Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52493
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_NewApproachCorrelating.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A new approach for correlating Paris parameters with fatigue life of aircraft fuselage panels
Outros títulos: Uma nova abordagem para correlacionar os parâmetros de Paris com a vida à fadiga dos painéis da fuselagem de aeronaves
Autor(es): Oliveira, Thiago Arnaud Abreu
Gomes, Gilberto
Delgado Neto, Álvaro Martins
Lustosa, Iuri Augusto Alves
Silva, Welington Vital da
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8385-9042
https://orcid.org/0009-0003-9299-0039
https://orcid.org/0000-0001-5200-5995
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Instituto Federal do Piauí
Universidade de Brasília
Assunto: Aeronaves - fuselagem
Análise multiescalar
Fadiga (Mecânica)
Danos mecânicos
Data de publicação: 4-Dez-2024
Editora: Studies Publicações e Editora Ltda.
Referência: OLIVEIRA, Thiago Arnaud Abreu et al. A new approach for correlating Paris parameters with fatigue life of aircraft fuselage panels. Caderno Pedagógico, Curitiba, v. 20, n. 7, p. 2359-2391, 2023. DOI: https://doi.org/10.54033/cadpedv20n7-001. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/1937. Acesso em: 02 jul. 2025.
Resumo: Este trabalho apresenta uma técnica numérica que estabelece uma relação entre os parâmetros C e m da Lei de Paris e o número de ciclos de vida em fadiga. Esta relação é particularmente importante para determinar a capacidade do material de suportar um número específico de ciclos no projeto da fuselagem de uma aeronave. A metodologia é baseada em um problema multiescala e compreende duas etapas: o modelo macro, que foca nas tensões internas e localização de pontos críticos, e o modelo micro, que considera o número do ciclo de vida de fadiga crítica (n) através de uma "grade" de C. e m parâmetros, resultando na curva ótima N(C,m). Para validar a metodologia adotada, foi utilizado o programa acadêmico BemCracker2D para calcular os campos de tensões internas, simular trincas e estimar a vida em fadiga. Foram realizados três estudos de caso e os resultados indicaram que a faixa de valores C e m obtidos depende da configuração do macromodelo, dos parâmetros físicos do material e do número de ciclos definido no projeto. Em última análise, esta técnica computacional permite a generalização para qualquer modelo de análise de danos na fuselagem, fornecendo dados de parâmetros C e m Par-is para mitigar os danos por fadiga.
Abstract: This work presents a numerical technique that establishes a relationship between the C and m parameters of the Paris Law and the number of fatigue life cycles. This relationship is particularly important for determining the material's ability to withstand a specified number of cycles in an aircraft fuselage design. The methodology is based on a multiscale problem and comprises two stages: the macro model, which focuses on internal stresses and critical point location, and the micro model, which considers the critical fatigue life cycle number (n) across a "grid" of C and m parameters, resulting in the optimal curve N(C,m). To validate the adopted methodology, the academic program BemCracker2D has been used to calculate the internal stress fields, simulate cracks, and estimate fatigue life. Three case studies were conducted, and the results indicated that the range of C and m values obtained depends on the configuration of the macro model, the physical parameters of the material, and the defined number of cycles in the design. Ultimately, this computational technique allows for generalization to any fuselage damage analysis model, providing C and m Paris parameter data to mitigate fatigue damage.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil
Licença: Revista Caderno Pedagógico - Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre). Fonte: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/1937. Acesso em: 02 jul. 2025.
DOI: https://doi.org/10.54033/cadpedv20n7-001
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.