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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/52575
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2025_AnnaCarolinaFerreiraRosa_DISSERT.pdf6,33 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
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dc.contributor.advisorMendonça, Fábio Lúcio Lopes de-
dc.contributor.authorRosa, Anna Carolina Ferreira-
dc.date.accessioned2025-10-09T13:34:50Z-
dc.date.available2025-10-09T13:34:50Z-
dc.date.issued2025-10-09-
dc.date.submitted2025-08-05-
dc.identifier.citationROSA, Anna Carolina Ferreira. Evacuai: planejamento de rotas de fuga adaptativas em ambientes com obstáculos utilizando aprendizado por reforço. 2025. 127 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52575-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2025.pt_BR
dc.description.abstractIncêndios ocorrem diariamente em diversas partes do mundo, tanto em ambientes internos quanto externos. Em ambientes fechados, o fogo pode se espalhar rapidamente, o que torna essencial o conhecimento das rotas de fuga existentes, em especial nos edifícios comerciais com grande circulação de pessoas. Diversos algoritmos podem ser utilizados para a identificação de rotas de fuga, desde os mais clássicos, como Dijkstra, A* e Bellman-Ford, até abordagens mais avançadas baseadas em redes neurais. No entanto, quando se busca a otimização dessas rotas considerando múltiplos critérios, o caminho mais curto nem sempre representa a melhor opção. Obstáculos como áreas de risco (como focos de incêndio) e congestionamentos de pessoas podem alterar significativamente a rota mais segura de evacuação. Nesse contexto, o Aprendizado por Reforço surge como uma abordagem promissora, pois permite ao agente aprender a tomar decisões adaptativas com base no ambiente e nas condições apresentadas. Esse trabalho apresenta uma evolução da abordagem proposta em [1], baseando-se na utilização de Aprendizado por Reforço para auxiliar na identificação de rotas de fuga seguras em casos de incêndio, uma técnica que utiliza um sistema de recompensas positivas para incentivar comportamentos desejados e punições para desencorajar comportamentos indesejados. A solução aqui proposta pretende superar limitações previamente identificadas, como a dificuldade de lidar com grafos de grande escala e a necessidade de retreinamento do agente para cada nova configuração de obstáculos. Os experimentos demonstram que o sistema proposto é capaz de lidar com plantas baixas e grafos significativamente maiores, com desempenho consistente, sendo uma solução robusta e possivelmente aplicável a cenários reais de evacuação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEvacuai : planejamento de rotas de fuga adaptativas em ambientes com obstáculos utilizando aprendizado por reforçopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizado de máquinapt_BR
dc.subject.keywordAprendizado por reforçopt_BR
dc.subject.keywordIncêndiospt_BR
dc.subject.keywordSegurançapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Fires occur daily in various parts of the world, both indoors and outdoors. In enclosed spaces, fire can spread rapidly, making it essential to be aware of existing escape routes, especially in commercial buildings with high foot traffic. Several algorithms can be used to identify escape routes, ranging from classical ones like Dijkstra, A*, and Bellman-Ford, to more advanced approaches based on neural networks. However, when aiming to optimize these routes while considering multiple criteria, the shortest path is not always the best option. Obstacles such as hazardous areas (e.g., fire hotspots) and crowd congestion can significantly impact the safest evacuation route. In this context, Reinforcement Learning stands out as a promising approach, as it enables an agent to learn how to make adaptive decisions based on the environment and the conditions presented. This work presents an evolution of the approach proposed in [1], building on the use of Reinforcement Learning to assist in identifying safe escape routes in the event of a fire. This technique leverages a system of positive rewards to encourage desired behaviors and penalties to discourage undesired ones. The solution proposed here aims to overcome previously identified limitations, such as the difficulty in handling largescale graphs and the need to retrain the agent for every new obstacle configuration. The experiments show that the proposed system is capable of handling significantly larger floor plans and graphs, with consistent performance, making it a robust solution potentially applicable to real-world evacuation scenarios.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Elétrica (FT ENE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Mestrado Profissionalpt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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