Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52659
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MariaGeizimarArraesDosSantos_DISSERT.pdf7,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Maria do Carmo Couto dapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Maria Geizimar Arraes dospt_BR
dc.date.accessioned2025-10-13T16:38:56Z-
dc.date.available2025-10-13T16:38:56Z-
dc.date.issued2025-10-13-
dc.date.submitted2025-03-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Geizimar Arraes dos. Athos Bulcão nas Escolas Parque de Brasília na perspectiva do ensino de artes e da educação patrimonial. 2025. 95 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52659-
dc.descriptionDissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes, Brasília, 2025.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca por meio da etnografia de minha prática educativa em artes visuais descrever e analisar atividades que envolveram o ensino de Artes visuais e ações de Educação Patrimonial durante meu percurso por três Escolas Parque da Asa Sul de Brasília, no período de 2018 a 2023, cuja referência é a obra do artista Athos Bulcão. A pesquisa objetivou analisar em que medida o contato dos estudantes com as obras de Athos Bulcão pode contribuir para potencializar o aprendizado em artes visuais e fortalecer vínculos afetivos com a cidade criando sentimento de pertencimento. O conteúdo Athos Bulcão faz parte do Currículo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Discute-se também a importância do legado do artista para a cidade e destaca-se a importância da mediação do professor de artes visuais para promover o contato estudantil com a arte da cidade. Para tanto, foram utilizados referenciais teórico-metodológicos da Educação Patrimonial e da Arte-Educação pelas possibilidades reais que ambas apresentam para facilitar o acesso à arte, ressaltando que essa articulação pode fazer com que o estudante se reconheça pertencente ao patrimônio cultural da capital. A pesquisa utilizou as metodologias de experimento de ensino e de pesquisa-ação. Os resultados demonstraram contribuições importantes para aproximar os estudantes da obra do artista, por meio de saídas de campo e oficinas de arte realizadas em sala de aula. Essas práticas evidenciaram a intencionalidade da ação educativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAthos Bulcão nas Escolas Parque de Brasília na perspectiva do ensino de artes e da educação patrimonialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArte - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordArte - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordEducação patrimonialpt_BR
dc.subject.keywordBulcão, Athos, 1918-2008pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This paper seeks to describe and analyze activities involving the teaching of visual arts and heritage education actions during my time at three Escolas Parque da Asa Sul in Brasília, from 2018 to 2023, whose reference is the work of the artist Athos Bulcão. The research aimed to analyze to what extent students' contact with Athos Bulcão's works can contribute to enhancing learning in visual arts and strengthening emotional ties with the city, creating a sense of belonging. The Athos Bulcão content is part of the Curriculum of the State Department of Education of the Federal District. The importance of the artist's legacy for the city is also discussed, and the importance of the mediation of the visual arts teacher to promote student contact with the city's art is highlighted. To this end, theoretical and methodological frameworks from Heritage Education and Art-Education were used due to the real possibilities that both present to facilitate access to art, to lead students to recognize themselves and feel part of the capital's cultural heritage. The research used teaching experiment and action research methodologies. The results demonstrated important contributions to bringing students closer to the artist's work, through field trips and art workshops held in the classroom. These practices demonstrated the intentionality of the educational action.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.