http://repositorio.unb.br/handle/10482/52616
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
ClaudiaCamargoArthouSant'annaPelizzari_DISSERT.pdf | 3,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Revelação espontânea : os profissionais da educação do município de Pojuca-BA e a garantia do direito a escuta |
Autor(es): | Pelizzari, Cláudia Camargo Arthou Sant'anna |
Orientador(es): | Mariana, Fernando Bomfim |
Assunto: | Garantia de direitos Revelação espontânea Revitimização Desvitimização |
Data de publicação: | 10-Out-2025 |
Data de defesa: | 27-Jun-2025 |
Referência: | PELIZZARI, Cláudia Camargo Arthou Sant'Anna. Revelação espontânea: os profissionais da educação do município de Pojuca-BA e a garantia do direito a escuta. 2025. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Resumo: | Esta pesquisa problematiza como os profissionais da educação da rede pública de ensino municipal da cidade de Pojuca-BA lidam com a situação de revelação espontânea de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. O objetivo geral deste projeto foi compreender a relação dos profissionais da educação com a Lei da Escuta Protegida por ocasião da revelação espontânea, no âmbito da rede pública de ensino municipal da cidade de PojucaBA. Os objetivos específicos foram compreender como os profissionais da educação da rede pública municipal percebem sua atuação na garantia do direito a escuta da criança e do adolescente vítimas ou testemunhas de violência, e compreender as dinâmicas da revelação espontânea. Para o alcance dos objetivos propostos foi realizado trabalho de campo junto aos profissionais da educação da rede de ensino pública do município de Pojuca-BA. Esta pesquisa é de natureza qualiquantitativa e exploratória, fundamentada nos estudos realizados pelos autores Benedito Rodrigues dos Santos, Itamar Batista Gonçalves e Sarita Amaro, nas normativas vigentes, bem como foi realizada leitura complementar. Nas considerações finais, foi possível observar que a escola pode ser um dos principais espaços para a promoção da garantia do direito à escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, principalmente com o advento da educação em tempo integral. Além disso, os profissionais da educação percebem a importância de sua atuação na garantia desse direito, fazendo com que surjam dilemas éticos e morais. Porém, muitas vezes, se sentem impotentes diante da morosidade na condução dos processos após a realização da denúncia aos demais órgãos integrantes da Rede de Proteção e da falta de referência e contrarreferência. A necessidade de uma formação sobre a temática da violência contra crianças e adolescentes fica evidente nesta pesquisa, tornando-se uma estratégia importante na garantia dos direitos infanto-juvenis, proporcionando mais segurança na tomada de decisão por parte dos profissionais da educação. Após o texto da dissertação, apresenta-se o Produto Técnico do Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, seja o “Protocolo e Fluxo de Atendimento à Criança e Adolescente Vítimas ou Testemunhas de Violência”. |
Abstract: | This research discusses how education professionals from the municipal public school system in the city of Pojuca, Bahia, deal with the situation of spontaneous disclosure by children and adolescents who are victims or witnesses of violence. The general objective of this project was to understand the relationship between education professionals and the Protected Listening Law when spontaneous disclosure occurs within the municipal public school system in the city of Pojuca, Bahia. The specific objectives were to understand how education professionals from the municipal public school system perceive their role in guaranteeing the right to be heard by children and adolescents who are victims or witnesses of violence, and to understand the dynamics of spontaneous disclosure. In order to achieve the proposed objectives, fieldwork was carried out with education professionals from the public school system in the city of Pojuca, Bahia. This research is qualitative and quantitative and exploratory in nature, based on studies carried out by the authors Benedito Rodrigues dos Santos, Itamar Batista Gonçalves and Sarita Amaro, on current regulations, and on complementary reading. In the final considerations, it was possible to observe that schools can be one of the main spaces for promoting the guarantee of the right to be heard for children and adolescents who are victims or witnesses of violence, especially with the advent of full-time education. In addition, education professionals realize the importance of their role in guaranteeing this right, which gives rise to ethical and moral dilemmas. However, they often feel powerless in the face of the slowness in conducting the processes after reporting to the other bodies that are part of the Protection Network and the lack of reference and counter-reference. The need for training on the topic of violence against children and adolescents is evident in this research, becoming an important strategy in guaranteeing the rights of children and adolescents, providing greater security in decisionmaking by education professionals. After the dissertation text, the Technical Product of the Postgraduate Program in Education, Professional Modality, is presented, namely the “Protocol and Flow of Assistance to Children and Adolescents who are Victims or Witnesses of Violence”. |
Resumen: | Esta investigación analiza cómo los profesionales de la educación del sistema público municipal de educación de la ciudad de Pojuca, Bahía, abordan la situación de revelación espontánea por parte de niños, niñas y adolescentes víctimas o testigos de violencia. El objetivo general de este proyecto fue comprender la relación entre los profesionales de la educación y la Ley de Escucha Protegida cuando se produce la revelación espontánea en el sistema público municipal de educación de la ciudad de Pojuca, Bahía. Los objetivos específicos fueron comprender cómo los profesionales de la educación del sistema público municipal de educación perciben su papel en la garantía del derecho a ser escuchados por parte de niños, niñas y adolescentes víctimas o testigos de violencia, y comprender la dinámica de la revelación espontánea. Para alcanzar los objetivos propuestos, se realizó trabajo de campo con profesionales de la educación del sistema público de educación de la ciudad de Pojuca, Bahía. Esta investigación es cualitativa y cuantitativa, de naturaleza exploratoria, basada en estudios realizados por los autores Benedito Rodrigues dos Santos, Itamar Batista Gonçalves y Sarita Amaro, sobre la normativa vigente y en lecturas complementarias. En las consideraciones finales, se observó que las escuelas pueden ser uno de los principales espacios para promover la garantía del derecho a ser escuchados de niños, niñas y adolescentes víctimas o testigos de violencia, especialmente con la llegada de la educación a tiempo completo. Además, los profesionales de la educación reconocen la importancia de su papel en la garantía de este derecho, lo que genera dilemas éticos y morales. Sin embargo, a menudo se sienten impotentes ante la lentitud en la conducción de los procesos tras la denuncia a los demás organismos que forman parte de la Red de Protección y la falta de referencias y contrarreferencias. La necesidad de capacitación sobre el tema de la violencia contra niños, niñas y adolescentes es evidente en esta investigación, convirtiéndose en una estrategia importante para garantizar los derechos de los niños, niñas y adolescentes, brindando mayor seguridad en la toma de decisiones a los profesionales de la educación. Después del texto de la disertación, se presenta el Producto Técnico del Programa de Posgrado en Educación, Modalidad Profesional, a saber, el “Protocolo y Flujo de Atención a Niños, Niñas y Adolescentes Víctimas o Testigos de Violencia”. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.