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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPedreira, Ana Júlia Lemos Alves-
dc.contributor.authorSouza, Rodrigo Diego de-
dc.date.accessioned2025-09-19T15:03:13Z-
dc.date.available2025-09-19T15:03:13Z-
dc.date.issued2023-09-05-
dc.identifier.citationPEDREIRA, Ana Júlia Lemos Alves; SOUZA, Rodrigo Diego de. A escolha de livros didáticos de Ciências da Natureza no ensino médio em contexto de implementação da Base Nacional Comum Curricular: os processos e os espaços de decisão dos docentes. Investigação em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 28, n. 2, p. 439-461, 2023. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p439. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3288. Acesso em 30 jun. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52473-
dc.description.abstractEste artigo tem foco nos processos e os espaços de escolha dos livros didáticos de Ciências da Natureza, pelos professores de Física, Química e Biologia, que atuam no Ensino Médio, via PNLD 2021, em contexto de implementação da BNCC. O objetivo da pesquisa, metodologicamente qualitativa, visou caracterizar esse processo a partir dos professores que atuam nessas disciplinas. O referencial que fundamentou este estudo consistiu na produção teórica sobre Livro Didático e Políticas Curriculares da área de Educação e Educação em Ciências. Participaram 102 professores das disciplinas da área. Concluiu-se que os espaços de escolha dos docentes, nesse processo, são limitados pelas condições de trabalho; pela não participação dos docentes na formulação das políticas e nas decisões sobre quais conhecimentos estão e não estão na escola; as limitações na presença e organização dos conhecimentos nos LD e o risco do empobrecimento da formação dos estudantes, mas, evidencia-se o comprometimento dos docentes com a formação dos estudantes diante das limitações.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Físicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA escolha de livros didáticos de Ciências da Natureza no ensino médio em contexto de implementação da Base Nacional Comum Curricular : os processos e os espaços de decisão dos docentespt_BR
dc.title.alternativeThe choice of Natural Sciences textbooks in high school in the context of the BNCC implementation: the processes and decision spaces of teacherspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subject.keywordLivro didáticopt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordPrograma Nacional do Livro Didático (PNLD)pt_BR
dc.rights.license(CC BY NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p439pt_BR
dc.description.abstract1This article focuses on the processes and spaces of choice of Natural Sciences textbooks, by teachers of Physics, Chemistry and Biology, who work in Secondary Education, via PNLD 2021, in the context of the implementation of the BNCC. The objective of the qualitative research was to characterize this process from the perspective of teachers who work in these disciplines. The framework that supported this study consisted of the theoretical production on Textbooks and Curriculum Policies in the area of Education and Science Education. A total of 102 teachers of the disciplines in the area participated. It was concluded that the spaces for teachers' choice in this process are limited by working conditions; by the teachers' non-participation in the formulation of policies and in the decisions about what knowledge is and is not in the school; the limitations in the presence and organization of knowledge in the LDs and the risk of impoverishment of the students' education, but the teachers' commitment to the students' education in the face of limitations is evident.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2124-1789pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4157-6116pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicas (IB)pt_BR
dc.description.unidadeNúcleo de Educação Científica (IB NECBio)pt_BR
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