Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Maria do Carmo Couto da | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Maria Geizimar Arraes dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-10-13T16:38:56Z | - |
dc.date.available | 2025-10-13T16:38:56Z | - |
dc.date.issued | 2025-10-13 | - |
dc.date.submitted | 2025-03-28 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maria Geizimar Arraes dos. Athos Bulcão nas Escolas Parque de Brasília na perspectiva do ensino de artes e da educação patrimonial. 2025. 95 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52659 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca por meio da etnografia de minha prática educativa em
artes visuais descrever e analisar atividades que envolveram o ensino de Artes
visuais e ações de Educação Patrimonial durante meu percurso por três Escolas
Parque da Asa Sul de Brasília, no período de 2018 a 2023, cuja referência é a obra
do artista Athos Bulcão. A pesquisa objetivou analisar em que medida o contato
dos estudantes com as obras de Athos Bulcão pode contribuir para potencializar o
aprendizado em artes visuais e fortalecer vínculos afetivos com a cidade criando
sentimento de pertencimento. O conteúdo Athos Bulcão faz parte do Currículo da
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Discute-se também a
importância do legado do artista para a cidade e destaca-se a importância da
mediação do professor de artes visuais para promover o contato estudantil com a
arte da cidade. Para tanto, foram utilizados referenciais teórico-metodológicos da
Educação Patrimonial e da Arte-Educação pelas possibilidades reais que ambas
apresentam para facilitar o acesso à arte, ressaltando que essa articulação pode
fazer com que o estudante se reconheça pertencente ao patrimônio cultural da
capital. A pesquisa utilizou as metodologias de experimento de ensino e de
pesquisa-ação. Os resultados demonstraram contribuições importantes para
aproximar os estudantes da obra do artista, por meio de saídas de campo e oficinas
de arte realizadas em sala de aula. Essas práticas evidenciaram a intencionalidade
da ação educativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Athos Bulcão nas Escolas Parque de Brasília na perspectiva do ensino de artes e da educação patrimonial | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação patrimonial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bulcão, Athos, 1918-2008 | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper seeks to describe and analyze activities involving the teaching of visual
arts and heritage education actions during my time at three Escolas Parque da Asa
Sul in Brasília, from 2018 to 2023, whose reference is the work of the artist Athos
Bulcão. The research aimed to analyze to what extent students' contact with Athos
Bulcão's works can contribute to enhancing learning in visual arts and strengthening
emotional ties with the city, creating a sense of belonging. The Athos Bulcão content
is part of the Curriculum of the State Department of Education of the Federal District.
The importance of the artist's legacy for the city is also discussed, and the
importance of the mediation of the visual arts teacher to promote student contact with
the city's art is highlighted. To this end, theoretical and methodological frameworks
from Heritage Education and Art-Education were used due to the real possibilities
that both present to facilitate access to art, to lead students to recognize themselves
and feel part of the capital's cultural heritage. The research used teaching experiment
and action research methodologies. The results demonstrated important
contributions to bringing students closer to the artist's work, through field trips and art
workshops held in the classroom. These practices demonstrated the intentionality of
the educational action. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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