Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves | - |
dc.contributor.author | Souza, Rodrigo Diego de | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-19T15:03:13Z | - |
dc.date.available | 2025-09-19T15:03:13Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-05 | - |
dc.identifier.citation | PEDREIRA, Ana Júlia Lemos Alves; SOUZA, Rodrigo Diego de. A escolha de livros didáticos de Ciências da Natureza no ensino médio em contexto de implementação da Base Nacional Comum Curricular: os processos e os espaços de decisão dos docentes. Investigação em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 28, n. 2, p. 439-461, 2023. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p439. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3288. Acesso em 30 jun. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52473 | - |
dc.description.abstract | Este artigo tem foco nos processos e os espaços de escolha dos livros didáticos de Ciências da Natureza, pelos professores de Física, Química e Biologia, que atuam no Ensino Médio, via PNLD 2021, em contexto de implementação da BNCC. O objetivo da pesquisa, metodologicamente qualitativa, visou caracterizar esse processo a partir dos professores que atuam nessas disciplinas. O referencial que fundamentou este estudo consistiu na produção teórica sobre Livro Didático e Políticas Curriculares da área de Educação e Educação em Ciências. Participaram 102 professores das disciplinas da área. Concluiu-se que os espaços de escolha dos docentes, nesse processo, são limitados pelas condições de trabalho; pela não participação dos docentes na formulação das políticas e nas decisões sobre quais conhecimentos estão e não estão na escola; as limitações na presença e organização dos conhecimentos nos LD e o risco do empobrecimento da formação dos estudantes, mas, evidencia-se o comprometimento dos docentes com a formação dos estudantes diante das limitações. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Física | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A escolha de livros didáticos de Ciências da Natureza no ensino médio em contexto de implementação da Base Nacional Comum Curricular : os processos e os espaços de decisão dos docentes | pt_BR |
dc.title.alternative | The choice of Natural Sciences textbooks in high school in the context of the BNCC implementation: the processes and decision spaces of teachers | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livro didático | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p439 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article focuses on the processes and spaces of choice of Natural Sciences textbooks, by teachers of
Physics, Chemistry and Biology, who work in Secondary Education, via PNLD 2021, in the context of the
implementation of the BNCC. The objective of the qualitative research was to characterize this process from
the perspective of teachers who work in these disciplines. The framework that supported this study consisted
of the theoretical production on Textbooks and Curriculum Policies in the area of Education and Science
Education. A total of 102 teachers of the disciplines in the area participated. It was concluded that the spaces
for teachers' choice in this process are limited by working conditions; by the teachers' non-participation in the
formulation of policies and in the decisions about what knowledge is and is not in the school; the limitations in
the presence and organization of knowledge in the LDs and the risk of impoverishment of the students'
education, but the teachers' commitment to the students' education in the face of limitations is evident. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2124-1789 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4157-6116 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Núcleo de Educação Científica (IB NECBio) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|