Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/52446
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_ExtensionEstudiantesFormacion.pdf348,5 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: La extensión en estudiantes de formación docente : un estudio de caso a partir de la Teoría de la Subjetividad
Autre(s) titre(s): A extensão em estudantes de licenciatura: um estudo de caso a partir da Teoria da Subjetividade
Extension in teacher education students : a case study based on the Theory of Subjectivity
Auteur(s): Gonzalez, Rafael
Goulart, Daniel Magalhães
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0009-0006-6814-415X
https://orcid.org/0000-0002-0254-0137
metadata.dc.contributor.affiliation: Instituto de Formación Docente Continua de Sierra Grande
Universidade de Brasília
Assunto:: Extensão universitária
Professores - formação
Subjetividade
Date de publication: 19-jui-2024
Editeur: Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Référence bibliographique: GONZALEZ, Rafael; GOULART, Daniel Magalhães. La extensión en estudiantes de formación docente: un estudio de caso a partir de la Teoría de la Subjetividad. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, v. 8, e2024-27, 2024. DOI: http://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-27. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/74748. Acesso em: 02 jul. 2025.
Résumé: A extensão oferece um espaço fértil para o processo de formação de professores. Esta pesquisa aborda a dimensão subjetiva da participação em ações de extensão por estudantes de licenciatura. O estudo foi realizado sob a perspectiva da Teoria da Subjetividade em uma perspectiva histórico-cultural de González Rey e de sua Metodologia Construtivo-Interpretativa. A partir de um estudo de caso, buscou-se compreender como se configura subjetivamente a participação de estudantes de licenciatura em ações de extensão, bem como possíveis recursos subjetivos que são gerados na participação nessas experiências. Conclui-se que o envolvimento de alunos em práticas de extensão que ocorrem em contextos comunitários gera mudanças subjetivas, que podem favorecer a aprendizagem da prática docente e a produção de recursos subjetivos.
Abstract: Extension offers a fruitful space for the teacher training process. This research addresses the subjective dimension of participation in extension actions by student teachers. The study was conducted from the perspective of González Rey's Theory of Subjectivity in a historical-cultural perspective, and his ConstructiveInterpretative Methodology. From a case study, we sought to understand how the participation of student teachers in extension actions is subjectively configured, as well as possible subjective resources that are generated in the participation in these experiences. It is concluded that the involvement of student teachers in extension practices developed in community contexts led to subjective changes that favored the learning of teaching practice and the production of subjective resources.
Resumen: La extensión ofrece un espacio fecundo para el proceso de formación docente. Esta investigación aborda la dimensión subjetiva de la participación en acciones de extensión por estudiantes de profesorado. El estudio se realizó desde la perspectiva de la Teoría de la Subjetividad en una perspectiva históricocultural de González Rey, y de su Metodología Constructivo - Interpretativa. A partir de un estudio de caso, se buscó comprender cómo se configura subjetivamente la participación de estudiantes de profesorado en acciones de extensión, así como posibles recursos subjetivos que son generados en la participación en estas experiencias. Se concluye que la implicación de estudiantes de profesorado en prácticas extensionistas que se desarrollan en contextos comunitarios, llevaron a cambios subjetivos, que favorecieron el aprendizaje de la práctica docente y la producción de recursos subjetivos.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: (CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DOI: http://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-27
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52446/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.