| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Souza, Rodrigo Matos de | pt_BR |
| dc.contributor.author | Carvalho, Marina Porto | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-10T17:58:41Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-10T17:58:41Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-10 | - |
| dc.date.submitted | 2025-04-23 | - |
| dc.identifier.citation | CARVALHO, Marina Porto. A arte-educação como veículo de expressão da identidade de pessoas refugiadas. 2025. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52625 | - |
| dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Neste projeto abordaremos a arte-educação enquanto estratégia para auxiliar as pessoas em situação
de refúgio a se inserirem na cultura brasileira, e sua interligação com os direitos humanos. Buscase compreender se a arte-educação esteve presente no cotidiano das pessoas refugiadas
entrevistadas e explorar a sua potencialidade na inserção e na expressão da identidade e
desenvolvimento cognitivo e criativo de pessoas refugiadas. Ao longo do projeto, em junção com
a bibliografia, será possível uma melhor compreensão da importância da arte-educação para as
pessoas refugiadas. Essa pesquisa terá um recorte voltado para as pessoas venezuelanas acolhidas
na Casa Bom Samaritano, localizada em Brasília, Distrito Federal. A pesquisa se utilizará da
metodologia das narrativas (auto)biográficas e será qualitativa. Foi realizada revisão sistemática de
literatura em conjunto com uma análise de conteúdo. Ao todo foram entrevistadas 10 pessoas
refugiadas sendo 6 mulheres e 4 homens. A faixa etária das pessoas entrevistadas foi de 24 anos
até 40 anos. No momento da realização das entrevistas, 40 pessoas venezuelanas habitavam a Casa
Bom Samaritano. As conclusões das entrevistas demonstraram um apreço pelas artes por parte das
pessoas entrevistadas, todavia, apenas 3 das pessoas entrevistadas afirmaram ter tido contato com
a arte-educação formalmente durante sua trajetória acadêmica. A arte-educação participa do
desenvolvimento cognitivo e motor de estudantes, dá vasão para a expressão dos sentimentos e
emoções, estimula a criatividade e o pensamento crítico. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | A arte-educação como veículo de expressão da identidade de pessoas refugiadas | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Arte e educação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Identidade | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Refugiados | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Direitos humanos | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | In this project we will address art-education as a strategy that can help refugees insert themselves
into the Brazilian culture and its interconnection with human rights. We seek to understand if arteducation was present in the daily life of the refugees interviewed and explore its potential in the
insertion and expression of identity and cognitive and creative development of refugees.
Throughout the project, in conjunction with the bibliography, it will be possible to better understand
the importance of art-education for refugees. This research will have a focus on the Venezuelan
refugees hosted in the Casa Bom Samaritano, located in Brasilia, Distrito Federal. The research
will use the methodology of (auto)biographical narratives and will be qualitative. A systematic
literature review was performed together with a content analysis. In all, 10 refugees were
interviewed, 6 women and 4 men. The age range of the people interviewed was from 24 years to
40 years. At the time of the interviews, 40 Venezuelan people lived in the Casa Bom Samaritano.
Three visits were made to the institution for the interviews. The conclusions of the interviews
showed an appreciation for the arts by the people interviewed, however, only 3 of the interviewees
stated that they had contact with art-education formally during their academic trajectory. Arteducation participates in the cognitive and motor development of students, gives space for the
expression of feelings and emotions, stimulates creativity and critical thinking. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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