música e os profissionais da área | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Trompete | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Trompetista | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Trompetista - formação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Instrumentos musicais - estudo e ensino | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This research aimed to investigate how trumpet players' training has been structured in specialized
music schools or formal educational institutions and how this training relates to their professional
activities today. Specifically, the study sought to identify trends and characteristics of training
programs and to discuss their limitations and possibilities concerning the job market and other
professional engagements. The interest in this topic arose from my experience as a trumpeter and
educator, observing a disconnect between the curriculum of professionalizing technical-level courses
and the demands and expectations of trumpet players in their careers, whether professional or not.
The research was based on a literature review, an analysis of trumpet teaching programs, and a
questionnaire conducted with twenty-three musicians and teachers across the country regarding their
training and professional activities in trumpet performance. The results indicated that training
programs emphasize symphonic education, utilizing imported materials traditionally used in trumpet
instruction, strengthening the foundations for performers in various ensembles and symphony
orchestras. Additionally, there is a strong emphasis on instrumental technique, based on the argument
that technique is universal across all musical styles and genres. However, there is little to no space
for creative activities, and popular music repertoires and styles are absent from the curriculum. This
study aims to encourage reflection and debate on pedagogical, methodological, and musical
alternativesthat could expand the training proposals for trumpet playersin professionalizing technical
courses offered by specialized music schools and other institutions. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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